Receita De Codorna Ao Molho De Tomate

Não é novidade para ninguém que a culinária faz parte da vida das pessoas desde muito tempo. Na verdade, a alimentação bem feita é muito importante para que a nossa saúde seja sempre forte e não seja atingida caso algum problema aconteça, como um resfriado, por exemplo. Se a nossa alimentação não estiver correta, é bem provável que nossa saúde pereça por conta de um simples resfriado que pode ser curado automaticamente pelo nosso organismo.

Antigamente, o ser humano não tinha toda essa tecnologia disposta a ele para poder cozinhar os mais variados pratos existentes hoje na culinária mundial. Ao invés disso, o que ele tinha a sua disposição eram apenas o fogo, elemento que ajudou o ser humano a sobreviver, bem como, também, os animais e plantas que poderiam ser ingeridos, o que causou uma grande revolução no sentido de se alimentar.

A Alimentação Antes

Isso porque, antigamente, o ser humano não dispunha de muita criatividade para poder se alimentar. Dependendo principalmente da proteína animal, os nossos ancestrais realizavam a caças de animais selvagens que poderiam fazer a diferença em se tratando de alimentação e nutrição. Quanto à forma de comer, o mesmo era realizado da seguinte maneira: os seres humanos caçavam e já devoravam a sua presa, para evitar que outros animais disputassem com eles a caça já morta.

O Fogo

Com o passar do tempo e com a descoberta do fogo, já era possível para eles poderem cozinhar a carne que eles caçavam. Esse simples procedimento aumentava o sabor da carne e, por sua vez, ajudava os seres humanos daquela época a sobreviverem mais, já que as carnes cruas costumavam conter diversos microrganismos que poderiam afetar seriamente a saúde dos seres humanos.

Pode-se dizer, sem sombra de dúvida, que o ser humano tem capacidade de transformar tudo em sua volta. E isso é uma coisa boa, pois ajuda a todos a sobreviver cada vez mais tempo, mesmo com os diversos acontecimentos (naturais ou artificiais) que a vida humana presenciou com o passar dos anos.

E, já que estamos falando de culinária, que tal aprendermos uma receita de dar água na boca para poder fazer nessa semana, hein? Nesse artigo, iremos falar sobre uma ave que não costuma aparecer muito no cardápio dos brasileiros: estou falando da Codorna. Além disso, você vai aprender como cozinhar um delicioso ensopado de codorna ao molho de tomate. Vamos lá?

A Codorna

A codorna nada mais é do que uma ave bastante conhecida dos humanos, sendo um parente bem próximo da galinha que conhecemos hoje. Originalmente surgida na Europa, a codorna chamava muito a atenção não por conta de sua carne ou por outra coisa. Mas, sim, por conta de seu canto, que era bastante suave, fazendo que ela fosse cruzada de várias maneiras até chegar a um cruzamento eficiente e que pudesse fazer que ela fosse viável comercialmente. Esses experimentos ocorreram tanto na Europa quanto no Japão.

Obviamente, os experimentos retornaram resultados bastante positivos para aqueles que desejavam uma maior produção dessa ave. Logo, ela pôde ser exposta em vários tipos de feiras e locais de vendas de aves, tanto para poder criar quanto para consumi-la.

Depois de muitos anos de adaptação, a codorna se transformou em uma ave que é de grande docilidade, o que favorece e muito a sua cria pelas pessoas.

O seu consumo alimentar também não é muito grande: durante os seus primeiros quarenta e cinco dias de vida, a codorna pode consumir o equivalente a um quilo de ração, sendo que o peso máximo de uma codorna adulta é de 100 a 120 gramas.

É uma ave com uma carne bastante proteica, além de ter outras qualidades bastante interessantes para a nossa saúde. O seu sabor é bastante marcante, o que faz algumas pessoas sempre preferirem consumir a ave do que uma galinha, por exemplo.

Ensopado de Codorna Com Tomate

Para você poder preparar o delicioso ensopado de codorna com tomate, você vai precisar de: sal e pimenta a seu gosto, quatro codornas limpas, quatro colheres de sopa de óleo, uma cebola picada, um tomate maduro que já esteja sem sementes e sem pele picado, uma folha de louro, uma colher de chá de molho inglês e quatro dentes de alho picados. Para você cozinhar a polenta mole, precisará de uma pitada de sal e uma xícara de chá de fubá mimoso.

Ensopado de Codorna Com Tomate

Ensopado de Codorna Com Tomate

Depois de juntar os ingredientes, é necessário que você tempere as codornas com o sal e a pimenta, deixando de molho nesse tempero por uns 20 minutos. Reserve. Depois, aqueça o óleo em uma panela bem funda, refogando a cebola até que ela fique transparente. Adicione o alho e o frite até que ele doure.

Depois disso, coloque as codornas na panela e as frite até que elas possam dourar de ambos os lados.

Em seguida, adicione o louro, o molho inglês, um pouco de água e o tomate. Mexendo bem, deixe as codornas cozinharem em fogo baixo, com a panela já tampada, mas mexendo de vez em quando. Se, antes de o cozimento a água começar a secar, adicione mais.

Polenta

Polenta

Para poder fazer a polenta, leve ao fogo uma panela que já esteja acrescida com um litro de água. Na hora que a fervura começar, junte o fubá que deve estar previamente dissolvido em água fria e sal.

Depois disso, cozinhe em fogo baixo, não deixando de mexer em nenhum momento, até que ela comece a se soltar da panela (processo que pode levar trinta minutos).Depois disso, coloque a polenta em um recipiente para ser servido junto com o ensopado de codorna. Bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Receitas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *