Não é novidade para ninguém que a culinária é um dos dons mais interessantes do ser humano. Prova disso é que, depois de muitos anos, nós ainda continuamos a inovar em nossos pratos, buscando sempre o equilíbrio de sabores para que o nosso paladar sinta prazer ao degustar uma deliciosa sobremesa, por exemplo.
Durante milhares de anos, os nossos ancestrais que perambularam pela superfície do nosso planeta sobreviviam apenas da caça, da pesca e da coleta, não se importando muito com as sensações por trás disso. Nesse sentido, não existia tecnologia suficiente para cozinhar as coisas. Mas, isso nem faria diferença, pois naquela época o ser humano tinha apenas um objetivo: sobreviver.
A descoberta do fogo foi uma página muito importante para a vida do ser humano, já que, a partir dele, ele conseguiu sobreviver e, assim, se proteger dos problemas naturais e de animais grandes que por ventura poderiam aparecer.
Desde sempre, nós tivemos apreço pelas comidas doces, já que esse tipo de alimento nos deixa feliz e, também, bastante alertas, por causa dos níveis de açúcar presentes. Todos sabem que o uso exagerado de açúcar pode causar diversos problemas de saúde, como a diabetes. Mas, de vez em quando pode, né? Então, vem aprender com a gente a fazer um delicioso bombom de uva na travessa!
A Uva – Uma Fruta, Muita História
Desde muito tempo, desde que o ser humano conseguiu entender qual era a sua função no planeta, ele usa tudo que a natureza proporciona a seu favor. Podemos atestar isso com a aplicação de várias coisas naturais em nosso dia a dia, tais como o uso do ar para geração de energia (através dos parques eólicos) a transformação da madeira em papel, enfim. Diversos são os casos onde o ser humano molda a natureza em seu interesse.
E, em relação a sua alimentação, isso não poderia ser diferente. Tudo o que nos é ofertado em alimentos é proveniente de alguma parte da nossa natureza. E, em se tratando das frutas, isso também não seria diferente por conta da importância que ela tem em nossas vidas: elas no fornece uma grande quantidade de minerais, de aminoácidos, de fibras entre outros grandes benefícios que elas nos proporcionam.
A Uva é uma dessas frutas, sendo uma das mais antigas que o homem conhece. Isso porque, com ela, se consegue fazer absolutamente tudo: desde consumir ao natural até a fazer outros tipos de produtos, sendo que o principal é, sem dúvida, o vinho.
Definição
Em uma definição geral, a uva nada mais é do que o fruto da videira, que é uma planta bastante conhecida por conta de seus troncos retorcidos e ramos bastante flexíveis. Podemos dizer que a origem da videira é asiática, no qual a videira é comumente criada em ambientes com clima temperado, o que justifica a origem asiática da fruta.
Lembra que foi dito que a uva é uma das frutas mais antigas que o homem utiliza? Pois bem. Isso foi dito porque o processo de fabricação do vinho é um dos mais antigos, bem nos primórdios que os humanos começaram a se organizar, realmente, como uma civilização dotada de diversos segmentos. Pesquisas históricas indicam que a produção do vinho aconteceu em larga escala no Egito e em regiões da Ásia Menor durante o período que eles chamam de neolítico. Nessa mesma época, os seres humanos tinham aprendido a cultivar alimentos (começava aí a agricultura) e, também, domesticar animais (sendo o gado o primeiro a começar a ser criado). Um outro ponto nesse momento era o desenvolvimento do artesanato por parte dos seres humanos, que passaram a usar cerâmica em suas produções, bem como, também, fazer cerâmicas (como vasos para armazenamento).
Vinho
Segundo os historiadores, a uva teve seu cultivo iniciado há mais de oito mil anos atrás, na região do oriente médio. A obtenção do vinho, nesse sentido, não foi tão difícil, pois um dos primeiros microrganismos conhecidos pelo homem era justamente a levedura, encontradas em pães e sendo a responsável pela fermentação da massa e, por consequência, fazer a massa crescer, era encontrada de forma espontânea na casca da uva, deixando ainda mais fácil para esse processo da fermentação alcóolica do vinho. Os primeiros vestígios de vinho tinto foram encontrados em sítios arqueológicos na Armênia, que é um dos locais conhecidos por ter um dos melhores vinhos do planeta.
Bombom de Uva na Travessa
Para fazer o bombom de uva na travessa, você vai precisar de um cacho de uva do tipo Thompson, duas latas de leite condensado, uma caixa e meia de creme de leite, uma colher de sopa de margarina e aproximadamente duzentos gramas de chocolate meio amargo.
Depois de conseguir os ingredientes, é hora de colocar a mão na massa: lave as uvas, seque-as bem e deixe-as reservadas. Depois disso, pegue uma panela e acrescente o leite condensado e a margarina e leve ao fogo, desligando depois que a mistura começar a desgrudar do fundo da panela (importante ficar mexendo com uma colher até que isso aconteça). Depois que essa mistura esfriar, adicione meia caixinha de creme de leite e reserve.
Depois disso, em outra panela, quebre o chocolate que você reservou e, em banho maria, leve esse chocolate ao fogo baixo, até que ele derreta completamente. Uma sugestão é usar chocolate amargo nessa receita. Depois disso, acrescente o creme de leite e misture bem.
Em seguida, pegue um refratário e adicione o creme branco feito primeiramente. Depois, acrescente as uvas e jogue o ganache de chocolate sobre elas. Coloque na geladeira por três horas e pronto! Se delicie.