Batata Curtida Para Festa

A Culinária é uma coisa que sempre vai estar na vida de muita gente, não é mesmo? Afinal, é por meio dela que nós garantimos a nossa sobrevivência nesse planeta. Quem diria que, depois de um tempo, nós iríamos evoluir e ter habilidades tão incríveis a ponto de transformar diversas coisas em uma comida saborosa? Pois é. Foram anos e anos de muita evolução, paciência e, claro, conhecimento.

Mini Batatas Recheadas e Assadas

Mini Batatas Recheadas e Assadas

Nossos ancestrais, como você já deve conhecer, não tinham à disposição muitos aparados que justificavam uma alimentação mais equilibrada, digamos, assim. O que era disponível naquela época era carne, de animais que eram caçados e, também frutas. No início, a carne era consumida crua, assim como a maioria dos animais selvagens fazem hoje. Foi depois que o fogo foi descoberto, é que a carne passou a ser cozida antes de comer. Esse processo ajudou muito em manter a sobrevivência humana, já que ajudou a exterminar diversos tipos de bactérias que poderiam estar alojadas dentro da carne.

Nesse sentido, muito tempo se passou (muito, mesmo), até que o ser humano começasse a dar conta de que era, sim, possível se fixar em um local (eram nômades, vagando sempre de região em região assim que o alimento não ficava disponível mais), podendo plantar seus próprios alimentos, bem como, também, domesticar animais selvagens que também poderiam servir como fonte de alimentação, entre muitas outras coisas.

Foi a partir dessa sedentarização do ser humano que a sociedade começou a se formar, de fato. E foi aí, também, que grande parte das receitas que conhecemos hoje começaram a ser praticadas, levando muito tempo para poderem atingir à perfeição e serem reproduzidas até hoje. No caso, muitos acreditam que a maioria das nossas receitas são antigas, sendo poucas as que foram criadas recentemente. Isso porque, para que uma receita seja criada do zero, é esperado que ela tenha uma base em uma outra receita que já fora previamente feita.

E hoje, como estamos falando de assuntos alimentícios, nada melhor do que ensinar uma receita de batata curtida para aquela hora da festa ou para um encontro entre amigos. Além disso, iremos falar um pouco sobre um dos tubérculos mais importantes para a alimentação dos brasileiros: a batata.

Batata Sauté Simples

Batata Sauté Simples

A Batata: Sua Importância

Como já dito anteriormente, o ser humano demorou alguns milhares de anos para poder perceber que era possível plantar e colher a sua própria comida. Nessas descobertas, ele acabou notando que algumas raízes poderiam ser consumidas, como a mandioca. Percebeu também, que outros frutos que brotavam na terra também poderiam ser direcionados para alimentação, como é o caso da batata.

As batatas, como as conhecemos hoje, são uma espécie de tubérculo, que pertence à família das solanáceas. Como todo bom tubérculo, ela nasce e se desenvolve embaixo da terra, podendo atingir um comprimento que pode ser de sessenta a, até mesmo, cem centímetros, dependendo da espécie que é cultivada.

A Sua Origem

A origem mais aceita da batata é que ela surgiu na América do Sul, tendo sido cultuada pelos andinos há mais de oito mil anos atrás. Mas foi através das mãos dos Incas, que desenvolveram técnicas avançadas de cultivo, que fizeram com que a batata fosse mais popularizada. Tamanha era a tecnologia envolvida na plantação de batata, que, naquela época, os incas contavam com, até mesmo, sistemas modernos de irrigação – até hoje, diversos países tem problemas com irrigações que são falhas, principalmente em questão de economia de água, embora vários movimentos estão buscando soluções para esse tipo de problema – o que impressionou os espanhóis que aqui chegaram ( e chegaram lá, também).

Os Europeus

Com a batata, os espanhóis acharam interessante levar exemplares da batata para serem cultivados na Europa. A batata nãos foi somente aceita, como virou o principal ingrediente da alimentação dos europeus. Tamanha a dependência que se formou através do tubérculo que, quando uma grave crise agrícola afetou o continente, por conta de pragas na plantação, muitas pessoas acabaram morrendo de inanição, por conta de que a batata era o principal alimento diário de tais pessoas. Segundo dados, a batata é, hoje, o quarto tubérculo mais consumido em todo o planeta, principalmente no Brasil.

Receita de Batatinhas com Azeitonas

Receita de Batatinhas com Azeitonas

A Batata e a Saúde

A batata é, ao mesmo tempo, ajudante e vilão em uma dieta onde se queira perder peso. Isso porque, o amido é o principal carboidrato que compõe a batata. E, se consumida em excesso, pode fazer com que o indivíduo ganhe peso. No entanto, para a alegria das pessoas, existe uma espécie de batata que tem a carga de carboidrato mais baixa: estamos falando da batata doce, a preferida dos que buscam ter um corpo mais saudável.

Ela é utilizada, principalmente, por atletas ou pessoas que frequentam academia, por ser um alimento com baixos teores gordurosos e que, ao mesmo tempo, fornecem uma energia absurda ao corpo humano, para que ele consiga se manter durante o dia. Muitos que buscam um corpo mais saudável, costumam combinar os carboidratos obtidos com a batata doce com o frango, que é uma carne com proteínas mais magras, para potencializar ainda mais a sua dieta.

Os Produtores

O maior produtor do tubérculo é, atualmente, a China, que detém, junto com a Índia, mais de um terço da produção mundial de batata. Assim como as outras culturas, a batata também sofre com problemas relacionados à pragas e fungos, fazendo com que os cientistas e pesquisadores quebrem a cabeça para poder encontrar soluções mais eficazes contra esses insetos.

A importância da batata foi retratada em um filme de 2015: Perdido em Marte, baseado no livro de mesmo nome do autor americano Andy Weir. Fala sobre Mark Watney, um astronauta que é dado como morto em uma missão no planeta vermelho, mas que acaba sendo abandonado à própria sorte na superfície de Marte, devendo ele, então, buscar meios de sobreviver nesse local inóspito. E, uma das providências que o botânico tomou era de cultivar sementes de batatas que ele havia levado para Marte com o intuito de tentar cultivar o tubérculo.

Para conferir a receita de batata curtida para a sua festa, confira o link a seguir:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Petiscos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *