É Verdade que a Mortadela é Feita de Carne de Cavalo?

É inegável que a humanidade possa sobreviver sem alimentação adequada, não é mesmo? Depois da água, se alimenta é uma das principais maneiras de manter não somente a saúde, mas logicamente, a vontade de viver também: que é que consegue pensar em outras coisas quando o estômago está vazio? Pois bem.

Faz apenas 200 mil anos que o Homo sapiens, que são os seres humanos modernos, começaram a habitar o planeta Terra. De lá para cá, a alimentação humana foi sofrendo alterações substanciais, até chegar ao que é nos dias de hoje. E, como pode-se perceber, há várias diferenças entre as regiões do planeta: na China, por exemplo, o consumo de carne canina é comum, ao que, no Brasil, tal comportamento é totalmente repugnante.

E o nosso próprio país é uma mostra de como a culinária pode ser diferente dependendo logicamente de cada lugar do Brasil que é gigantesco a nível continental. Uma das cozinhas mais celebradas em todo o país é, sem dúvida a Mineira. Porém, todas têm as suas especialidades que conquistam não somente os brasileiros mas também todas aquelas pessoas que vêm nos visitar de outros países.

Um dos costumes brasileiros que é bastante difundido entre todo o país é o consumo da mortadela. Sendo um item de fácil acesso economicamente, muita gente recorre ao embutido para poder fazer um lanche da tarde, por exemplo. Porém, uma polêmica que sempre fez parte da história da iguaria atormenta muitas pessoas: é verdade que a carne de cavalo é a matéria prima para a fabricação da mortadela? Aqui nesse artigo, você terá a resposta para essa dúvida, além de outras informações bastante interessantes sobre esse acompanhante do café da família brasileira.

A Carne de Cavalo Está Envolvida no Processo de Fabricação da Mortadela?

Surpreendentemente, a resposta irá deixar alguns assustados: sim e não. Só que, para alívio das pessoas, será muito difícil que ela consuma uma mortadela que fora fabricada de carne de cavalo sem saber disso. Esse negócio de que toda a mortadela é feita através de carne de cavalo é mais uma lenda que muita gente passou a acreditar como sendo legítima.

Aqui no Brasil, só para se ter uma pequena noção, a mortadela que compramos no supermercado é feita a partir de carnes do porco e de vaca. O que é importante saber é que, quando na mortadela estão incluído outros cortes, como o de aves, é estritamente necessário que isso esteja classificado na embalagem, para se respeitar a lei vigente sobre o caso.

Como já dito anteriormente, a mortadela é um alimento muito barato, o que faz com que todas as camadas sociais, praticamente, possam ter acesso a ela. Dessa maneira, a sua classificação como  alimento “brega” é bastante comum que muitas pessoas imagem que ele seja feito realmente de carne de cavalo. Só que essa lenda começou quando sugeriram que os cavalos que já estavam para ser aposentados dos seus serviços de tração eram colocados para virar, literalmente, presunto.

Produção de Mortadela

Produção de Mortadela

Só que assim: aqui no Brasil, o consumo de carne equina não faz parte da dieta dos brasileiros. Também, se esse fizesse a partir de agora, seria um grande escândalo nacional. Só que existem lugares espalhados pelo mundo que a carne de cavalo é bastante apreciada. Podemos dar um belo exemplo, que é a região da Bolonha, na Itália. Lá, onde a mortadela se originou, inclusive, a carne de cavalo é encontrada em açougues especializados nesse tipo de corte. Só que, mesmo com estabelecimentos próprios para tal, encontrar a tal da mortadela equina é de uma dificuldade imensa.

Para se ter uma ideia, a mortadela tradicional só leva carne suína em sua composição. Somente mortadelas suínas conseguem receber o selo do Consorzio Mortadella Bologna, que nada mais é do que um consórcio que visa padronizar de maneira rígida a venda de embutidos feitos com carne suína.

Fora desse meio, a mortadela de cavalo pode ser vendida, sim. E como já é dito que há uma grande dificuldade para obter esse tipo de corte de carne, o preço dessa mortadela com certeza é bastante alto.

A Mortadela e a Briga Política no Brasil

E quem diria que a polarização política que o Brasil vive desde 2014 iria condenar um dos alimentos mais consumidor por aqui? Pois é. O brasileiro teve capacidade até para isso. Durante os protestos pedindo a permanência da então presidente Dilma Rousseff no poder, comenta-se que os militantes pró-PT receberam, além de um cachê, um lanche, que consistia em um pão com mortadela. Bastou isso ser divulgado para os oposicionistas começaram a chamar os protestantes de “mortadelas”. Posteriormente, o termo “mortadela” serviu para definir qualquer tipo de pessoa que se posicionasse à esquerda do espectro político ou, simplesmente, defendesse os legados políticos anteriores.

Porém, isso foi uma via de mão dupla, já que os militantes da direita são conhecidos desde antes da polêmica da mortadela como “coxinhas”. Ou seja, a alimentação, pelo visto, virou antagonista de uma das polarizações políticas mais radicais que o Brasil enfrenta nos últimos tempos.

O Consumo da Mortadela Faz Mal?

Apesar de ser um produto com apelo popular bem grande, a mortadela deve ser consumida com moderação. Isso porque se trata de um embutido, nas quais diversos componentes químicos para deixa-lo fresco e contra qualquer tipo de ação de micro organismos são bastante presentes. Além disso, a grande quantidade de sódio faz com que as pessoas que sofrem com malefícios decorrentes do abuso de sal sejam mais prudentes na hora de consumir essa iguaria.

Consumo da Mortadela

Consumo da Mortadela

Geralmente, ela é consumida com pão de sal (ou pão doce, em alguns momentos) o que faz com que seja um lanche bastante gostoso para se saborear tomando um suco bem fresco de laranja (ou de outra fruta que você preferir). Apesar de não ter toda a classe do presunto, por exemplo, o lanche de pão com mortadela consegue “sustentar” uma pessoa durante um dia inteiro, perfeito para servir como lanche em uma reunião extenuante, por exemplo. Se optar por consumir a mortadela em sua dieta, lembre-se da prudência: no máximo, duas vezes por semana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *