Qual é a História da Culinária?

A descoberta do fogo teve grande relevância para o desenvolvimento da culinária pelo homem. Graças a esse elemento tornou-se possível tornar a carne de animais e vegetais mais macios e saborosos. O homem deixou de ser um simples coletor de sementes e raízes para se tornar um caçador podendo então preparar refeições mais elaboradas.

Esse salto no método de produção de alimentos fez com o ser humano precisasse se juntar a outros indivíduos criando grupos para que pudesse caçar, carregar, limpar e preparar a carne. Continue lendo para conhecer mais sobre a história da culinária entendendo como a sua evolução se deu em paralelo a evolução do ser humano.

História da Culinária

A culinária tem como um dos primeiros registros de ser fator de agregação social os banquetes ritualísticos que aconteciam na Mesopotâmia por volta de 2000 a.C.. Tratava-se de um banquete realizado para as classes mais ricas sendo entendido como uma forma de conectá-los com os deuses. O alimento adquiriu ao longo da história um forte papel agregador tendo a capacidade de unir os indivíduos seja com objetivo religioso ou mágico.

Idade Média

Culinária na Idade Média

Culinária na Idade Média

A economia no período da Idade Média era feudal de maneira que o poder político, social e econômico estava centralizado na figura do rei. Dessa forma o ato de cozinhar passou a ser realizado em espaços privados deixando de ser tão presente em espaços públicos na forma de banquetes e festas.

A cultura e a educação passaram a ser responsabilidade de ordens religiosas assim como a produção de alimentos mais sofisticados. Uma curiosidade é que foi nessa época que se iniciou o desenvolvimento da tradição da doçaria conventual, monges e freiras precisavam realizar alguma atividade artesanal. Uma tradição que se mantém até os dias de hoje.

Tecnologia e a Gastronomia

O século 20 chegou trazendo uma grande variedade de novidades de uso doméstico como batedeiras, torradeiras, fornos elétricos, liquidificadores entre outros. Esses aparelhos alteraram a forma como as pessoas cozinhavam em suas casas de maneira a transformar a culinária.

Tecnologia e a Gastronomia

Tecnologia e a Gastronomia

Os eletrodomésticos permitem fazer transformações completas e efetivas nos alimentos de maneira a modifica-los, batatas se tornam purê, por exemplo. Ficou mais simples dar um uso mais completo para os mais variados ingredientes ampliando os horizontes. A possibilidade de produzir novas texturas de vários ingredientes rapidamente e com pouco esforço mudou a maneira do ser humano cozinhar. A produção de alimentos passou a poder ser feita em larga escala e com excelente nível de padronização.

Culinária: O Prazer de Comer

Cozinhar é uma arte cuja base está em saber fazer a melhor combinação de ingredientes e uso de aparelhos eletrodomésticos. A descoberta do fogo e de mecanismos que permitem cozinhar em larga escala permitiu que o homem criação uma nova forma de se relacionar com os alimentos. O ser humano foi descobrindo o prazer de se alimentar e como isso poderia tornar sua vida mais prazerosa.

Evolução da Culinária

O conceito de gastronomia foi criado na Grécia Antiga sendo recuperando somente no século 18. A França tornou-se o berço da evolução gastronômica entre os séculos 15 e 18. Os reis franceses incentivavam o trabalho dos chefs de cozinha, essa área de atuação se manteve próspera mesmo após a queda da nobreza durante a Revolução Francesa de 1789. Nesse período pós-revolução nomes como Auguste Escoffier e Antonin Carême ganharam grande destaque tendo influência até os dias atuais com suas técnicas.

Gostou de conhecer mais sobre a história da culinária?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *