O Que Tira O Cheiro De Queimado Do Leite?

Queimar coisas na cozinha é uma das coisas que mais incomoda tanto os cozinheiros experientes, quanto os cozinheiros principiantes, que estão apenas se arriscando uma primeira vez, o ponto é que o cheiro de queimado é muito forte e pode permanecer nos ambientes por muito tempo, inclusive algumas vezes o cheiro pode permanecer até mesmo por dias a fio, impregnando inclusive em tecidos, na roupa, nos cabelos e em outros objetos que possam estar por perto.

Portanto, a questão de coisas queimadas nas cozinhas é um fato intrigante para muita gente, inclusive pessoas que já tem muitos anos de experiência, no entanto, quando se queimam alimentos, logo em seguida surge a pergunta, como tirar o cheiro de queimado? Como fazer isso? Quais são as sugestões caseiras para tal? Bom a verdade é que o método pode depender muito de qual alimento em especifico foi queimado, mas aqui vamos falar principalmente do leite.

O leite faz parte da rotina alimentar de grande parte da população mundial, ainda que nos dias de hoje muitos médicos não aconselham mais o consumo de leite para indivíduos adultos, por motivos nutricionais e de necessidades corporais, já aquele ditado antigo que nossas avós nos falavam, de que se as pessoas não bebessem leite elas teriam falta de cálcio ou problemas de ossos.

A realidade é um pouco diferente, isso não passa de um mito que foi inventado há muitos anos e que foi se perpetuando ao longo do tempo, chegando até as novas gerações, mas nos dias atuais, devido às evoluções na ciência, assim como pesquisas sobre nutrição que são mais avançadas, sabemos que muitos vegetais tem uma concentração e quantidade de cálcio muito superior a quantidade que existe no próprio leite, tal como a couve e o espinafre.

Cheiro De Queimado na Cozinha

Cheiro De Queimado na Cozinha

Em consequência dessas novas informações que hoje são passadas pelos profissionais da saúde, hoje o consumo de leite é menor do que era, por exemplo, a dez anos atrás, isso não quer dizer que é pequeno, mais é menor, isso se deve também ao fato de que hoje muitas pessoas optam por um estilo de vida vegano, o qual consiste em não consumir nenhum produto alimentar que tenha original animal, portanto também não consumem o leite.

Lembre-se veganismo é diferente de vegetarianismo, o vegano não consume nenhum derivado de animal, o vegetariano apenas não consome carnes, seja ela de vaca, de frango, de peixes, de frutos do mar, de porcos, ou qualquer outro tipo, é importante esclarecer pois há pessoas que acham que vegano apenas não consomem carne vermelha, o que não é real, eles não consomem nenhum tipo.

O ponto é que o leite, mesmo tendo caído muito em vendas nos últimos anos ainda faz parte da rotina diária de muitas famílias, por isso é importante conhecer alguns truques sobre o que fazer em um momento que pela correria você acaba deixando a leiteira por tempo demais no fogo, a seguir vamos dar algumas dicas de ouro para você.

Dicas Sobre O Que Fazer Com O Cheiro De Queimado

Aqui vamos priorizar as dicas que lhe auxiliem referente ao cheiro de queimado do leite, no entanto, você pode tentar aplica-las se precisar, para a queimadura de outros alimentos também, fica a seu critério. Por experiência própria o que podemos dizer é que o cheiro do leite queimado é muitíssimo forte e impregna em tudo, inclusive em você, por é até aconselhável tomar um banho depois e trocar de roupas, em alguns casos, dependendo do tempo que ele ficar no forno, pode até mesmo sair fumaça, tome sempre cuidado, mas se acontecer desligue logo e tente aplicar as nossas dicas.

A primeira dica que vamos lhe dar é bem simples e basta ter alguns limõezinhos em casa, no máximo 2, mas se quiser usar somente um tudo bem também. Você deve ferver uma panela com água com fatias de limão cortadas e jogadas nessa água, pode ferver o limão já na água, pois assim conforme vai subindo a temperatura do que líquido, ele vai liberando um aroma de frescor que vai se espalhando pela casa e que contrasta com o cheiro de queimado, neutralizando-o. O tempo de permanência das fatias de limão em infusão na água pode ser de no máximo 30 minutos.

Outra opção muito indicada é fazer o mesmo processo já mencionado com o limão, mas substituindo o limão por cravo, você ferve a água e joga o cravo, segundo o que dizem, o aroma que será liberado no ambiente tem a capacidade de tornar o cheio de queimado mais neutro. O tempo máximo de permanência dos cravos em infusão, pode ser de uns 20 minutos no máximo.

Agora uma dica bem diferente e que tenho certeza que muita gente não imaginaria, muitas pessoas indicam que você deve pegar uma tigela com água e colocar dentro dela uma cebola fatiada, cortada em pedacinhos menores, sim a cebola tem um cheiro forte, mas muitas donas de casa dão essa indicação, você pode colocar essa tigela no cômodo que desejar neutralizar o cheiro de queimado, a água não precisa aquecer nesse caso.

Mais uma dica, agora com o versátil bicarbonato de sódio, ele que tem fama de ter muitas funções, desde branquear os dentes até funções de limpeza doméstica, é indicado para tirar cheiro de queimado, pelo que dizem basta colocar meia xícara do produto no cômodo onde se deseja modificar o odor, bom essa opção nunca tentamos, mas se você tiver bicarbonato em casa, pode fazer um teste.

Há ainda quem diga que a maça pode absorver odores, principalmente os mais fortes, sua utilização ao contrário de outras receitas não envolve preparação, pelo que dizem basta cortá-la ao meio e deixar exposta, pelo que vimos ela é ótima principalmente quando se trata de tirar cheiro de queimado de dentro do forno.

Um outro indicado é ferver um pouco de água e um pouco de vinagre e colocar a mistura para ferver, depois de quente, indica-se que se deve mergulhar pão branco dentro dessa mistura, em seguida esse mesmo pão pode ser retirado, não precisa mergulhar ele inteiro, pode ficar segurando a ponta. Depois de remover o pão coloque em um prato, algumas pessoas dizem que funciona para remover o cheiro de queimado, na hora do desespero, não custa tentar não é mesmo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *