Quanto Ganha Um Profissional Da Gastronomia?

Hoje falaremos um pouco mais sobre a carreira da gastronomia e como os profissionais dessa área podem diversificar seu trabalho, a fim de então, poder variar os salários para sua profissão, e também alcançar novas oportunidades no mercado.

O Papel Do Gastrônomo

O profissional da área da gastronomia desenvolve um importante papel em diversas áreas do mercado, que muitas vezes acabam passando de forma despercebida por grande parte das pessoas, como por exemplo dentro de empresas e hospitais. O mercado de trabalho para as pessoas que escolhem se desenvolver nessa profissão, bem como para as pessoas que estudam cada vez mais a área da gastronomia é muito vasto, e pode fazer com que o mesmo profissional possa ser ativo em diversas áreas diferentes.

O profissional da área gastronômica faz muito mais do que o processo de executar os cardápios e também os criar, podendo também gerir grandes equipes dentro de restaurantes e outros estabelecimentos, hotéis e pousadas, por exemplo.

Nos últimos anos foi possível perceber uma grande crescente procura por pessoas capacitadas na área da gastronomia, o que é considerado de extrema importância para o bom desenvolvimento da economia do país, e também para os profissionais especializados na área.

Com isso, o processo de profissionalização da área da gastronomia está cada vez mais crescendo dentro do país, estimulando o crescimento pessoal de cada indivíduo.

Com isso, foi possível perceber um grande avanço na área, representando inclusive o Brasil em diversas categorias de competições, onde restaurantes brasileiros pela primeira vez acabaram ocupando posições em rankings de culinária por todo o planeta, e também com um dos melhores restaurantes. A criatividade dos pratos brasileiros é um dos grandes pontos positivos da culinária do Brasil, oferecendo aos profissionais um grande variedade de opções no preparo de pratos, surpreendendo então seus clientes pelo mundo afora.

A grande crescente da profissão no Brasil acabou fazendo com que de certa forma a concorrência entre as profissões aumentasse bastante, levando a grande opções de comidas e serviços diferentes em todo o território nacional, o que é muito interessante para o consumidor e também para o próprio profissional, que poderá de certa forma escolher qual será o tipo de serviço que melhor se adapta a seus desejos dentro de sua carreira.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a profissão da gastronomia do Brasil, podemos partir para o estudo dos salários que cada tipo de profissional da área poderá receber, com uma média de valores a partir do serviço por ele executado. É importante salientar que os valores apresentado a seguir podem ser alterado a partir do contexto da região onde o gastrônomo irá trabalhar e também a partir de sua própria função.

Qual O Salário De Um Gastrônomo

Dentro do Brasil, é possível perceber que não existe o que se chama de piso salarial estabelecido para estes profissionais, fazendo então com que os valores de sua remuneração possam ser alterados de forma muito fácil. Para então que seja possível encontrar uma média salarial justa para os mesmos, geralmente se faz necessário o ajuste da remuneração do mesmo, junto a um sindicato trabalhista, levando então a um acerto da média salarial dos
mesmos dentro do Brasil.

Decorrente disso então, é possível perceber que existe um certo estabelecimento de valores para esses profissionais delimitado por sua região.

No Espirito Santo, os valores dos salários desses profissionais estabelecidos junto aos sindicatos do estado chegam a uma média de 780 até 1.220 reais, para os profissionais que irão atuar na área industrial, dentro de restaurantes e outros estabelecimentos.

Gastrônomo Montando um Prato

Gastrônomo Montando um Prato

Já na região de São Paulo, para esses mesmos profissionais, a remuneração salarial pode chegar a valores entre 820 até 880 reais, um valor inferior e por diversas vezes por serviços que acabam exigindo ainda mais do próprio profissional.

Salário Médio De Um Gastrônomo

Um gastrônomo no brasil, que desenvolve a profissão de um chefe de cozinha, pode chegar a ganhar cerca de 2.000 reais, sendo esse valor considerado variante a partir da região observada.

Existem também outras questões que podem de certa forma influenciar no quesito e salário dos profissionais como sua própria especialização e renome de seu restaurante. Profissionais que apresentam um currículo mais completos e também um certo renome dentro do país, podem chegar a ganhar mais de dez mil reais, dependendo obviamente da repercussão de trabalho e outros fatores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *