Quando você pensa em gastronomia francesa bem provavelmente tem em mente pratos ricos em sabor e feitos com base em ingredientes refinados. Contudo, um dos mais famosos pratos, se não o mais famoso de todos, o Cassoulet, se caracteriza por uma combinação diferenciada de sabores e por ingredientes não tão sofisticados assim. Esse prato lembra um pouco a feijoada brasileira tendo como base o feijão.
Para dar sabor a esse prato são adicionados itens como pelo de porco, de perdiz, de pato ou cordeiro além de salsicha e chouriço. O nome desse prato se originou a partir da palavra ‘cassole’ que é um pote de barro em formato cônico usado tradicionalmente para cozinhar o feijão. Na França há uma grande discussão a respeito do local em que esse prato foi inventado, disputam a preferência as cidades de Castelnaudary, Carcassone e Toulouse.
Diferentes Preparos do Cassoulet
Acima mencionamos que três cidades disputam o posto de inventoras do cassoulet, em cada uma delas há uma forma de preparo diferente. Ficou curioso? Confira a seguir mais detalhes a respeito da metodologia de preparo e ingredientes.
Cassoulet de Castelnaudary
O feijão usado como base para o preparo do cassoulet dessa cidade é o Lauragais. Ao prato são adicionados confit de ganso ou pato, torresmo, presunto, aipo, cenoura, linguiça e alho-porro. Abaixo você encontrará a receita de uma releitura dessa versão de cassoulet.
Receita de Cassoulet de Castelnaudary
Ingredientes
- 100 gramas de feijão branco (deverá ficar de molho por 24 horas)
Para Montar o Prato:
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 800 ml fundo bovino escuro
- 1 unidade de alho grosseiramente picado
- 100 ml de vinho branco
- 100 gramas de lombo suíno cortado em cubos
- 1 cenoura cortada em rodelas
- 1 cebola cortada grosseiramente
- Azeite a gosto
- 80 gramas de paio previamente cortado em cubos
- 1 tomate Débora concassé
- 1 linguiça suína fresca
- 1 confit de pato (manchon/asa)
Para Cozinhar
- 70 gramas de toucinho suíno defumado
- Sal a gosto
- 1 cebola picada
- 1 Bouquet garni
Para o Feijão
- 1 e ½ litros de fundo de aves ou legumes
- Farinha de pão a gosto
Como Fazer
Cozimento do Feijão
Comece fervendo numa caçarola o fundo de aves/legumes, adicione os ingredientes inteiros. Deverá ferver até que os grãos de feijão estejam macios e com aroma dos demais ingredientes.
Cozimento
O lombo suíno deverá ser temperado com sal e pimenta-do-reino a gosto. O azeite deverá ser aquecido numa panela a parte, o paio e o lombo deverão ser dourados. Não coloque o confit de pato para dourar, pois já estará pronto. Retire e reserve.
Usando a mesma gordura você deverá caramelizar primeiro a cebola e depois o alho e na sequência a cenoura. Adicione o gomo de linguiça e doure. Você deverá então deglaciar com vinho branco. As carnes junto com os sulcos que liberaram deverão retornar para a panela.
Acrescente então o concassé de tomate e o fundo bovino escuro, tampe e deixe cozinhar para que possa ‘brasear’ até que as carnes fiquem num ponto macio. Assim que o feijão chegar no ponto certo remova o toucinho e corte em fatias finas. A coxa do pato confitada deverá ser desfiada, reserve.
Montagem do Prato
A montagem deverá ser feita num refratário ou numa panela especial para forno. O cassoulet precisa ser montado da seguinte forma: faça uma camada de feijão, posicione as carnes sobre essa cama de feijão, a linguiça cortada em fatias grossas deverá ser depositada por cima e sobre a carne de pato desfiada.
Adicione mais feijão por cima para cobrir e banhe usando um pouco mais no fundo. Use sal e pimenta-do-reino para corrigir o tempero. A farinha de pão deverá ser usada para cobrir, leve ao forno pré-aquecido a 2.000°C para que fique com a crosta dourada. Sirva logo em seguida.
Cassoulet de Toulouse
Essa versão é preparada com confit de pato, cebola, cenoura e salsicha de Toulouse.
Cassoulet de Carcassone
Nessa versão o cassoulet é preparado com perdizes vermelhas, bacon e carneiro.
Outros Pratos Famosos da Gastronomia Francesa
Gostou de conhecer mais sobre a história do cassoulet e seu modo de preparo? Então te convidamos para conhecer mais sobre outros pratos que também se destacam na culinária francesa.
Foie Gras
Patê de fígado de pato que é servido geralmente nas comemorações de final de ano. Apesar de ser bastante associado a França é interessante mencionar que a tradição de engordar os patos para o consumo dos seus fígados remonta a Antiguidade. Para que esse patê se torne ainda mais saboroso a dica é experimentá-lo juntamente com uma fatia de pão de brioche e geleia de cebola.
Ratatouille
Você já está pensando no ratinho da animação de mesmo nome desse prato? O Ratatouille é um dos pratos mais populares da França e se tornou conhecido no mundo todo devido a esse filme. A receita que vem da região da Provença se caracteriza por ser um prato feito a base de legumes, dentre os ingredientes que não podem faltar estão tomate e berinjela.
Escargots Com Manteiga de Ervas
Com origem na região de Borgonha, os escargots são caracóis cozidos numa manteiga de ervas e natas. Os caracóis são servidos ainda com a sua casca e para degustar essa iguaria é necessário usar um palito. Apesar de parecer um pouco estranho para nós esse prato é um dos preferidos dos franceses.
Galettes Bretonnes
Esses crepes da região da Bretagne podem ser encontrados em toda a França. O recheio tradicional conta com ovo, queijo e fiambre. No entanto, já foram criadas várias receitas diferenciadas para rechear essa maravilha. Os melhores Galettes Bretonnes podem ser encontrados nas casas de crepe perto da Torre de Montparnasse.
Creme Brûlée
Claro que não poderia faltar à sobremesa, não é mesmo? O Creme brûlée é um clássico francês que pode ser encontrado facilmente em restaurantes dessa gastronomia. O preparo desse doce é feito a partir de uma combinação de creme de leite, baunilha e ovos com uma pequena crosta de açúcar queimado. É simples fazer Creme brûlée, não é mesmo?
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a saborosa gastronomia francesa e seus pratos? Curta e compartilhe com seus amigos!