Tortas são pratos fáceis e populares, que variam de recheios e de sabores de região para região.
Torta de frutas, de geléias, de carne, de frango, salgadas ou doces. Tem torta para todos os gostos.
Mas, para os viciados de plantão em doces, hoje vamos falar de tortas doces, e recheadas com mousses de todos os sabores.
Uma grande tendência é que em festas de casamentos, sobremesas como banana split ou o simples sorvete estão sendo substituídos pelas tortas. Até os próprios bolos servidos aos convidados podem ser trocados por tortas dos mais diferentes tipos.
A massa
Antigamente nossas avós tinham aquele dom culinarístico para conseguir fazer umas massas tanto para bolo, doces e tortas muitíssimo complicadas com quilos de materiais, milhões de ovos, muita manteiga. Mas hoje em dia, há umas opções bem interessantes para fazermos o contorno de nossa torta usando materiais simples e de fácil preparo.
Bolacha
A primeira opção é fazer uma torta em camadas, sendo que uma camada será de mousse, e outra camada será de bolachas molhadas no leite. Fica uma espécie de pavê.
As bolachas mais usadas são as típicas bolachas champagne ou bolachas de maisena ou de leite mesmo. Mas você também pode fazer experiências usando bolachas waffer, bolachas recheadas, e muitas outras.
Outro modo de fazer a ‘’massa’’ da torta é pegando bolachas e triturando-as. Depois disso, coloque essa farofa de bolachas em uma tigela e misture com margarina, até formar uma massa consistente. Após isso, é só forrar toda a forma onde a torta será montada.
Uma última maneira, como são feitas nas tortas holandesas, é colocar as bolachas inteiras contornando a forma, e elas serão a ‘’massa’’ da torta.
Os recheios
Como já disse, existem várias opções de cremes para rechear uma torta, mas os mousses são uma das melhores opções pela variedade de sabores que podem ser feitos e pela facilidade do preparo.
Mousses de chocolate, de limão, maracujá, goiaba, abacaxi, pêssego, morango, ou do que o seu gosto pedir. O segredo é fazer um mousse mais consistente e deixá-lo por algumas horas antes de usá-lo para rechear a torta.
Faça o mousse e coloque-o na geladeira por umas 5 horas, ou até de um dia para o outro.
Escolha qual será a massa de sua torta e prepare a massa na forma. Leve-a na geladeira por uma hora. Depois tire e coloque o recheio de mousse, e retorne para a geladeira.
Tortas de mousse são feitas para serem servidas frias – sempre! Então não a deixe pra fora da geladeira para não correr o risco de desandar e também da bolacha murchar.
Uma última dica, é que independente do tipo de torta, do tipo de massa e do tipo de recheio, qualquer doce que comemos, nós comemos primeiro com os olhos pra depois com a boca. Então ela deve ser bem decorada e bem confeitada.
Se você rechear com mousse de limão, cubra a torta com raspas de limão. Mousse de maracujá merece uma calda de maracujá feita com maracujá, água e maisena, torta de chocolate merece raspas de chocolate ou o que você imaginar.
Por Carol C.