Mantendo o Equilíbrio Biológico
Alguns cientistas, já fizeram estudos que comprovaram que o ritmo diário da pessoa, não é só acertado pela vigília e sono, de dia e de noite, conhecido como ciclo circadiano. Outros aspectos como a hora de alimentação do indivíduo tem muita influência, no equilíbrio do relógio biológico do organismo humano.
Essa atitude pode ajudar às pessoas que viajam muito e tem dificuldade em se adaptarem ao fuso-horário de outros países, apresentando dificuldades para dormir ou outras sensações de incômodos causadas pela mudança repentina.
Ritmo do Organismo
Quando o indivíduo consegue controlar seus horários alimentares, segundo pesquisadores, esse procedimento, pode auxiliar na manutenção do ritmo correto do corpo humano.
Nos estudos feitos com animais que podiam comer somente em momentos específicos, algumas horas por dia, foi possível detectar o aumento da locomoção e liberação de hormônios, cerca de três horas antes da disponbilidade de chegar até ao alimento, mostrando que ocorre uma antecipação fisiológica e de comportamento, relacionada com a hora da alimentação.
Quando as cobaias ficavam sem se alimentarem, permaneciam acordadas, sem dormir, até que recebessem a comida. De posse dessas observações, os pesquisadores deduziram que esse procedimento poderia ser usado para evitar os efeitos desagradáveis, quando ocorre um desequilíbrio no ritmo biológico do indivíduo, quando ele viaja para outro país, mudando de repente de fuso-horário.
Desse modo seriam necessários cerca de 16 horas sem alimentação para que o organismo funcionasse influenciado pelo relógio alimentar, em vez do cronológico, fazendo com que o corpo se adptasse mais facilmente, a partir do momento em que o alimento começasse a regular o funcionamento orgânico.
Os cientistas ainda observaram que em situações de alterações de horários, algumas células se adptam mais rapidamente que outras, causando na pessoa, a sensação de mal-estar pela ausência de sincronia das estruturas celulares, mesmo que temporariamente.
Para Dormir Melhor
Para conseguir uma noite tranquila de sono, a resposta pode estar no próprio hábito de alimentação. As pessoas que não tem horário fixo para comer, se alimentando em vários horários, sem uma refeição diurna e controlada, ou que preferem se alimentarem à noite, podem apresentar mudanças fisiológicas significativas, alterando o ritmo de comportamento, como por exemplo, a dificuldade de dormir que muitos indivíduos apresentam.
A alimentação, segundo pesquisas realizadas, pode influenciar o núcleo supraquiasmático, estrutura que controla o ciclo de vigília e sono de cada pessoa, daí a importância de fixar um horário para realizar as refeições, fazendo com que o corpo fique regulado em um ritmo próprio, contribuindo para evitar o problema da insônia.
Ainda não se conhece o local, se é que existe um, onde o relógio alimentar se situa no corpo humano. Alguns cientistas acreditam que ele seja uma única estrutura responsável por todo esse funcionamento, já outros acham possível ele ser constituído de diversos elementos cerebrais e periféricos, ainda não identificados. Enquanto os pesquisadores não chegam a alguma conclusão sobre a sua localização, o importante é saber o benefício que ele traz para o organismo humano.
Salete Dias
sempre foi uma preocupação minha e ainda continua sento gostaria de uma resposta presiza sabre o assunto, supondo que o adolecente ou (a) levante depois do horario de levantar-se exemplo 9.30 minutos é correto pedir para que o mesmo ou a tome apenas um cafezinha para poder almoçar melhor ou de preferencia será do ou a comer o que tiver vontade, como o costume diario não prevendo deixar lugar para suprir no almoço. já ouvi nutricionista dizer que quando o organismo tem necesidade independe horario deve ser ingerido quantidades suficiente de acordo com a vontade. des de ja agradeço a resposta.
a respeito do comentario obrigado corpo perfeito por estar ajudando pessoas a viver melhor e ter mais alegria dispocisão e saúde.