Alimentos Azuis: Existe Algum que Seja Natural?

Não existem na natureza alimentos que sejam azuis naturalmente – o máximo a que se chaga são alimentos levemente azulados ou de um roxo forte que pode ficar com coloração azulada.

E a explicação é bioquímica: os pigmentos que conferem coloração azul ao alimento são mais sensíveis a luz solar e se degradam mais rapidamente do que os outros pigmentos, como os vermelhos e amarelos. Essa falta de resistência fez com que os outros alimentos se saíssem melhor no processo evolutivo e originassem novas espécies, enquanto as plantinhas azuis iam sumindo do mapa.

Coloração

O pigmento azul até consegue resistir bem, mas somente em ambientes alcalinos, que são raros na natureza.

Além disso, os alimentos azuis foram preteridos pelas pessoas pois inconscientemente os associamos a alimentos estragados.
Os alimentos vermelhos, amarelos e laranjas, por exemplo, são associados a alimentos saborosos e doces, ao passo que os verdes remetem a alimentos frescos, ácidos e azedos.

Alimentos

Assim o azul foi sumindo do nosso cardápio, sobrevivendo apenas em alguns poucos alimentos industrializados, como gelatinas, sorvetes e doces. A cor é tão desestimulante que algumas dietas recomendam a ingestão de alimentos azuis, pois eles diminuem a fome.

Alimentos Quase Azuis

Embora não existam alimentos naturais conhecidos que sejam completamente azuis, alguns chegam perto e podem ser considerados “azulados”.

Um exemplo é o Blueberry ou mirtilo, como é conhecido. Essa fruta originária da América do Norte possui uma cor muito semelhante ao azul. A cor peculiar é dada pela presença de antocianinas, uma substancia com poder antioxidante e que auxilia no combate ao envelhecimento precoce.

Blueberry

Já o Boleto do Diabo é uma variedade de fungo encontrada em uma família de fungos comestíveis, que conta com mais de 100 espécies ao todo. A parte comestível desse fungo é a polpa, e quando a pessoa parte o fungo ao meio para comê-lo e a polpa entra em contato com o ar, ela fica com uma tonalidade azulada devido à reação química entre as substancias presentes no ar e o alimento.

A couve roxa é mais comum de encontrar e possui uma variação de coloração que pode ir do vermelho vivo até o roxo-azulado, que deu o nome à planta. A couve roxa deve sua coloração à antocianinas, e assim como as blueberries possuem um grande poder antioxidante.

Um alimento que possui uma nada convencional cor azulada em algumas variedades é o milho. Este alimento que todos acostumaram a ver amarelo possui uma variedade encontrada no México que possui uma coloração azulada.
Desse milho geralmente se faz um farinha que serve para fazer tortillas, as célebres panquecas mexicanas.

Os alimentos azuis realmente não parecem ser tão apetitosos quanto os alimentos de outras cores. Afinal, é difícil imaginar que uma maçã seria tão apetitosa se fosse de outra cor.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *