Ovo de Galinha D’angola – Nutrientes
A galinha d’angola é uma ave africana muito popular no Brasil. Há tempos ela é criada no Brasil. Em geral, elas vivem soltas e em bandos. Se locomovem em bando e até para se reproduzirem precisam estar em bando. Caso contrário, não sentem estímulo para se acasalarem. São conhecidas também como cocá, capote, guiné, conquém, galinha-do-mato, picota, capota, catirê, pintada, sacuê, cacuê ou fraca.
Seu grito é bem estridente, que parecem dizer “Tô fraco! Tô fraco!”. Os dois tipos mais comuns de serem criados são a cinza com pintas brancas e a branca. A única diferença está na cor. Em todo o restante, elas são iguais.
A carne de galinha d’angola é muito apreciada. De acordo com gourmets, quando preparado de forma adequada, o peito fica tão fino e apetitoso quanto o do faisão. No que se refere à produção de ovos, apesar de terem o sabor e a qualidade semelhantes ao da galinha, os ovos da galinha d’angola são bem menores e o seu valor de mercado também é inferior. Além de que a postura dela também é menor, de 20 a 30 ovos antes das incubações.
Como é a Incubação da Galinha D’angola?
É muito comum elas abandonarem os seus ninhos com os filhotes ainda pequenos. O que pode causar a morte de vários ou de todos eles, caso não sejam encontrados a tempo. Por isso, é mais recomendado chocar os seus ovos em galinhas, que cuidam melhor dos seus pintinhos. Se a quantidade de ovos for muito grande, a melhor opção é uma incubação artificial. A incubação de ovos de galinha d’angola dura entre 26 a 28 dias.
Se os pintinhos nascerem em chocadeiras, é melhor criá-los em criadeiras, conforme os pintinhos, com calor por cerca de 15 ou 20 dias. Após esse prazo, eles já podem ficar soltos. Daí, eles já começam a comer vermes e insetos. Para alimentá-los, pode-se usar a mesma alimentação dada para os pintinhos e para os frangos.
Quando são criados em confinamento, podem ser alimentados com a mesma ração que as galinhas e muito verde. Após 14 semanas, eles já pesam cerca de 1kg. Essa é a melhor época para vendê-los para corte.
Além de nos oferecer a sua carne e os seus ovos, a galinha d’angola também é vendida para criações ornamentais, cuja finalidade é guardar a propriedade e controlar pragas. É uma espécie que dificilmente fica doente. É muito resistente e pega peso com rapidez. Ideais para viverem em fazendas em sítios. A criação dessa ave é bem barata, pois ela não exige uma alimentação elaborada, cara. Ajudam no controle biológico do ambiente e consomem gafanhotos, insetos, lagartas de esterco de vaca, cupins, cigarrinhas de pastagens, formigas e até carrapatos.
Benefícios dos Ovos da Galinha D’angola
Os ovos da galinha d’angola possuem sabor semelhante aos ovos de galinha. Os ovos são boas fontes de nutrientes e proteínas. Além de aminoácidos, vitaminas A, B12, E, D, e K, folato e sais minerais. Além de nutritivos, ainda contribuem para aumentar a renda das famílias.