Receita De Creme Belga Com Morango Para Bolo

Não podemos deixar de dizer que a culinária é um dos principais hobbies do ser humano. Isso porque a arte de cozinhar está intrinsecamente ligada com diversos fatores, principalmente os relacionados ao prazer em se alimentar com requinte e qualidade. Quem é que não gosta de saborear uma boa comida depois de um dia exaustivo de trabalho?

Pois bem. Devemos lembrar que nem sempre foi assim. Nós chegamos por aqui há milhares de anos atrás. Só que, como nem tudo é direto, nossos ancestrais passaram por diversas coisas antes de pegarem as “manhas” relacionadas à alimentação que temos hoje.

Como basicamente a dieta deles eram compostas de proteínas provenientes da carne, os humanos que aqui viviam se alimentavam caçando diversos tipos de animais, comendo a sua carne totalmente crua. Peixes e frutas também entravam no cardápio.

O Fogo

A descoberta de um elemento natural ajudou a mudar todo esse panorama: estamos falando do fogo. Quando o ser humano descobriu e conseguiu dominar o fogo em sua presença, o seu uso começou, necessariamente, como proteção, já que ajudava a afugentar os animais gigantes que os atacavam. Só mais tarde é que perceberam que poderiam usar o fogo para cozinharem a carne proveniente da caça antes de comer.

Esse simples processo, que para nós hoje é banal,  resultou em uma baixa no número de mortos por consumir carne com a presença de microrganismos que poderiam deixar o organismo doente, mas poderiam ser facilmente combatidos se a carne fosse cozida ou assada.

Atualmente, temos à nossa disposição uma série de equipamentos que podem nos ajudar a cozinhar e a preparar diversos tipos de alimentos, tais como o fogão, o forno, panelas, etc. Além das opções salgadas, também temos doces que podem ser preparados usando esses mesmos apetrechos. E, como um doce sempre melhora a vida de quem quer que seja, iremos ensinar, hoje, uma receita de creme para deixar o seu bolo ainda mais apetitoso: é a receita de creme belga com morango. Além disso, você vai conhecer um pouco da história dessa sobremesa que é o símbolo de um aniversário. Confira:

A Origem Do Bolo

O bolo é, de longe, uma das sobremesas mais esperadas de um aniversário. Podemos dizer que ele nada mais é do que uma massa tendo como base principal farinha de trigo e leite, mas que pode ser acrescido de outros tipos de ingredientes, tais como chocolate, grãos, entre muitos outros. Normalmente atribuído a datas festivas, como aniversários e casamentos, o bolo também é bastante consumido. Não muito comum, mas a massa do bolo também pode levar itens como batata, mandioca, entre outros tubérculos. Não se pode esquecer, também, do aglutinante, que, geralmente, fica a cargo dos ovos.

A origem do bolo é descrita como sendo n o Egito Antigo, onde os egípcios eram conhecidos por fazer pães “doces” utilizando xarope de frutas para poder conferir o gosto “diferenciado” ao pão. Além desse xarope, frutas secas eram adicionadas à massa, o que conferia uma personalização a mais ao pão. Mais tarde, na Grécia, o bolo foi aperfeiçoado, sendo uma das sobremesas favoritas de Nero, que venerava muito o doce.

Mas o bolo que conhecemos hoje só teve essa designação a partir do Renascimento, época essa que foi muito importante para a humanidade. Foi a partir daí que os ingredientes que utilizamos hoje começaram a ser empregados para a confecção do bolo. Repousa aí o fato de que os bolos passaram a ter um significado mais festivo.

De acordo com registros, o primeiro bolo de casamento, ricamente adornado e com muitos andares apareceu durante o casamento de Catarina com Henrique II, da França. A partir daí, o bolo virou tradição em casamentos reais, tendo passado também pela Alemanha, em 1568, no qual o bolo de casamento Guilherme de Baviera com Renata de Lorena tinha mais de três metros de altura.

A realeza britânica também aprecia muito a sobremesa. Durante o reinado da Rainha Vitória I, as festas com a presença de altos bolos com mais de 200 quilos eram muito comuns, fazendo a alegria dos convidados.

Creme Belga Com Morango Para Bolo

Para poder se deliciar com um creme belga com morango no seu bolo, você irá precisar dos seguintes ingredientes: duas gemas peneiradas, uma lata de leite condensado, duas medidas da lata de leite integral (usando a própria lata de leite condensado como medidor), uma lata de creme de leite, duas colheres (sopa) de amido de milho, três colheres de sopa de leite em pó, uma colher pequena de essência de baunilha, cerca de 200 ml de chantilly que já esteja firme e, por fim, morangos já picados a seu critério.

Como Fazer

Depois de juntar os ingredientes, é hora de ir para o fogão. Utilizando uma panela, misture as gemas peneiradas, o amigo de milho (já dissolvido no leite integral), o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó. Feita essa mistura, é hora de levar a panela ao fogo, mexendo sempre a mistura até que ela possa engrossar.

Depois de engrossar, desligue o fogo, pegue a colher de essência de baunilha e misture-a com o conteúdo da panela.  Depois disso, pegue uma tigela de vidro e transfira o creme da panela para essa tigela, cobrindo-a com plástico filme bem rente ao creme, com o intuito de não se formar película. Deixe descansar.

Quando o creme esfriar por completo (isto é, adquirir a temperatura ambiente), é hora de misturar o chantilly e, por fim, acrescentar os morangos que foram picados por você. Pronto! O seu recheio de bolo está pronto para ser empregado naquele bolo que você está querendo fazer.

Só lembrando que, acrescentar o morango é bastante opcional. Nesse caso, outras frutas, tais como abacaxi, kiwi, e outros também podem ser acrescidos. Essa receita de creme belga é bastante neutro, fazendo com que ele possa ser misturado com outros ingredientes, tais como outras frutas a sua escolha. Lembre-se que ele é um creme que deve ser mantido na geladeira depois de aplicado no bolo, para que mantenha a consistência até a hora de ser cortado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *