Os clássicos sabores de bolos nunca saem de moda, mas quando você tem a oportunidade de inovar em suas receitas, fazendo com que você e seus convidados possam desfrutar de uma receita saborosa e diferente, tudo acaba se tornando muito vantajoso.
Esse é o caso do bolo de abacaxi com creme belga, uma deliciosa receita que geralmente não é muito reproduzida, mas vai com certeza te surpreender!
Existem diversos tipos de massas de bolos, quando falamos sobre um bolo de abacaxi, e iremos hoje aprender algumas opções. O creme belga é muito saboroso, e seu preparo geralmente não é tão complicado.
O bolo de abacaxi com chocolate belga é uma ótima opção de doce para se saborear a todo momento, já em um lanche a tarde, no café da manhã, ou depois do almoço. Além disso, por ser uma receita considerada gourmet, muitas pessoas acabam fazendo o uso desse bolo para aniversários e ocasiões especiais. Uma ótima pedida!
Apesar de não necessitar de tantos cuidados e inspeções, algumas pessoas podem considerar seu processo de preparação, um tanto quanto trabalhoso. Porém, você só irá descobrir, se realizar a receita, e podemos garantir que o sabor do bolo de abacaxi com creme belga irá te surpreender!
Então vamos lá!
Ingredientes Para O Preparo Da Massa Do Bolo De Abacaxi Com Creme Belga
- Par realizarmos essa receita, iremos iniciar nossa lista de produtos com a necessidade de três ovos inteiros, ou seja, com a gema e a clara
- A quantidade de açúcar pode ser utilizada de uma forma muito pessoal, porém, a quantidade sugerida é cerca de duas xícaras de chá. O tipo de açúcar não é tão restrito, mas podemos dizer que o açúcar refinado muitas vezes pode ser mais interessante, já que não oferecerá riscos de mudar a textura do seu bolo, como pode acontecer com o açúcar cristal.
- Quanto a farinha de trigo, duas xícaras e meia serão suficientes para fazer com que a massa fique estruturada.
- O óleo de soja será utilizado na massa do bolo, oitenta mililitros do mesmo.
- Uma xícara de chá de coco ralado. O coco que será utilizado na massa do bolo muitas vezes pode ser encontrado já embalado em diversos comércios. Porém, a utilização de coco ralado fresco pode ser muito mais saborosa e vantajosa para o preparo e resultado final de sua receita.
- Uma xícara de chá de leite integral, ou cerca de duzentos mililitros serão suficientes.
- O fermento nessa receita pode ser considerado em maior quantidade do que estamos acostumados a observar em outras receitas de bolo, cerca de duas colheres de chá, cheias de fermento.
- Uma abacaxi inteiro, já descascado
- Uma xícara de chá de açúcar cristal.
Modo De Preparo Da Massa Do Bolo De Abacaxi Com Creme Belga
Para o preparo da massa do bolo, alguns passos são necessários a ser seguidos, e os mesmos serão essenciais para o satisfatório resultado final do bolo de abacaxi com creme belga.
O abacaxi que citamos acima, inteiro e já descascados deve ser então disposto sobre uma tabua de cortar frutas e então cortados em cubos pequenos. Após cortado, a uma xícara de açúcar cristal deve ser disposta sobre um recipiente, e então o abacaxi acrescentado juntamente com a mesma.
Mecha a fruta e o açúcar, e logo após em uma forma de aro removível com medidas de aro vinte e três adicione uma pequena quantidade de manteiga, espalhando sobre toda a superfície interna da forma.
Sequencialmente adicione uma pequena quantidade de farinha de trigo, e com o auxilio de suas mãos espalhe sobre toda a região interna da forma. Após unta-la adicione a mistura do abacaxi com o açúcar.
Em um outro recipiente quebre os ovos e transfira para um recipiente maior. A necessidade de se quebrar os ovos anteriormente antes de adiciona-los ao recipiente onde serão dispostos os demais ingrediente é necessário pela possibilidade de que os mesmos possam estar estragos ou com uma aparência desagradável. Com isso, você tem a oportunidade descarta-los caso seja esse o caso, sem que a os demais ingredientes sejam afetados, juntamente com o resultado de sua receita como um todo.
Após dispor os ovos em um recipiente maior, adicione o açúcar refinado. Misture esses dois ingredientes como auxilio de uma espátula. Sequencialmente adicione todos os oitenta mililitros do óleo de soja, juntamente com a farinha de trigo.
Para se adicionar a farinha de trigo aos demais ingredientes alguns passos devem ser seguidos. Inicialmente você precisa verificar se não existe algum tipo de pedra de farinha de trigo no meio da farinha. Sequencialmente, quando a farinha estiver sendo disposta sobre o recipiente uma peneira deve ser utilizada, onde a farinha deve ser disposta. Isso irá fazer com que a estrutura de sua massa fique mais fofa e lisa, já que possíveis pedras de farinha de trigo serão descartadas.
A adição da farinha de trigo é um passo muito importante na constituição da massa. Por isso, enquanto estiver derramando a farinha sobre o recipiente alterne com o leite, até que os dois estejam dispostos com os demais ingredientes. Ao intercalar o leite e a farinha de trigo, você estará fazendo com que a mistura dos ingredientes seja realizada de uma forma mais fácil já que todos os ingredientes estarão umidificados.
O leite nesse processo deve ser levado até o fogo, para que fique morno. O ultimo ingrediente na adição da massa deve ser o fermento, e por isso então adicione todo o coco ralado e sequencialmente o fermento.
Quanto ao fermento, muitas pessoas acabam utilizando o fermento biológico, e algumas outras pessoas o fermento industrializado. Como falamos de um preparo caseiro desse bolo, pode-se classificar que o tipo de fermento não terá tanta importância no desempenho do seu bolo, apesar disso, para fermento industrializados o fermento em pó de maior qualidade é sempre recomendável, já que poderá auxiliar no crescimento do bolo sem que ele fique com um aspecto pesado.
Conforme for adicionando os ingredientes, vá misturando todos. Ao final do processo adicione toda a mistura dos ingredientes sobre o abacaxi com o açúcar refinado, já disposto em uma forma.
O forno deve ser preaquecido em uma temperatura media de cento e oitenta graus, e logo após seu aquecimento a massa deve ser colocada no mesmo. Quanto ao tempo de preparo isso pode acabar variando muito com a qualidade seu forno, porém, em média quarenta e cinco minutos acabam sendo suficientes.
Apesar de ser um tempo tabelado, isso pode variar, e a supervisão da massa do bolo de abacaxi deve ser feita com frequência, afim de que ele não seja retirado do forno com um aspecto cru, ou que a massa acabe passando do ponto.
Após o preparo da massa, podemos partir para o preparo da receita do recheio desse bolo, o saboroso recheio de creme belga.
O creme belga é utilizado em muitas receitas, e é realmente muito saboroso. Por isso, a receita de seu preparo deve ser guardada, já que é possível que você precise utiliza-la algumas outras vezes, afim de rechear alguns outros tipos de bolos.
O creme belga geralmente utiliza alguns ingredientes clássicos, como leite condensado e baunilha. É muito visto no recheio de algumas tortas doces, alguns pães e bombas. Além disso, a utilização do creme de baunilha para rechear pavês e sonhos é muito bem-vinda.
Muitas pessoas acabam utilizando o creme belga como patê de sua receita pelo seu baixo custo, quando comparado a outros demais ingredientes que acabam sendo necessários em outros tipos de recheio. Apesar disso, o creme belga faz um grande sucesso pelo seu delicioso sabor!
Além disso, muitas pessoas acabam realizando a aromatização desse recheio, para que ele acabe fazendo ainda mais sucesso.
Ingredientes Para O Preparo Do Recheio Do Bolo De Abacaxi Com Creme Belga
- Uma caixa de soro de creme de leite fresco, ou cerca de duzentos mililitros do mesmo
- Meia colher de chá da essência de baunilha
- Uma colher e eia de sopa de amido de milho, a famosa maisena
- Quatrocentos mililitros de leite condensado, ou uma lata grande do mesmo
- Três ovos
- Uma xícara de chá completa com leite, em temperatura ambiente.
Modo De Preparo Do Recheio Do Bolo De Abacaxi Com Creme Belga
Para realizar o preparo desse saboroso recheio primeiramente iremos realizar sequencialmente mistura de todos os ingredientes. Então vamos lá!
Iremos iniciar nossa mistura com a disposição dos ovos sobre um recipiente. Essa é uma parte muito importante, já que nessa receita não iremos utilizar todo o ovo, ou seja, a clara e a gema do mesmo.
No recheio de creme belga, utilizamos apenas a gema dos ovos, e então essa separação deve ser realizada primeiramente. Após as três gemas estar separadas das claras dos ovos, poderão ser levadas até uma panela.
Não ligue o fogo nesse momento, já que iremos primeiramente realizar a disposição de todos os ingredientes, antes de leva-los de fato ao fogo.
Após isso, misture em uma xícara grande o leite na temperatura ambiente com o amido de milho. Ao realizar essa mistura antes de levar o encontro dos demais ingredientes, você acaba prevenindo que possíveis bolhas e caroços de amido de milho sejam formadas no processo de cozimento do recheio.
Após isso, adicione a mistura do leite com o amido de milho na panela, juntamente com as gemas dos ovos. Conforme for adicionando os demais ingredientes na panela realize a mistura de todos os ingredientes, para que fique mais fácil todo o processo de mistura dos ingredientes.
Os demais ingredientes devem então ser dispostos sobre a panela. Após isso, ligue o fogo e inicie então a mistura dos mesmos. A temperatura do fogo deve ser sempre monitorada, variando entre fogo baixo e médio.
O creme belga é uma receita que acaba necessitando de uma vigilância constante, já que suas chances de empelotar são grandes. Para evitar que isso aconteça, você deve mexer constantemente todo os ingredientes dentro da panela, mantendo tudo em uma temperatura agradável.
Caso a mistura comece a empelotar, você deve rapidamente desligar o fogo e mexer com muito empenho, até que os caroços sejam desfeitos. Após isso, o mesmo pode ser levado ao fogo normalmente, com a supervisão constante.
Mexa o creme até que ele atinja um ponto mais firme, ou seja, até que ele engrosse.
Após retirar o creme do fogo é necessário que o mesmo seja esfriado, para que não seja adicionado a massa do bolo quente e estrague toda a estrutura da massa do mesmo.
Dicas Para O Creme Belga
Existem algumas possibilidades de aromatização e personalização do creme belga que podem fazer com que o recheio de sue bolo fique mais saboroso, e iremos agora aprender algumas delas.
Na receita do creme belga, muitas pessoas acabam utilizando apenas a essência de baunilha, para dar um toque especial no recheio. Porém, existem opções que são capazes de fazer com que o sabor e cheiro do creme belga seja diferenciado. Esse é o caso de essências de rum, cafés e até mesmo chocolate. Você pode substituir facilmente então a essência de baunilha por qualquer uma dessas outras essências.
Além de essências, podemos também adicionar raspas de limão no creme belga e isso pode ser feito antes ou depois do creme ser levado ao fogo. A opção acaba sendo muito pessoal. Além do limão, a laranja pode ser muito bem-vinda.
Como estamos falando hoje sobre um bolo de abacaxi, ameixas acabam sendo extremamente saborosas e para que as mesmas possam ser adicionadas na composição e construção do creme serão necessárias apenas cerca de duzentas gramadas da mesma, porém as que são chamadas de secas. Elas devem ser adicionadas ao creme belga já cozidas, juntamente com açúcar.
Além disso, antes de serem adicionadas ao creme belga as ameixas com o açúcar após serem levadas ao fogo, devem ser processadas em um liquidificados, afim de que se transformem um tipo de creme.
Frutas frescas são também muito bem-vindas para que possam compor o creme belga, e morangos e mangas acabam sendo muito utilizados.
Obviamente como o bolo da receita de hoje é de abacaxi, adicionar pequenos pedaços de abacaxi na composição do creme belga acaba sendo muito vantajoso.
Bom, depois de aprender como preparar amassa do bolo, o recheio e dicas de como melhorar o aspecto e recheio do bolo creme belga, é hora rechear seu bolo.
Para isso, desenforme seu bolo, abrindo as laterais da sua forma. Você irá observar que os pedaços de abacaxi acabaram se concentrando no fundo da forma, e isso pode acabar fazendo com ao repartir seu bolo para recheá-lo fique tudo mais fácil.
Após recheá-lo monte novamente o bolo e sirva. Muitas pessoas acabam fazendo uma cobertura simples para que o bolo fique finalizado, utilizando o glace como principal ingrediente. Porém, você pode apontar para o bolo sem cobertura, alegando que a ideia do mesmo é relacionada o naked cake, um estilo de bolo que está muito na moda, e que acaba não utilizando de cobertura para sua finalização.
Para finalizar seu bolo de abacaxi com creme belga, você pode espalhar açúcar de confeiteiro sobre o bolo, afim de dar ao bolo um ar mais clássico.