Qual É O Prato Típico da Região Sul?

Que a culinária é uma das ciências mais deliciosas já inventadas pelo ser humano, isso não tem como se negar. Porém, não é todo dia que as pessoas podem se dar ao luxo de saborear uma deliciosa e saudável comida, não é mesmo? Pois bem. O índice de pessoas que estão acima do peso está crescendo cada vez mais  e as autoridades seguem tentando bolar planos para tentar frear esse crescimento desordenado de pessoas com o peso acima do aceitável.

Nos Estados Unidos, muitos são os casos de pessoas que estão acima do peso, por conta do excesso de comida processada que eles consomem. O principal motivo para isso acontecer é, justamente, os preços mais baixos cobrados por esse tipo de comida.

No caso do Brasil, o problema da obesidade afeta uma parcela significativa da população, mas não é o principal male que afeta a população. Grande parte dos brasileiros não têm acesso facilitado aos fast foods, justamente pelo alto preço cobrado pela maioria deles. Com a presença das feiras livres, muita gente acaba optando por comprar verduras, frutas e diversos outros alimentos saudáveis.

Uma das coisas que mais chamam a atenção na culinária do Brasil é, justamente, a grande regionalidade que ela apresenta. Por causa do grande tamanho que o território do Brasil apresenta, é bastante comum que vários locais apresentem disparidades alimentícias. Minas Gerais, por exemplo, é designada muitas vezes como a melhor comida do Brasil, assim como a Nordestina e a Nortista.

Mas como os sulistas se alimentam? Aqui, você vai conhecer uma série de pratos bastante típicos dessa que é uma das regiões mais bonitas do país. Vamos lá?

Os Pratos Típicos da Região Sul

A região Sul do Brasil é o que podemos chamar de “Europa fora da Europa”. Isso porque é grande a quantidade de imigrantes europeus que fugiam da guerra e das constantes crises do velho continente durante o fim do século XIX e o século XX, em busca de melhores opções de sobrevivência. Os alemães, por exemplo, são o grupo étnico mais presentes por lá, o que é demonstrado a partir de algumas cidades que são inspiradas na cultura alemã: desde a sua construção até a alimentação que é fornecida por lá.

O Chimarrão

Chimarrão

Chimarrão

Não é especificamente um prato, mas faz parte da culinária da região Sul, sendo quase que uma marca registrada. Trata-se de uma espécie de chá, na qual se utiliza erva-mate e água numa temperatura de 70 graus celsius. Essa é uma cultura que foi herdada dos nativos brasileiros, pelas culturas indígenas guarani, aimará e quíchua.

Quando se fala em Sul, é impossível não lembrarmos dessa bebida, que é muito consumida principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Virando uma grande marca registrada da região, onde muita gente que visita não pensa duas vezes em experimentar a iguaria. As empresas, que não têm nada a perder, já se movimentaram e lançaram diversas variações da tradicional bebida, bem como também, as levou para vários outros cantos do nosso país.

O Churrasco

Aquele churrasco delicioso que você faz no domingo e reúne toda a família não seria nada sem os gaúchos. Foram eles quem deram os primeiros passos nesse sentido. Durante o século XVII, o churrasco por lá era feito com a brasa enterrada no chão, fato que se repete até os dias de hoje e que muita gente acredita que confere um sabor muito mais especial à carne. Os cortes de carne mais comuns nos churrascos gaúchos era, justamente, as costelas e o boi inteiro no rolete.

Paçoca de Pinhão com Carne Assada

O pinhão é um fruto diretamente da Araucária que é conhecido não somente no sul, mas em várias localidades do Sudeste, como São Paulo e Minas Gerais. O costume de cozê-los (preferencialmente no fogão à lenha) e comê-los em seguida é bastante difundido nas cidades de interior. E, no Sul, a concentração de araucárias é bem maior. Ou seja, já dá para imaginar as delícias que sã preparadas utilizando o fruto.

A paçoca de pinhão é uma delas. Ela geralmente é feita durante os meses de maio e junho, já que essa é a época onde as temperaturas estão mais baixas e, portanto, mais propício para o preparo dessas receitas. De acordo com registros históricos, a paçoca de pinhão foi uma receita criada pelos nativos indígenas da região, que enxergavam na iguaria uma fonte de energia bem grande, perfeita para as grandes caminhadas na mata que eles embrenhavam.

Barreado

Barreado

Barreado

Mais um prato típico sulista, mas mais comumente encontrado no litoral paranaense. Esse prato consiste no cozimento da carne com uma panela pesada de ferro, no qual ela é selada com a ajuda de farinha, sendo cozida por horas. Esse tipo de cozimento, além de conferir um sabor inigualável ao prato, faz com que ele não perca essa característica quando for requentado novamente em uma outra oportunidade. Geralmente, é servido com farinha de mandioca, laranja, arroz ou, até mesmo, banana amassada. Percebe-se que o sabor agridoce faz parte do cozido, com a adição dos acompanhamentos de frutas.

Polenta

É um prato muito conhecido no Brasil, na qual a sua origem é italiana, ganhando grande importância no Sul. A sua base de preparação é fubá, água e sal, podendo ser preparada cozida, frita ou diretamente na chapa. Geralmente, é servida como acompanhamento de carnes (como torresmo), porém, ela também pode ser consumida pura.

Ambrosia

A primeira sobremesa da lista, a ambrosia é uma receita tipicamente portuguesa, que conseguiu conquistar o coração dos sulistas, mais especificamente dos moradores do Rio Grande do Sul. Feito com ovo, leite e açúcar, a Ambrosia popularmente também é conhecida como se fosse o “Manjar dos Deuses”.

Papo de Anjo

Mais uma sobremesa tradicional portuguesa, o papo de anjo é bastante conhecido no Sul, onde as pessoas acabam por pagar muito dinheiro por um papo de anjo bem feito. O ingrediente principal da receita é a gema de ovo, que é batida e, em seguida, cozida, no qual passam a ser fervidas em um caldo doce de açúcar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *