Os nativos das florestas tropicais do Brasil têm conhecido os benefícios do guaraná, uma planta que é ideal para aguçar a mente e aumentar a energia. O Guaraná é extraído das bagas e sementes da videira Paullinia cupana. As sementes são torradas, descascadas, trituradas e, em seguida moldada em varetas ou blocos.
Guaraná como Remédio
Extrato de guaraná é usado quase da mesma maneira como o café ou chá, como um estimulante leve, que é baseado na cafeína. Na América do Sul, o guaraná é amplamente usado em bebidas como a noz de cola na América do Norte. No entanto, a noz de cola dá um sabor profundo nas bebidas, o guaraná dá-lhes um sabor mais leve.
A pasta refinada a partir de sementes de guaraná também tem um monte de outros usos. Na medicina tradicional da Amazônia, o guaraná é usado como um estimulante que reduz a fadiga, dá mais energia, e aumenta a concentração. O Guaraná também é usado pelos nativos para prevenir o endurecimento das artérias, para tratar a diarréia, e também como afrodisíaco. Pode também tratar a febre, dores de cabeça, reumatismo e como diurético.
Estimulante
A cafeína contida dentro do guaraná pode certamente aumentar a clareza mental e a resistência, aliando o benefício de ser relativamente barato. Como qualquer suplemento que contém cafeína, não exagere. O excesso de consumo de cafeína pode causar reações em pessoas sensíveis, e aqueles que estão amamentando não devem tomar guaraná porque podem passar para o leite materno.
Desde os anos setenta, o guaraná tem sido vendido em várias formas nos Estados Unidos como um estimulante, queimador de gordura, e inibidor de apetite. Ela pode aparecer na forma de comprimidos, cápsulas, e de outras formas, como chás e bebidas. A partir de agora, a queima de gordura e as propriedades do apetite de guaraná são provadas, fazendo do guaraná um bom suplemento para aqueles que estão querendo perder peso e entrar em forma. Além disso, aqueles que procuram melhorar a sua vida sexual devem olhar para o guaraná.
Efeitos Colaterais
Ao longo dos últimos anos, as pessoas têm debatido longamente os efeitos colaterais do guaraná. Pesquisas mostram que este suplemento pode aumentar a energia, aumentar o metabolismo e suprimir o apetite.
Um dos outros benefícios do guaraná é a sua capacidade para impulsionar a energia e agilidade mental. Os pesquisadores descobriram que aqueles que tomam guaraná responder mais rapidamente quando estimulados, lembre-se melhor as coisas, e tem muito mais energia. No entanto, se você for sensível à cafeína, não deve tomar guaraná. Você também deve evitá-lo se estiver grávida ou amamentando. O ingrediente ativo do guaraná guaranina, é praticamente idêntica à cafeína, mas também tem antioxidantes que a cafeína não. Ela pode ajudar a prevenir a doença.