A trufa é um dos principais alimentos disputados por diversas pessoas quando o assunto é: doce. Diversas pessoa se pegam com vontade de consumir esse alimento no seu dia-a-dia, e muitas vezes o seu preparo pode ser feito de uma forma até simplificada.
Geralmente quando as trufas são comercializadas, algumas pessoas a recheiam com diversos tipos de ingredientes e doces.
O mais comum acaba sendo o clássico chocolate, que no fim se torna um brigadeiro, e assim pode rechear esse delicioso alimento.
Porém, existem outras opções como o preparo de mousses e até mesmo algumas caldas, que assim podem facilitar o processo de construção dessa receita, e bem como o seu preparo e degustação.
Em uma dessas vertentes de facilitação da receita de trufas, existe a possibilidade de fazer com que o recheio desse doce possa ser feito com sucos em pó, já que eles podem ao fim do processo de refrigeração, atingir a mesma consistência de um mousse feito a partir de frutas frescas.
A parte envoltória dessa alimento é basicamente constituída por chocolate derretido, geralmente com o acréscimo de algum tio de soro de leite fresco. O chocolate é uma grande fascinação na área da culinária, e a partir do mesmo, diversas receitas são possíveis de ser desenvolvidas.
O chocolate que compõe essa receita, bem como outras demais disponíveis no mercado, é originado da cultivação dos povos indígenas a séculos atrás. Apesar de ser de conhecimento quase que geral, o chocolate é proveniente de uma arvore chamada de cacaueiro. Essa arvore pode ser encontrada em diversos lugares no mundo, mas principalmente entre o México e a América Central.
O Chocolate
Apesar de não existir uma data concreta, sabe-se que os primeiros passos para o desenvolvimento do chocolate foram realizados por volta da época do período Olmeca.
Os primeiros passos de utilização do cacau, o fruto proveniente do cacaueiro segundos pesquisas foram destinados a produção de bebidas, e logo após isso, o cacau foi inserido como ingrediente na composição de certos alimentos da época.
Com o passar do tempo, e a mudança de cultura, o cacau foi descoberto de outra maneira. Com isso, a produção do chocolate acabou se tornando um grande negocio internacional, que move até hoje milhares de reais por ano.
Além disso, hoje é possível encontrar variedades de chocolate, seja pelo seu tamanho, utilidade e até mesmo cor. Além disso, a porcentagem de cacau presente na maioria dos chocolates hoje é considerada mínima, já que a necessidade de se fazer com que o sabor do chocolate seja mais acentuado, bem como um prolongamento em sua validade é quase que inevitável.
A partir disso, empresas especializadas na produção de alimentos mais saudáveis resolveram criar produtos para pessoas que desejem consumir o chocolate, mas que tenham um pouco mais de preocupação com os ingredientes presentes nas clássicas embalagens de chocolate. Para realizar esse feito, diversas empresas aumentaram a porcentagem de cacau presente no seu chocolate, e diminuíram outros ingredientes considerados mais nocivos à saúde.
Hoje, a maioria das pessoas que consomem esse chocolate, são pessoas que praticam esportes ou até mesmo apresentam uma dieta mais restrita, preservando assim positivamente sua qualidade de vida.
Mesmo com essas variações, o chocolate ainda é hoje um produto que desperta a vontade de muitas pessoas.
Em uma dessas variações de receitas disponíveis por esse alimento, as trufas aparecem com grande destaque. Elas geralmente são feitas de forma caseira, e muitas vezes é possível encontrar diversos vendedores ambulantes ou até mesmo estudantes de escolas e faculdades com seu recipiente lotado desses deliciosos doces.
Por ser um doce com um custo baixo de produção, diversas pessoas quando passam por problemas ou dificuldades financeiras acabam recorrendo a comercialização de trufas, como forma de arrecadar dinheiro para melhorar possíveis problemas.
A grande variedade de trufas é um dos maiores viés positivos desse alimento, facilitando assim o consumo por parte dos clientes de pessoas que investem nesse negócio. O preparo de trufas que levam em seu recheio suco em pó é muito comum, e hoje vamos aprender uma deliciosa receita de um mousse de limão feito com suco em pó, que poderá ser utilizado como recheio desse doce.
Trufa De Limão Com Suco Em Pó
O preparo dessa trufa é muito simples e pode até ser feito com outros tipos de sabores. Geralmente os mais utilizados são sucos em pó de laranja, limão, uva e morango.
A trufa de limão quando feita com o sumo da fruta fresca também acaba não tendo um processo de construção muito complicado.
O Preparo Da Trufa De Limão Com Suco Em Pó
Para a parte exterior da trufa, será necessário que a mesma apresente uma textura fina, mas consistente, para que a trufa não se quebre tão facilmente.
Às vezes, o processo de derretimento do chocolate pode ser considerado complicado para algumas pessoas, mas veremos hoje importantes dicas de como temperar seu chocolate e derrete-lo da maneira correta.
Caso o processo de derretimento do chocolate não seja feito quando o mesmo estiver no ponto, pode acontecer de que eu chocolate não satisfaça possíveis clientes, ou até mesmo, você.
Um dos passos muito importante é realizar de maneira correta a escolha do tipo de chocolate e qual marca será utilizada em suas receitas, já que isso tem grande interferência no resultado desses doces.
Apesar de existir diversos tipos e variedades disponíveis no mercado para que possam ser consumidos, alguns tipos desse chocolate podem fazer com que o processo de derretimento para que depois possa ser disposto em uma forma seja realizado de forma mais fácil e ágil.
Os chocolates chamados de fracionados são um exemplo claro dessa situação, já que o mesmo não apresenta necessidade de ser temperado. Um ponto negativo desse tipo de chocolate pode ser observado em seu sabor, já que diversas pessoas alegam que em termos de sabor, ele pode apresentar um ponto negativo quando comparado a outros.
Os chocolates chamados de hidrogenados não são recomendados para pessoas que pretendem realizar o preparo de trufas.
A temperatura acaba sendo também um importante fator, que pode afetar a qualidade final de seu produto. Isso é observado já que a temperatura é um dos fatores ideais para que o ponto de derretimento do chocolate seja atingido. Quando o chocolate acaba sendo submetido em uma temperatura errônea, o resultado final do seu chocolate acaba sendo desastroso.
Para que isso não aconteça, é importante que o chocolate seja derretido ainda em uma temperatura não muito alta, evitando que o mesmo acabe queimando. E para que isso não aconteça, o mesmo nunca deve ser derretido diretamente em contato com uma panela, que se encontra em contato também com o fogo. Esse processo só fará que o chocolate queime rapidamente e você pera toda sua receita.
O banho-maria é uma das opções mais consideradas nesse momento, e que acaba sendo muito vantajosa.
Seguindo os passos para que se tenha um chocolate derretido, com um bom sabor e aparência, a temperatura de todo o processo de derretimento não deve ser superior aos quarenta e cinco graus. Mas isso pode ser mudado, a partir de qual tipo de chocolate você está derretendo. Podemos pegar como exemplo o processo de derretimento do chocolate branco, o mesmo não precisa que sua temperatura no fogo ultrapasse a casa dos trinta graus.
Temperar O Chocolate
Um passo muito importante nessa receita deve ser realizado, caso o tipo de chocolate escolhido não seja o fracionado. O processo de temperarem consiste em mudanças bruscas na estrutura do chocolate, prevenindo que ao final ou no processo de construção de sua receita o mesmo acabe apresentando bolhas ou falhas em sua estrutura.
Para realizar o temperamento do chocolate, não será necessário tanto conhecimento na área da culinária, já que todo esse processo é considerado muito simples. Após o chocolate ser derretido, seja em banho-maria ou até mesmo no micro-ondas, o mesmo deve ser disposto sobre uma superfície já higienizada, de preferência de mármore. Quando esse processo for iniciado, o chocolate deve ser espalhado, para que se forme uma fina camada sobre a superfície.
A parte de dentro da pia, com estrutura de alumínio, deve ser evitada nesse momento, isso porque a quantidade de imunidade que ela acaba retendo, irá influenciar negativamente no temperamento e no resultado do seu chocolate, além de alterar consideravelmente o sabor do mesmo.
Caso sua cozinha não disponha de uma estrutura em mármore, uma outra opção considerada viável, pode ser alterar rápida, entre a temperatura do chocolate o transferindo de um banho-maria considerado quente, para um banho-maria gelado.
Para isso, será necessário um recipiente grande, com certa quantidade de água e gelo. Com isso, quando a água nesse recipiente já estiver gelada, o chocolate juntamente com sua panela devera ser inserido dentro do recipiente com água. Quando esse processo for realizado, haverá uma brusca mudança na temperatura do chocolate, e isso irá alterar sua estrutura e sabor de forma positiva, sendo chamada de temperamento.
Mesmo sendo um processo simples, existe a necessidade que o chocolate esteja sempre sobre supervisão, enquanto esse processo estiver acontecendo. Além disso, é muito importante que a mistura não fique parada, pois assim, ela será negativamente influenciada, pois sua estrutura irá acabar apresentando certo tipos de bolhas.
Mesmo com o processo de temperamento ativo do chocolate, o chocolate não irá endurecer, fazendo com que haja necessidade de o mesmo retornar para o processo de derretimento. Dessa forma, após tempera-lo, já é possível iniciar sua utilização como estrutura das trufas que você deseja fazer.
Principais Técnicas Para Derreter O Chocolate
O derretimento do chocolate é um processo considerado simples, porém, ainda existem algumas pessoas que acabam ficando na duvida sobre qual a melhor maneira de derreter seu chocolate, de acordo com sua marca, utilização ou até mesmo sabor.
Apesar de considerado simples, existem algumas pessoas om grandes chefs de cozinhas, que acabam tendo a disponibilidade de alguns equipamento e materiais que podem o auxiliar no processo de derretimento de seu chocolate.
Banho-Maria
O banho-maria é um dos clássicos modos de se derreter um chocolate, é um costume quase cultural, e muitas pessoas acabaram aprendendo esse processo, com ensinamentos de suas mães ou até mesmo avós. O banho-maria é considerado muito eficaz, e é o principal modo de se derreter chocolate quando o assunto são produções caseiras e necessidade de derretimento do mesmo de uma forma mais ágil e simplificada.
O chocolate para ser disposto em banho-maria, deve ser picado, para que seu derretimento seja feito de uma forma mais fácil. Após esse processo, é necessário transferi-lo para um recipiente que irá ficar sobre a água, e com isso o mesmo será derretido. Mesmo sendo um processo simples, é necessário que esteja sobre constante supervisão, e seja mexido a todo momento.
Derretedeira
Esse é um processo automático, e considerado mais fácil. Porem, para utiliza-lo, o cozinheiro terá que estar disposto a pagar um certo preço. Diferentemente do banho-maria, a Derretedeira é capaz de aumentar sua quantidade de derretimento de chocolate consideravelmente.
Esse processo pode ser muito positivo, já que assim, a produção das trufas irá ser facilitada de uma forma considerável. A Derretedeira é uma maquina desenvolvida especialmente para trabalhar com o derretimento de chocolate, e isso facilita e muito todo o processo.
Ingredientes Para O Preparo Do Recheio Da Trufa De Limão Com Suco Em Pó
Primeiramente vamos nos concentrar no preparo do mousse, que terá a função de rechear as trufas de chocolate. E para isso vamos precisar de alguns ingredientes específicos, para que possa ser possível se realizar um mousse básico de limão, com o suco em pó.
- Uma caixinha ou lata de soro de creme de leite. O soro tem a função de ajudar toda a consistência da receita a tomar forma, ou seja, ele fará com que a mistura do mousse fique mais firme, e aparente assim de uma forma mais específica com outros tipos de mousses.
- Suco de limão em pó, um pacote. Apesar dessa receita ser voltada para o preparo de uma receita de trufa de limão com suco em pó, para alterar o sabor do recheio da mesma, é necessário apenas alterar p sabor do suco em pó.
- Uma lata ou caixa pequena de leite condensado.
Modo De Preparo Do Recheio Da Trufa De Limão Com Suco Em Pó
Sobre um recipiente deposite o suco em pó de limão e o leite condensado. Misture os dois até que o lite condensado tenha se integrado a solução em pó.
Após esse processo transfira a mistura até um liquidificado e adicione então o soro de leite.
Bata todos os ingredientes até que a mistura tenha ficado homogênea. Sequencialmente devolva a mistura ao recipiente utilizado para a primeira mistura, cubra-o com o auxilio de um papel filme, e leve até a geladeira.
Deixe a mistura lá por cerca de quatro horas, ou até a mesma ficar com uma consistência mais firme. Após isso, retire da geladeira e recheia a trufa.