A carne de perdiz é tradicionalmente utilizada na culinária de Portugal. O prato à base desta proteína resulta de antigas tradições, do período em que homens iam a caça. O resultado desta era guardada e consumida durante todo o inverno, época em que refrigeradores ainda não existiam. O prato tradicional é o perdiz de escabeche, ao qual é composta por produtos simples e frescos, como batatas, ervas aromáticas como manjericão, alecrim e tomilho, uso de azeite, vinho branco, que servem para potencializar o sabor da carne ao prato.
Esta é uma ave de caça que pertence a mesma família do faisão, e como citado acima, é uma ave apreciada há séculos pela civilização europeia. É uma proteína que pode ser servida assada, frita, ensopada, refogada com alguma bebida alcoólica. É uma ave de pequeno porte, medindo cerca de 30 até 40 centímetros, com larga silhueta e pequenas asas. É uma ave fácil de se encontrar na França, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha e Itália, mas sua origem vem da América do Sul.
Perdiz Brasileiro
Como citado, o perdiz é uma ave nativa da América do Sul, e portanto existem espécies brasileiras. Seu habitat compreende campos, banhados localizados ao sul do Brasil e pastagens. No sul o perdiz é tratado pelo nome de perdigão, sendo a espécie encontrada nesta área do país a Rhynchotus rufescens. As suas penas possuem uma tonalidade de ferrugem avermelhada com bico alongado e curvo.
Este pássaro encontra-se em situação crítica quando é feita a busca em meio selvagem, já que a caça levou ao processo de extinção da espécie. Nas regiões de incidência é possível encontrar poucos exemplares, e por isso é permitido pelo Ibama a criação desta ave com fins econômicos, já que é uma forma sustentável de preservação a espécie.
A carne do perdiz é considerada uma iguaria, e tão sofisticada quanto a carne de faisão. É da mesma família das codornas e inhambus, e este alimenta-se primordialmente de grãos, folhas, raízes e insetos nos primeiros dias de vida. Além de ser conhecida como perdigão no Brasil, é também chamada de martineta-colorada na Argentina e perdiz-grande ou martineta no Uruguai.
A Carne de Perdiz
A carne possui um sabor muito peculiar e delicado, possui um alto valor nutritivo, rico em vitaminas do complexo B, baixo teor energético, ferro, e baixos níveis de gordura. Suas preparações englobam além de pratos já citados, suflês, patê, terrines e mousse.
Receita Massa com Molho de Perdiz
Neste post selecionamos as melhores receitas de massa com molho de perdiz para que você desfrute o melhor que esta carne pode oferecer. Saiba que carnes de caça como o perdiz e outros como veado, javali, faisão, lebre harmonizam com massas mais alongadas feitas com ovos. São boas opções de massas o espaguete, furadinho, talharim e outros.
Tortelli de Perdiz ao Creme de Cassis
Esta preparação é separada em três partes, a massa, o recheio e o molho, vamos lá?
Massa
- 1 quilo de farinha de trigo
- 09 unidades de ovos
- ½ colher de sopa de espinafre em pó
Modo de Preparo
Primeiro misture os ingredientes secos, a farinha de trigo e o pó de espinafre, misture. Em seguida adicione os ovos. Após obter uma mistura homogênea, abra a massa com auxílio de um cilindro e coloque o recheio e feche no formato de tortelli. Coloque-os em água fervente apenas com sal.
Recheio
- 750 gramas de perdiz assada e sem osso.
- 150 gramas de queijo do tipo mascarpone
- 150 gramas de mortadela defumada
- 150 gramas de presunto cru
- 150 gramas de queijo parmesão
- 1 pitada de noz moscada
Modo de Preparo
Com a ajuda de um processador, coloque todos os ingredientes, e misture até que forme uma mistura homogênea.
Molho
- 100 gramas de queijo parmesão
- 1 litro de creme de leite fresco
- ½ cálice de licor de cassis
- ½ cebola picada em brunoise
- 50 gramas de manteiga sem sal
- sal à gosto
- Pimenta do reino à gosto
- ½ colher de sopa de sálvia picada
Modo de Preparo
Em fogo médio, coloque a manteiga na panela e adicione a cebola, deixe até que sue. Adicione o licor de assis e deixe o álcool evaporar. Adicione o creme de leite, a sálvia e finalize com o queijo parmesão. Tempere se necessário com sal e pimenta.