As bases para canapés ou também chamadas de forminhas para canapés expressam atualmente uma vasta diversidade e criatividade quanto ao modo de preparo e formato das mesmas, sejam elas de sabor doce ou salgado.
Muitas bases sem sabor ou com sabores diferenciados como ervas – finas, queijo, leite, integral, entre outras assumem a preferência nas mesas dos bufftes de todos os cardápios, e para a preparação de um elegante e ao mesmo tempo simples canapé necessita de excelente qualidade, principalmente na utilização dos ingredientes.
Encontra-se hoje no mercado dos canapés, bases de formato triangular, redondo, quadrado e até mesmo em formas de estrelas e outros objetos que cada vez mais permitem o aperfeiçoamento das forminhas.
Bases com Legumes
Além das famosas bases feitas a partir do trigo ou aveia, as bases com legumes são as prediletas em festas de casamento ou mesmo coquetéis que exigem um traço de coloração no espaço, com a decoração dos pratos e do ambiente.
No mundo gastronômico opção e escolha são palavras que não faltam em seu vocabulário, assim as bases com legumes mais indicadas por especialistas e chefes de cozinha são aquelas a partir de champignons, aspargo e abobrinhas, alimentos que garantem um colorido fino e ao mesmo tempo um sabor irresistível e diferenciado.
As frutas não ficam de lado, especialmente na época do verão, com eventos que além do toque já conhecido, leva alimentos mais adocicados justamente para o contraste na degustação da pessoa, como por exemplo, o uso de uvas passas, figos, carambolas e framboesas como bases para os canapés.
Modo de Preparo
Uma das dicas mais simples para a preparação da base de canapés simples, que podem ser servidos em reuniões informais com amigos e familiares no dia-a-dia do brasileiro acompanha a presença do pão de forma, alimento de custo acessível e totalmente prático na montagem dos canapés. Contudo os mesmo devem ser cortados em forma quadrangular e com a mesma medida para todos, contribuindo para a harmonia e o equilíbrio do prato.
Em seguida, o recheio do canapé fica a gosto do consumidor, que geralmente atribui de patês simples a práticos, como o patê de atum, cebola, alho ou mesmo os mais sofisticados com caviar e frutos do mar.
Massas Folheadas
Contudo as bases também muito pedidas são aquelas feitas com massas folheadas ou assadas, a qual pode ser feita com a preparação de seguintes ingredientes: margarina sem sal, fermento e com a presença de sabores extras como o gergelim e as ervas, orégano ou salsinha.
Essas massas para antes mesmo de irem à assadeira passam pelo processo da batedeira, que admite maior velocidade na mistura dos ingredientes principalmente na obtenção de uma massa mais homogênea e lisa.
Por: Patrícia Contiero