Qual a Forma Correta de Usar o Espinafre?

Uma alimentação saudável é muito importante para que o corpo possa se recuperar dos diversos processos químicos a que ele está submetido dia após dia, tanto internamente quanto externamente ao corpo. Por conta disso, é necessário que legumes, verduras, frutas, hortaliças e diversos outros alimentos naturais devem fazer parte da rotina de alimentação de todas as pessoas.

E nós sabemos muito bem nem todo mundo possuí condições de manter uma alimentação mais saudável todos os dias, justamente por causa do nosso cotidiano que é bastante conturbado e que não permite que nós possamos desfrutar de um momento só nosso.

Felizmente, os hábitos nutricionais estão em constante mudança: a era fit está chegando cada vez mais para as pessoas, que estão abandonando velhos hábitos que eram e ainda são muito prejudiciais para a saúde da população. O consumo de refrigerante, por exemplo, que era uma coisa quase que sagrada para a maioria das pessoas, está sendo trocado por alternativas mais saudáveis, como sucos.

E, em se tratando de verduras para consumo, um que está sempre presente na mesma do brasileiro é o espinafre. Só que, mesmo sendo comum por aqui, muita gente não têm uma ideia concreta de como utilizar corretamente esse alimento para poder aproveitar tudo o que ele oferece. Aqui, serão dadas algumas dicas de como utilizar o espinafre na alimentação cotidiana, bem como, também, o que é o espinafre e seus benefícios ao incluí-lo na dieta.

O Espinafre

O espinafre nada mais é do que uma erva que têm origem no centro e no sudoesta da Ásia, sendo considerada uma planta anual, ou seja, que cresce uma vez por ano. Porém, existem algumas espécies que conseguem florescer até duas vezes anualmente. É uma planta considerada resistente, já que ela pode sobreviver em temperaturas mais baixas, típicas de países com um clima mais temperado.

Talvez, uma das formas mais famosas de conhecer o espinafre para muitas pessoas foi quando o alimento foi introduzido no desenho estadunidense “Popeye”, onde o carrancudo marinheiro ingeria uma latinha de espinafre e, com ele, ficava muito forte para poder enfrentar todos os seus inimigos.

Popeye Comendo Espinafre

Popeye Comendo Espinafre

Muitos, inclusive, acusavam o desenho de controvérsia, no qual incentivava o consumo de maconha, já que Popeye, ao ingerir o espinafre, mas com que ele seja consumido por meio do cachimbo, o que segundo acusadores, seria uma apologia à erva que é caso de debate em todo o mundo.

Os Benefícios do Consumo de Espinafre

Nem é preciso fazer muito mistério sobre como é benéfico ao organismo a ingestão do espinafre. A erva consegue concentrar uma grande variedade de nutrientes e vitaminas que irão deixar o nosso sistema imunológico muito mais forte, bem como, também, irá beneficiar diversas outras partes do nosso corpo.

Não é à toa que o espinafre é categorizado como o alimento mais nutriente que se têm notícia, já que ele, além do alto valor nutricional, é o que menos apresenta calorias, sendo indicado para quem está com restrições alimentares para poder perder peso. Só para você ter uma ideia, uma xícara de café de espinafre têm apenas 40 calorias ao total. A quantidade de proteínas presente no espinafre é muito maior do que as que estão presente em outras hortaliças, o que faz com que ela seja a preferida na hora da compra. Isso sem contar, também, a grande quantidade de fibras que o espinafre tem: é muito recomendado para quem tem problemas em evacuar regularmente, já que ele ajuda a promover uma limpeza profunda no trato intestinal, ajudando a regularizá-lo. Além disso, uma xícara de café de espinafre  contém o total de manganês que o seu corpo precisa diariamente.

O espinafre é muito rico em ferro, sendo muito importante esse elemento para o sangue, evitando doenças como a Anemia. E, em se tratando de vitaminas, o espinafre é cheio deles: as vitaminas A, do complexo B, C, E e K estão presentes na hortaliça, fazendo com que o seu consumo diário seja incentivado justamente por isso.

Além de ser pouco calórico, o espinafre também ajuda a fornecer bastante energia para o corpo, permitindo que ele possa fazer suas atividades diárias com muito mais vigor e sem se cansar mais facilmente. Além de ser um grande amigo do coração, agindo para melhorar a situação cardiovascular, os flavonoides presentes no espinafre contribuem para evitar a propagação de células cancerosas no corpo, evitando que os que consomem regularmente a planta desenvolvam algum tipo de cancro.

Qual A Maneira Correta de Consumir o Espinafre?

O espinafre é uma folha verde. E, assim como as diversas folhas verdes que estão disponíveis para o consumo das pessoas, ela pode ser preparada de diversas maneiras. Só que, para que grande parte das proteínas possam ser absorvidas pelo organismo, é muito importante que o espinafre seja consumido juntamente com alguma fonte de gordura. Nesse aspecto, refogar o espinafre com um fio de azeite é uma forma saudável de consumir o espinafre levando em conta a gordura do azeite que em geral é boa.

Uma outra forma de deixar o espinafre ainda mais apetitoso é fazer com que ele seja refogado com o azeite e com um pouco de alho e sal, se você não gostar do seu sabor “in natura”. É recomendado que o espinafre seja sempre cozido, afim de eliminar os não nutrientes que existem em sua composição.

Muitas vezes, também, o espinafre é colocado juntamente com outros pratos, como omeletes. Também é uma forma mais diferente de consumir a hortaliça. Só que, deve-se lembrar que, para que o espinafre possa ter a eficácia que ele carrega é necessário sempre que ele esteja acompanhando de alimentos saudáveis, para potencializar as suas vantagens.

Todos já devem ter ouvido que cozinhar as verduras e legumes por muito tempo acaba por fazer com que eles percam várias de suas vitaminas e proteínas. Dessa maneira, uma opção é fazer o espinafre cozido a vapor. Dessa maneira, você consegue eliminar tudo aquilo que não é bom no espinafre e, ao mesmo tempo, aproveita tudo o que ele pode oferecer de bom ao organismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Salada

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *