Salada De Tomate Com Pepino

Não é novidade para ninguém que uma alimentação saudável é a chave para ter uma saúde de ferro, não é verdade? Conhecemos bem os extremos onde as pessoas não conseguem ter uma alimentação sequer, bem como, também, as pessoas que possuem uma alimentação não regrada que irá prejudicar a sua saúde no futuro.

E, não é pra se assustar com essas constatações: existem diversos locais do planeta onde as pessoas sequer tem acesso a uma alimentação digna. Por outro lado, o número de fast foods têm crescido muito nos grandes centros, o que contribuí para que as pessoas, principalmente as que trabalham fora de casa, recorram a esses alimentos para poderem suprir suas necessidades alimentares. É uma forma mais fácil e rápida de se alimentar. Porém, não é o essencial.

Ou seja: podemos ver que, tanto o problema relacionado com a falta de uma alimentação adequada, combinado com o fato de uma alimentação gordurosa podem ser uma condição fatal para as pessoas. O que precisamos buscar é um ponto de equilíbrio entre esses dois extremos.

Regando a Salado com Azeite

Regando a Salado com Azeite

Um desses pontos de equilíbrio é, sem dúvida, a possibilidade de encontrar alimentos que, realmente, façam a diferença no prato do brasileiro. E isso é o tema do nosso artigo de hoje: iremos falar sobre um dos ingredientes preferidos de quem está de dieta: pepino e tomate. Além disso, iremos ensinar uma receita que será imperdível. Confira:

O Pepino e o Tomate

Algum dia você já deve ter topado com um pepino e um tomate em alguma refeição. Mas, o mais provável é que essa refeição tenha sido uma bela de uma salada. E, cá entre nós: uma salada que tenha pepino e tomate é uma salada bem refrescante, não é mesmo? Pois é. Os dois alimentos são conhecidos por apresentarem bastante água em sua composição.

O pepino é um fruto do pepineiro, sendo considerado um ótimo diurético natural e de grande ajuda para dissolver os cálculos renais. Por ser rico em vários tipos de vitaminas e minerais, como o potássio, ele ajuda a manter a pele mais jovial, pois ajuda a dar elasticidade para a pele, a deixando mais rejuvenescida.

Muito se fala sobrea origem do pepino, que se dá das áreas montanhosas da Índia e que, por conta de sua alta adaptabilidade, pode ser cultivado em regiões tanto tropicais quanto temperadas. O seu uso e seu cultivo é registrado desde a antiguidade em regiões da Ásia, da Europa e da África. O responsável por trazer o fruto para a América foi o colonizador Cristóvão Colombo. É um dos frutos com uma maior variabilidade de tamanho, cor e de sabor, fazendo frente a outros tipos de pepinos.

Ele pode ser consumido de várias maneiras: cru, sendo retirada somente a sua casca; sendo conservado como picles, em sopas quentes ou frias, entre muitas outras maneiras. Mas existem outros jeitos de aproveitar os benefícios do pepino: bater pepino com mel pode ser uma boa saída para as mãos ressecadas pelo uso de detergente, por exemplo.

Embora tenha várias vantagens, uma única desvantagem do pepino é que ele não pode ser consumido por pessoas que tenham problemas na bexiga. Além disso, é um vegetal bastante sensível, que pode perder todos os seus requisitos em pouco tempo. Por conta disso, deve ser conservado em geladeira, em sacolas com vários buracos para permitir a ventilação.

Salada de Pepino, Tomate e Abacate

Salada de Pepino, Tomate e Abacate

O Tomate

O tomate nada mais é do que uma fruta (sim, uma fruta) que é oriunda do tomateiro. Faz parte da família que também abriga os vegetais berinjela, pimentões e pimentas. É um dos “legumes” mais facilmente encontrados, bem como está sempre presente na mesa do brasileiro.

Sendo uma espécie oriunda da América Central e também do Sul, o tomate começou a ser utilizado nas receitas alimentares somente no México, e, depois, se espalhou o seu uso pelo mundo inteiro, quando os colonizadores das Grandes Navegações estiveram por aqui.

A primeira vez que se ouviu falar no tomate na Europa foi em 1595, quando os jornais da época começaram a destacar as descobertas que foram feitas pelos colonizadores nas novas terras encontradas.

O Tomate

O Tomate

Hoje, existem diversas espécies dela sendo cultivadas no mundo inteiro. Assim como pepino, existem muitas variações do tomate, incluindo diferença nas cores e nos tamanhos. Praticamente, todas essas variações são utilizadas com o viés culinário.

Receita de Salada De Tomate Com Pepino

Para você preparar a deliciosa receita de salada de tomate com pepino, você vai precisar de cinco tomates picados em cubos, um pepino fatiado, uma cebola picada, um pimentão verde picado, meia xícara de manjericão fresco picado, meia xícara de salsa picada, duas colheres de sopa de alho amassado, sal a gosto, pimenta do reino moída a gosto e duas colheres de sopa de vinagre do tipo vinho branco.

Para fazer a salada, basta somente misturar os ingredientes, tanto os vegetais quanto os temperos em uma saladeira, colocar na geladeira e esperar gelar antes de servir. Esse alimento pode servir como entrada em um almoço, por exemplo ou, até mesmo, ser parte da refeição principal.

Dicas

Esses ingredientes podem ficar ainda mais gostosos se for acrescentado trigo de quibe previamente hidratado na salada. Essa variação da salada é conhecida por “tabule”, sendo que é bastante conhecida nos países árabes. A combinação com os outros ingredientes proporciona um sabor único e refrescante.

Atenção com as compras relacionadas aos ingredientes: procure dar preferência aos orgânicos, que são mais saudáveis e não contam com os transtornos causados pelos agrotóxicos, que podem ser desde náuseas e tonturas a até câncer. Se você desconfia que algum produto tenha sido tratado com um agrotóxico, limpe-o bem antes de comer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Salada

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *