Pimenta Uberabinha
Um pesquisador técnico em agricultura e zootecnia, desenvolveu uma nova espécie de pimenta com um sabor especial, resistente às pragas nocivas, resultante da polinização cruzada de outros tipos como a malagueta, que todos conhecem e, a bode-roxa menos conhecida do consumidor. O criador reside na cidade de Uberaba, no estado de Minas Gerais, por isso ela é chamada de Uberabinha, e além de dispensar o uso dos agrotóxicos, tem uma produtividade quase o dobro das outras, também possuindo um sabor diferenciado.
Descobertas Científicas
O especialista em agricultura, que desde o ano de 2006 desenvolve testes de polinização cruzada com várias espécies de pimenta em sua própria residência, notou que havia uma diferente das demais. Seu estudo científico terminou em 2008 quando verificou que a pimenta Uberabinha poderia resultar em grandes benefícios, além de ser possível produzi-la em larga escala. A possibilidade de um bom resultado no cruzamento de espécies diferentes não é algo que o estudioso terá certeza que será positivo. Ele não tem como saber ao certo, como e quando poderá surgir uma espécie nova e diferente.
Benefícios da Uberabinha
O fruto tem uma cor e forma de azeitona, além de possuir um suave ardor e ser rico em biomassa. A produtividade da pimenta Uberabinha é impressionante, pois é possível obter até quatro quilos da pimenta por árvore, sendo que nas outras espécies a média é de dois quilos somente, com um período de entressafra pequeno entre os meses de Junho e Julho. A vida útil do fruto, é de cerca de três anos, graças à proteção natural contra as pragas nocivas que podem atacá-lo. Isso é uma grande vantagem em relação as outras espécies de pimenta, que devido à baixa resistência biológica, ficam com período de vida reduzido.
Perspectivas de Exportação da Pimenta
O técnico que desenvolveu a pimenta Uberabinha, criou o projeto com o mesmo nome, desde o ano de 2009, onde firmou parcerias com pequenos agricultores, ensinando-os a plantar o fruto e como processar seus condimentos. Ele comercializa as pimentas em conserva, além de produzir molhos verdes e vermelhos, com tempero de ervas desidratadas. Em média são produzidos cinquenta frascos desses molhos, sendo no total cinco quilos do produto.
Esse mercado, até o momento é voltado somente para o público mineiro, pois se trata de um processo ainda feito de forma artesanal, não havendo produção em larga escala. No entanto, o criador da Uberabinha, pretende viabilizar créditos financeiros para desenvolver o negócio, que com o sucesso dos frutos na região, aumentou a perspectiva de que possa haver a comercialização da pimenta para outros estados, pois várias empresas já demonstraram interesse em exportar, inclusive para outros países como Estados Unidos e até para o Líbano.
Salete Dias