Não é novidade para ninguém que a culinária é uma das ciências preferidas dos seres humanos, não é verdade? Pois bem. Durante muito e muito tempo, os nossos ancestrais não tinham nada à sua disposição para poderem cozinhar. Então quando eles iriam caçar, não existia uma preparação prévia da carne. Era consumida quase que imediatamente, crua mesmo, assim como os animais carnívoros. É claro que o organismo humano naquela época era muito mais evoluído em questão de processar a carne crua. Porém, isso não impedia que os humanos perecessem com as doenças provenientes da carne crua.
Isso começou a partir do momento que o ser humano descobriu a existência do fogo. Esse elemento natural, que necessita do oxigênio para acontecer, não revolucionou somente a parte da culinária: ajudou os seres humanos a se defenderem das intempéries naturais (como o frio), dos animais e, principalmente; ajudou o ser humano a definir os novos conceitos de agir também quando a noite chegava.
Durante muitos e muitos anos, têm se discutido o efeito da iluminação artificial na vida do ser humano: muitos pesquisadores concordam entre si que, biologicamente, o ser humano foi feito para ser ativo na parte do dia, resguardando a noite para poder descansar. Com o fogo, que passou a prover uma fonte de iluminação artificial em relação ao sol, ele pode fazer muitas coisas, inclusive trabalhar.
Como o nosso artigo é voltado para a culinária, nós não iríamos deixar de ensinar uma deliciosa receita para você, não é mesmo? Aqui em nosso artigo, você vai aprender uma deliciosa receita de batata com bacon. Confira:
A História do Bacon
Quando vamos sair com os amigos e bate aquela fome, nada melhor do que ir comer um lanche, não é verdade? Pois bem. E, geralmente, se você não é vegetariano nem vegano, é bem comum que o lanche pedido por você tenha bacon, que é um item que agrada a grande parte da população. Mas você sabe um pouco da história do surgimento do bacon?
Para começo de conversa, o bacon era utilizado para definir o porco como o todo. Enquanto alguns historiadores discordam entre si para poder definir a origem do bacon, ou seja, se esse surgimento aconteceu nos EUA ou na Inglaterra, outros afirma categoricamente que esse surgimento ocorreu na Alemanha. Vale lembrar que o país é bastante tradicional em carne de porco, principalmente em linguiças e salsichas.
E, por falar na Alemanha, na porção oriental do país, era bastante comum o termo “bak”, que não significa propriamente a carne do porco, mas sim, um corte de carne qualquer. Historiadores acreditam que essa expressão foi “exportada” da Alemanha para a França, por meio de parentes da família real francesa que descendiam de alemães.
Foi depois de muito tempo, a partir do século XVII que o bacon passou a designar a peça do porco que conhecemos hoje: uma parte das costas do suíno que é salgada e, depois, defumada. O que se sabe também é que a palavra “bacon” é provinda da palavra “back”, que, em inglês, significa “costas”.
A Batata: Ingrediente Que Não Pode Faltar
Pense aí em um ingrediente que não pode faltar em nossa mesa: se você pensou na Batata, acertou! O tubérculo é um dos ingredientes mais flexíveis que poderíamos ter à nossa disposição: ele fica bom frito, assado, amassado, como parte de outras receitas, enfim. É um alimento muito completo. Além disso, existem inúmeras variações deste no mercado, o que faz com que, praticamente, todas as exigências sejam atendidas – desde a pessoa comum até aquela que se dedica a muitos e muitos exercícios físicos. A batata doce, que é uma de suas variações, é muito consumida por quem deseja perder peso, já que ela tem uma taxa de carboidratos muito pequena, além de fornecer um grande estoque de energia.
A Origem da Batata
Não é exagero nenhum dizer que a batata é um alimento tradicionalmente americano, tendo a sua origem, mais especificadamente, vindo das cordilheiras dos Andes. Os nativos americanos, por muito tempo, tiveram a batata como o principal alimento de sua cadeia alimentar. Quando os Europeus chegaram por aqui, a primeira coisa que eles notaram eram esses tubérculos. Notaram que era uma excelente fonte de carboidratos e, por conta disso, resolveram levar várias mudas destas para a Europa.
Hoje, a batata é um alimento mundialmente conhecido, sendo utilizado para, absolutamente, tudo. Recentemente, a importância da batata teve uma homenagem à altura, chegando até aos meios espaciais. Explico: o filme “Perdido em Marte”, estrelado por Matt Damon, conta a história de um astronauta da NASA que ficou abandonado na superfície marciana depois de um incidente no planeta. Um dos seus únicos recursos para poder sair dessa foi o plantio e o consumo de batata, que perdurou com ele durante longos quatro anos.
Batata com Bacon
Para poder preparar a deliciosa receita de batata com bacon, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Um quilo de batata inglesa, três cebolas médias, um pacote de bacon e cem gramas de queijo parmesão ralado.
Para poder proceder na confecção deste prato, é necessário que as cebolas sejam cortadas em fatias bem finas, procedendo o mesmo corte no bacon. Depois disso, cozinhe as batatas com casca, tirando do fogo e deixando esfriar em seguida. Após descascar, cortar em rodelas e coloque metade das batatas numa forma refratária untada com manteiga. Numa segunda camada, coloque as cebolas cortadas em tirinhas e na terceira o bacon colocando depois uma camada de batatas. Enfim, por cima, coloque um pouco de molho branco e o queijo parmesão, botando em forno médio por, aproximadamente, trinta minutos.
Caso você não saiba fazer o molho branco, siga os passos a seguir:
Você vai precisar de um litro de leite, três colheres de sopa de maisena, um pacote de queijo parmesão ralado. Feito isso, coloque o leite para ferver, esperando que ele engrosse, utilizando a maisena já diluída para tal. Depois disso, coloque o queijo ralado e deixe que a mistura cozinhe bem. Em seguida, só colocar nas batatas, fazendo com que o molho as tampe e, em seguida, coloque no forno.
Bom apetite!