Receitas de Perdiz

É impossível encontrar alguém no mundo que não goste de comer. Se alimentar saudavelmente e, ainda, poder comer coisas gostosas é sempre a vontade de muita gente, principalmente se essa alimentação for o almoço. Ah, aí a satisfação é mais do que garantida. Isso porque o almoço é uma hora feita especialmente para poder descansar, rever pessoas queridas, enfim. Fazer uma pausa e, claro, acompanhado de uma deliciosa refeição, podendo ser composta por uma alimentação salgada e, também, doce.

Só que, nós sabemos também que, atualmente, é bem difícil dispormos de tempo para poder realizar essas extravagâncias: afinal, estamos falando de ter uma ou duas horas reservadas para o almoço, coisa que, em muitos empregos, é inexistente. Por conta dessa inexistência, muitas pessoas acabam se rendendo a uma alimentação sem regras, o que pode acabar fazendo com a pessoa fique com diversas doenças, como a obesidade, que é um dos maiores problemas do século XXI.

Embora tenhamos pouco tempo para podermos apreciar uma alimentação mais demorada, muita gente ainda não abre mão deste momento para si. Nesse caso, elas preferem ter um tempo para poder cozinhar e, assim, saborear com calma um belo prato. Nesse artigo, iremos ensinar a vocês a como preparar uma perdiz assada, bem como, também, dar dicas de acompanhamento para essa proteína. Vamos lá?

A Ave Perdiz

A Ave Perdiz

O Perdiz

O Perdiz nada mais é do que uma espécie de galináceo que está presente em vários locais do planeta, sobretudo no Brasil. Pode ser confundida, facilmente, cum uma galinha, porém é bastante reconhecida por ter um tamanho mais diminuto que a sua “parente”. Ela pode chegar a medir entre 38 a 45 centímetros, tendo o macho um peso entre 800 e 920 gramas, e, a fêmea, podendo pesar mais de um quilograma. Assim como as outras de sua espécie, ela não pode empreender altos vôos, sendo relegado a ela apenas vôos curtos e rasos para poder escapar de predadores, por exemplo. Esse voo pode ser descrito como um salto realizado antes, com um impulso e, assim, consegue planar por um período de tempo curto. Vale ressaltar que o perdiz só consegue fazer isso três vezes antes de se cansar e retornar novamente para o solo.

A cabeça do perdiz, principalmente, dos machos, é  adornado com uma crista colorida, que é uma “arma” para atrair a fêmea para o acasalamento. No caso das fêmeas, essa crista é de cor preta. O pescoço do perdiz é mais escuro que o resto do corpo, denotando várias cores e deixando-o como um animal bonito de se admirar. Diferente de outros animais,  o perdiz é considerado solitário, somente se reunindo com outro par para poder realizar o acasalamento.

A voz dos perdizes é diferente do das galinhas, nos quais os sons emitidos, principalmente pelas fêmeas, se reserva apenas para proferir pequenos piados. A alimentação dos perdizes é bastante variada, tendo como pano de fundo remexer a terra atrás de pequenos invertebrados, grãos, tubérculos e outros tipos de raízes. Às vezes, pequenos roedores podem fazer parte da alimentação dos perdizes. Quando nascem, os perdizes apresentam grande quantidade de proteína, o que evidencia o seu rápido e notável crescimento. Uma das suas características é uma dependência mínima da mãe depois que nasce, tendo plena capacidade de sair a procura do seu próprio alimento.

A reprodução da perdiz se caracteriza na postura de ovos feita pela fêmea, em um ninho especialmente preparado pelo macho, gerando sendo construída num buraquinho feito na Terra, decorado com palhas e folhas secas. Depois que a fêmea posta os ovos, o dever de chocá-los fica com o macho, cujo trabalho pode se estender por mais de 21 dias.

Perdiz Assada com Legumes

Perdiz Assada com Legumes

Receita de Perdiz Assado

Confira, a seguir, uma receita de perdiz assado para você poder arrasar com sua família ou seus amigos.

Para poder fazer a receita, você vai precisar de quatro perdizes, quatro dentes de alho, duzentos gramas de bacon fatiado, pimenta do reino, louro em pó, sal e três copos de vinho.

Depois de selecionar esses ingredientes, é hora de lavar os perdizes e reserva-los. Depois disso, prepare uma “marinada de vinho”, acrescentando o próprio vinho, o louro, o sal, o alho, a pimenta do reino e, depois, deixe que as perdizes descansem nesse marinado por, pelo menos, seis horas.

Depois desse período, envolva as perdizes com as fatias de bacon, cuidando para que ela possa ficar completamente embrulhada. Feito isso, é hora de embrulhar cada ave em um papel alumínio (podendo utilizar folha de bananeira ou folhas de couve). Feito isso, pode levar ao forno. Em temperatura média, cuide sempre para que a perdiz não fique queimada, virando sempre as aves. Para saber se seu assado está pronto, pegue um palito e espete na carne. Se ela não sangrar, significa que está no ponto, para ser servida com arroz e uma salada de batata. Se sangrar, é sinal de que é necessário esperar mais um pouco para poder apreciar essa delícia.

Lembrando que as perdizes tem grande concentração de proteína em sua carne,  assim como o frango. Sendo, portanto, uma carne magra e leve, ótima para a sua dieta. Claro que, tal receita, pode configurar um pouco mais de “gordura” para a perdiz, por conta da presença de bacon e do vinho. Porém, uma escapa de vez em quando não faz mal a ninguém, não é mesmo? Desfrute! Tirar um dia para cozinhar para si é uma das dádivas mais legais que existem, além de ajudar você a relaxar.

Perdiz Assada - Receitas

Perdiz Assada – Receitas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *