Culinária Brasileira

A culinária brasileira, como a cultura e os hábitos, são divididos da seguinte maneira: Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul, Sudeste.

Nordeste

Os estados que compõe o nordeste, com exceção da Bahia, a primeira refeição do dia são pratos suculentos como bolos de macaxeira, queijo coalho, tapiocas, canjicas.
A alimentação base dos nordestinos é o arroz e o feijão.
As hortaliças mais consumidas são: mandioquinha, mandioca, abóbora, inhame e maxixe;
As frutas são: goiaba, carambola, caju, manga, graviola, jaca.
Os doces são: rapaduras, doce de jaca, quebra-queixo e doce de banana.
Os pratos mais consumidos no dia-a-dia do nordestino são: galinha ao molho pardo; buchada de bode; baião-de-dois; maria-isabel; tapioca.

Bahia:

a culinária baiana continua impondo sua tradição e características. Existem pratos que surgiram na união de ingredientes locais, tornando-os tradicionais como o famoso, quindim que recebe o côco, toque de originalidade da baiana.
São por suas características, que a culinária baiana é diferenciada das demais nordestinas, apesar de terem algo em comum, o gosto por preparações com sabores quentes e fortes, como leite de coco, pimenta, azeite de dendê, coentro, miúdos e pimentão.

Culinária Brasileira

É uma culinária em que as religiões afros estão ligadas,que algumas iguarias são feitas como oferendas.O tabuleiro da baiana com seus vatapás, acarajés, carurus, é também um destaque.Alguns são ditos como energéticos e dão ao baiano festeiro energia, como o caldo de sururu.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *