Quando Surgiu O Pudim? Qual O País De Origem?

O pudim é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, e quando pensamos em sobremesas e doces, o pudim com certeza acaba sempre estando presente. Hoje em dia, é possível encontrar diversos tipos desses alimentos, além de também sabores e formatos, já que ao longo do tempo, novos ingredientes e consequentemente, novas receitas acabaram sendo desenvolvidas, fugindo um pouco do clássico pudim de leite.

Porém, esse é um clássico na área da culinária, e que apresenta diversos tipos de utilidades. Além de tudo, o pudim é um tipo de receita considerada muito fácil fazendo então com que você possa acabar realizado o preparo desse alimento de forma muito tranquila, mesmo com pouca habilidade na área da cozinha.

Foto de um Pudim

Foto de um Pudim

Mas você sabe de onde surgiu a receita desse delicioso alimento? E quando ela foi trazida até o Brasil?

Qual Foi O País Responsável Por Inventar O Pudim

O pudim hoje em dia pode ser considerada uma receita muito bem abrasileirada, mas, o país de origem desse saboroso alimento não é aqui, e sim em Portugal. Isso fica tão claro, ao perceber que a algumas décadas atrás, Portugal se intitulava o país do pudim de leite. Segundo eles, essa deliciosa receita era considerada patrimônio e foi desenvolvida por uma doçaria em seu país, em meados do século 16.

Porém, hoje, segundo alguns historiadores não existe um modo de fazer com que seja possível classificar o real surgimento da invenção desse doce, principalmente quanto a sua data, mas para os portugueses, a principal certeza sobre o assunto, é que os brasileiros foram devidamente ensinados pra eles a como reproduzir essa receita da maneira correta.

Uma das principais riquezas de Portugal desde meados da Idade Média, é sem sombra de dúvidas o poder de influência de sua cozinha, quando falamos de preparo de sobremesas, que são compostas basicamente de leite. Para se ter uma ideia, um antigo livro de receitas, escrito por volta do século 16, já se podia perceber a existência de mais de sete tipos de doces, que contavam com leite em seu preparo.

Alguns portugueses afirmam que das sete receitas encontradas no livro, cerca de 3 poderiam facilmente ser classificadas como o pudim, mas que na época, não eram desenformados, o que hoje, é considerada uma característica clássica desse doce. Porém, na época esse era considerado um tipo de processo inexistente, já que grande parte das pessoas acabava de certa forma não realizando esse processo.

Com o tempo e avanço da receita, algumas modificações teriam então sido realizadas, levando ao que conhecemos hoje como o doce de pudim, que geralmente é acompanhado por uma calda caramelizada, e também com ameixas.

Primeiro Pudim Feito No Brasil

Pudim Inteiro

Pudim Inteiro

Não se é possível afirmar com clareza quando foi a primeira vez em que essa receita foi reproduzida no brasil, já que existem diversas chances de pessoas mais simples realizarem o que hoje conhecemos como pudim, mas sem nenhum tipo de receita escrita ou conhecimento popular sobre a receita.

Porém, o primeiro registro sobre o preparo desse doce aconteceu em meados dos anos de 1840, logo no primeiro livro de cozinha oficializado no país. Nesse livro, já se era possível encontrar uma receita de pudim de nata. Na época, a nata era um ingrediente utilizado em grande parte das receitas, agindo como o ingrediente responsável por fazer com que seu pudim ou qualquer outro tipo de alimento pudesse apresentar certo tipo de  cremosidade e também uma firmeza.

Hoje em dia, a nata já não é um ingrediente utilizado de forma tão forte na culinária, e por diversas vezes, pode facilmente ser substituída por outro alimento. No caso do pudim, a nata por exemplo, acabou sendo trocada pelo uso do leite condensado, um tipo de condimento presente hoje na maioria das receitas consideradas doces.

Pudim Fatiado

Pudim Fatiado

Alguns brasileiros apresentam grande dificuldade em aceitar que o pudim é uma receita elaborada pelos portugueses, por motivos de rixas obvias existentes com o país. Existem outras versos sobre a história, mas que acabam sempre voltando para Portugal.

Quem Criou O Pudim?

Como já vimos, a real criação desse doce não é considerada um fator possível de se determinar, mas existem diversas histórias dentro de Portugal e que se modificam a cada região observada, como é o caso da história em que se afirma que o inventor do pudim foi um abade português.

O Abade Português E A Criação Da Receita De Pudim

Segundo essa informação, tal abade era uma pessoa que realizava o preparo dessa receita, mas mesmo que houvessem diversos tipos de questionamento sobre como era realizado o preparo e quais ingredientes eram utilizados, o abade se mantinha firma na decisão de não compartilhar tais informações com demais pessoas.

Por se tratar então, de um alimento que acabou ganhando uma grande referência e também uma grande curiosidade sobre o preparo, o abade resolveu testar se outras pessoas seriam capazes de também fazer sua receita. Então, uma competição ele organizou, com outros confeiteiros de sua região, a fim de encontrar alguém que pudesse realizar o preparo dessa receita com tanta perfeição, como ele mesmo realizava.

Obviamente, ninguém acabou conseguindo reproduzir o mesmo tipo de receita de pudim, mas então, já se tornou muito mais possível para os próprios portugueses, realizar e entender como poderia ser o preparo dessa receita. Misteriosamente, após a morte do abade, a receita de seu pudim acabou sendo revelada, segundo a história, já que o caderno de receita do mesmo acabou por desaparecer.

Não existem formas reais de se provar a real existência dessa história, ou de outras demais espalhadas no país, sobre a origem desse saboroso doce, mas já se é possível perceber que Portugal é considerado sim o país referência quando falamos no preparo de pudins.

No Brasil, esse doce acabou sendo muito apreciado pela população, e uma das principais razoes de tal fator é obviamente o fácil preparo do mesmo, que poderá ser feito de uma forma muito rápida, e sem a necessidade de muitos ingredientes. Hoje também, existem diversos tipos de receitas de pudins, que apresentam ingredientes variados, como frutas, chocolates e essências.

Para que você possa preparar es receita de forma correta, irá precisar de poucos ingredientes, e também uma calda, para que assim, você possa acabar preparando uma deliciosa receita de pudim, podendo também realizar algumas variações nos ingredientes do mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *