Como no Brasil, a Argentina também tem seus alimentos que fazem com que sua cultura possa ser conhecida em todo o mundo. Apesar de esse não ser um dos fortes desse país, existem alguns alimentos que acabaram sendo desenvolvido lá, e que podem ser encontrados em qualquer parte do mundo, devido a seu incrível e delicioso sabor.
Podemos então falar que um dos principais alimentos argentinos que acabaram ganhando destaque no mundo da culinária são referentes a sanduíches. Com isso, algumas pessoas acabam muitas vezes falando que o hot dog americano foi adaptado e agora possui uma versão chamada de argentina, e que faz muito sucesso por lá.
O Choripán
Para fazer esse delicioso sanduíche, geralmente o pão francês acaba sendo utilizado como primeira opção. Algumas pessoas podem falar que após estar pronto, o Choripán pode se apresentar bastante oleoso. Geralmente existem diversas pessoas vendendo o Choripán em jogos de futebolismo e comícios políticos, que acabam sendo uma ótima oportunidade para pessoas que são estrangeiras poderem experimentar esse delicioso sanduíche.
O cheiro que esse sanduíche acaba soltando é muito interessante, o que acaba muitas vezes fazendo com que os próprios clientes e consumidores do sanduíches não verifiquem as condições sanitárias do estabelecimento onde os sanduíches estão sendo comercializados. Esse é um dos maiores problemas que acaba sendo relacionado a venda desses alimentos, já que diversas pessoas acabam por fim consumindo o Choripán em um lugar onde não existem boas condições de limpeza e higienização. Com isso, é muito provável que existam diversas pessoas que infelizmente e acabam se sentindo mal, como consequência de sua má alimentação.
Choripán Como Cultura Na Argentina
Como no Brasil existem diversas atitudes politicas que acabam fazendo com que o candidato saia na rua e se alimente com o povo, como forma de estratégia, na Argentina é bem provável que em época de política você encontre algum alguma foto de candidatos segurando esse alimento como forma de propagar a cultura de alimentação de um dos principais fastfoods da Argentina. Com isso, muitas pessoas acabam considerando até mesmo uma forma de esnobismo um candidato que não vá em alguma feira se alimentar do Choripán juntamente com seus candidatos.
Além desses momentos, o Choripán acaba fazendo parte de diversos churrascos e outros tipos de eventos da Argentina, e acabam sendo consumidos antes das carnes bovinas do churrasco, que por sinal é também uma das maiores tradições dos argentinos.
Os argentinos tem uma grande paixão por esse alimento, e isso pôde ser observado por volta de dois mil e um e dois mil e dois, quando no país houve uma grande crise financeira. Diversas pessoas do movimento político nessa época acabaram fazendo grandes protestos, e um deles acabou sendo realizado em portas de fastfoods, como o famoso Mac Donald’s. nessa época, diversas pessoas acabaram se dirigindo para essas grandes empresas do ramo alimentício para protestar em sinal da reprovação da venda de lanches tradicionais dessas empresas, para que os clientes acabassem consumindo o Choripán, em vez de se alimentar de lanches das próprias companhias.
A situação se mostrou tão crítica, que algumas dessas companhias acabaram até mesmo sendo apedrejadas pelos participantes dos protestos. A empresa alimentícia que também atua no ramo de distribuição de fastfoods, Obelisco acabou até mesmo sendo incendiada em um desses momentos, com a utilização de coquetéis molotov.
O Choripán é um alimento que acaba sendo consumido então em diversas passeatas e protestos contra o movimento da política, sendo inevitável não encontrar nenhum tipo de vendedor ambulante do mesmo nesses momentos, além de claro estar presente no dia-a-dia dos argentinos, e em seus jogos de futebol.
Juntamente com o Choripán, é quase que obrigatório que seja consumido o chimichurri, para pessoas que desejam ao menos uma vez em sua vida entender um pouco mais sobre a cultura alimentícia da Argentina em si.
O chimichurri é um molho muito famoso e utilizado no país que basicamente leva em sua composição orégano, pedações de cebola, algumas pimentas, alho, ervas como por exemplo a salsinha e também azeite de oliva. Um dos principais alimentos que são o alvo certo da utilização desse molho muito especial são os sanduíches choripán. Podemos fazer uma comparação então do molho chimichurri com o queijo ralado no Brasil, que é muito utilizado em macarronadas.
O Chimichurri Juntamente Com O Choripán
Na argentina, o chimichurri também tem sua historia de concepção, e algumas pessoas acreditam que ele tenha sido desenvolvido em meados do século dezenove, quando houve-se no pais diversos tipos de campanhas militares, que acabaram aos poucos por conquistar alguns outros territórios.
Apesar do Choripán ser muito consumido na argentina, isso não significa que ele tenha sido inventado e desenvolvido nesse país. Isso porque o Choripán é basicamente um alimento composto por pão francês com linguiça suína, e isso acaba sendo um alimento muito consumido em qualquer parte do mundo, apesar de na Argentina ele ter uma questão cultural enraizada bem mais forte nesse sentido.
Além disso, as conotações políticas relacionadas ao consumo desse alimento é feita somente na argentina, o que acaba demonstrando com facilidade o amor dos argentinos por esse alimento.
Isso pode ser comparado com o feijão, que apesar de ser consumido em quase todo o mundo, não faz com que a feijoada brasileira seja mais original e autêntica do que em outros lugares do planeta. Por isso, apesar de não ser um alimento criado exclusivamente pelos argentinos, o Choripán tem sim sua grande relevância dentro de todo o país.
os argentinos são tão apaixonados por esse sanduíche, que até mesmo uma pesquisa foi realizada no país chegando a conclusão que em média os argentinos consomem mais de seiscentos milhões de Choripán a cada ano. Pois é, eles realmente levam muito a serio esse alimento no seu país, fazendo com que se você um dia foi até a argentina, é muito interessante que você procure esse alimento por lá, para que possa consumi-lo e assim entender a verdadeira paixão do argentino por ele.
Enquanto isso não acontece, você pode realizar essa receita em sua casa rapidamente, já que a construção desse lanche é realmente muito fácil.
Em casa, você pode utilizar os ingredientes mais fáceis e que estão a seu alcance para fazer uma comida argentina rápida e fácil em sua própria casa. Para isso você vai precisar apenas de pães franceses e linguiças, de preferencias as toscanas.
Após ter esses ingredientes, é muito importante que você também faça o molho que eles tanto adoram, o chimichurri, para que sua receita tenha então um sabor característico da cultura argentina.
Ingredientes Para O Preparo Do Chimichurri
- Uma xícara de chá de azeite de oliva
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto. De preferência utilize a pimenta do reino, que não é considerada uma pimenta tão forte, e se você não for acostumado a consumir alimentos que utilizam muita pimenta, a pimenta do reino pode ser usa melhor opção.
- Uma colher e meia de chá de orégano bem fresco
- Salsinha a gosto picada
- Uma cebola picada
- Uma colher de vinagre
- Um suco de limão bem fresco e sem semente
Modo De Preparo Da Receita De Chimichurri
O preparo dessa receita é realizado bem rapidamente e sem nenhum tipo de dificuldade. Primeiramente você deverá depositar os ingredientes sobre uma vasilha, e ir misturando todos aos poucos, até que eles estejam todos homogêneos. Após isso, observe qual a consistência de seu molho, e se achar necessário acrescente certa quantidade de azeite de oliva, para que o molho possa ficar mais líquido, se necessário.
Modo De Preparo Da Receita De Choripán
Após o seu molho estar pronto, é a hora de fazer com que a linguiça fique com um sabor característico da argentina. Para isso, coloque as linguiças sobre uma forma
e passe o molho sobre elas. Após isso, leve a forma até o forno, e deixe até que a linguiça esteja devidamente assada.
Por fim, disponha as linguiças cortadas ao meio dentro do pão francês, e sirva-se.
Além do Choripán, existem alguns outros tipos de sanduíches que são bastante consumidos na argentina, e podem fazer com que você tenha uma grande chance de reproduzi-los em sua casa, sem maiores esforços.
O segundo sanduíche argentino que vamos hoje aprender se chama sanduíche de miga, é também uma das grandes atrações quanto a culinária do país. A receita original desse alimento pode muitas vezes ser considerada um tanto quanto complicada, já que alguns livros e revistas sobre culinária pode acabar dizendo que um de seus ingredientes principais pode ser a farinha de trigo orgânica não clareada. Esse é só um dos exemplos dos ingredientes que consistem a receita original desse alimento e que acaba não sendo facilmente encontrada em supermercados de cidades do Brasil.
Por isso, hoje utilizaremos uma receita adaptada que irá fazer com que esse processo possa ser realizado de uma forma mais fácil, mas ainda sim muito saborosa e característica, como os argentinos acabam consumindo em sue país.
Ingredientes Para O Preparo Do Sanduíche De Miga
- O primeiro ingredientes utilizado nessa receita será o famoso fermento. Nessa receita poderemos utilizar tranquilamente os fermentos biológicos encontrados em padarias e supermercados, cerda de quinze gramas serão suficientes para essa receita
- O leite nessa receita é um ingredientes muito importante, já que será responsável por fazer comigo o pão fique mais macio. Por isso, iremos utilizar cento e trinta mililitros de leite morno
- A farinha de trigo, apesar de originalmente ser muito mais complexa e com certa dificuldade de poder ser encontrada no Brasil em estabelecimentos comuns, poderá ser adaptada, para que possa se utilizar as clássicas farinhas de trigo disponíveis nos supermercados. Cento e trinta gramas de um farinha de trigo já peneirada serão suficientes para o preparo da receita. Esses ingredientes serão utilizados na esponja dessa receita
- Vinte gramas de manteiga ou margarina sem adição de sal
- Uma colher e meia de chá de açúcar. Geralmente nas receitas o uso de açúcar cristal acaba não sendo muito recomendas, já que os grãos da mesma são relativamente mais difíceis de se agregar de forma igualitária em toda a receita. Porém, nesse caso como estamos falando de uma receita de pão, que irá passar por um processo intenso de mistura e forno, a utilização de açúcar do tipo cristal pode ser facilmente realizada.
- Cento e setenta gramadas de farinha de trigo já peneirada
- Sal a gosto
- Cinco xícaras de leite integral
- Um ingrediente final sugerido para que faça parte de sua receita é o orégano, utilizado a gosto. Porém, na composição da massa do pão acaba não sendo obrigatório a utilização do mesmo, fazendo com que ele se torne um ingrediente opcional.
Modo De Preparo Da Receita Do Sanduíche De Miga
Primeiramente você deverá realizar o processo de diluição do fermento biológico e fresco juntamente com todo seu leite morno, utilizado para o preparo da receita da esponja. Após diluir e misturar esses ingredientes, é importante que você passe a acrescentar a primeira parte de toda a farinha de trigo aos poucos. Misture bem esses três ingredientes e cubra-os com o auxílio de um papel filme. Reserve por cerca de uma hora. Caso o dia esteja realmente quente, quarenta minutos já serão suficientes para que a esponja da receita esteja pronta para ser utilizada.
Enquanto sua esponja está descansando, você poderá ir realizando o preparo dos outros ingredientes.
Os demais ingredientes do preparo do pão são classificados como secos, e devem ser devidamente peneirados e misturados em um recipiente. Após esse processo realize o processo de untar uma forma para que o pão possa ser disposto na mesma, com manteiga.
Após o período necessário para que a esponja de sua receita esteja pronta para ser utilizada, leve-a ao encontro dos demais ingredientes e sove a massa.
Para realizar o processo de sovar de forma correta, você precisará de uma bancada de granito de preferência, ou um ambiente em sua própria mesa com grande espaço. Aos poucos vá misturando a massa com o auxilio de suas mãos, até que ela possa ser misturada com uma intensidade maior, sendo por exemplo em alguns momentos atiradas contra a bancada em si.
Caso você prefira não realizar esse processo de sovar a sua massa, você pode apelar para o uso de uma batedeira. Com isso você deve colocar sua massa e deixar por cerca de doze minutos batendo em intensidade forte.
Caso você queira inserir o orégano em sua receita, você deverá colocá-lo em sua receita nesse momento.
A massa do pão estará pronta para ser assada quando ao colocar o dedo sobre a massa, sua impressão digital poderá ser observada na mesma. Após isso, deixe a massa descansar por cerca de meia hora. Esse processo é muito necessário, já que o fermento acabará agindo nesse momento, fazendo com que a mesma cresça na medida correta, para que você possa saborear também um pão ainda mais delicioso.
Após esse processo você ainda irá necessitar sovar sua massa por cerca de cinco minutos, em um lugar com bastante farinha de trigo espalhada sobre a superfície.
Molde a sua massa do pão, imitando o formato em sua de baguetes, e coloque a massa agora para descanar por cerca de quarenta minutos, para que ela cresça já no formato correto.
Enquanto isso, você poderá iniciar o processo de aquecimento de seu forno em cerca de duzentos graus. Quando você for levar sua massa para o forno, é muito importante que ela seja umedecida, e para isso você poderá com o auxílio de algum pulverizador próprio para a área de culinária, borrifar certa quantidade de agia sobre a própria massa, e também na forma.
O pão quando é levado para o forno acaba não passando tanto tempo lá entro, apenas dez minuto, em uma temperatura de cerca de cento e oitenta graus. Essa receita rende facilmente um pão considerado médio.
Algumas pastas acabam sendo utilizadas para compor essa receita, e isso é o chamado sanduíche de miga, muito consumido na argentina.
Ingredientes Para O Preparo Da Receita Da Pasta De Tomate
Para a posta de tomate não serão necessário utilizar ingredientes considerados mais requintados, e isso pode fazer com que o mesmo seja realizado facilmente em sua própria casa.
- Um quilo de tomate já maduro e higienizado
- Uma cebola ralada
- Duas colheres de sopa de margarina ou manteiga com sal
- Duas xícaras de queijo ralado, de preferência o queijo parmesão. Porém, muitas pessoas acabam utilizado o queijo prato nesse processo, para que sua receita fique com um sabor mais acentuado do queijo
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Modo De Preparo Da Receita De Pasta De Tomate
Para realizar a pasta de tomate, como forma de acompanhamento do pão de miga, você irá precisar tirar a parte superior do tomate, chamada de tampa. Após esse processo leve-os até uma panela com água fervente e sal até que ele esteja cozido, o que deve levar cerca de vinte minutos.
Após esse processo retire os tomates da panela e os escorra. Leve-os até um liquidificador e bata.
Por fim, peneire a mistura do liquidificador e reserve. Enquanto isso em uma panela grande, refogue toda a sua manteiga ou margarina, juntamente com a cebola já picada e adicione então o tomates batidos, mexendo até que essa mistura acabe por engrossar.
Deixe que a mistura esfrie um pouco, e então acrescente todo a sua pimenta, juntamente com o queijo.
Após isso, você poderá esperar até que a pasta esfrie por completo, e então servi-la juntamente com o sanduíche de miga.
A cultura argentina quanto a sua alimentação é muito rica, e você poderá observar todas essas afirmações quando realizar algumas dessas receitas sugeridas anteriormente em sua casa, para que assim seja possível, você mesmo de longe, ainda estar perto e poder conhecer ainda mais como funciona a cultura argentina e seus costumes.
Mt bom o site vou fazer o sanduiche de miga pro meu trabalho de espanhol