O Que é Cúrcuma E Onde Encontrar?

Cozinhar é mais do que um ato de sobrevivência. Para muitas pessoas, é uma forma de espairecer e, também, de amar a si próprio. Sabe-se que quando as pessoas dedicam uma parte do seu tempo para poder cozinhar para si mesmo, é possível que essa alimentação seja muito mais saudável do que comer aquelas que já vem prontas, congeladas e, de quebra, ultra processadas.

Os alimentos que compramos já pronto do supermercado podem ser consumidos, mas com moderação, já que há estudos que indicam que os conservantes e diversos outros tipos de químicos pode aumentar as chances de a pessoa vir a desenvolver algum tipo de doença mais séria, como hipertensão, diabetes e até câncer.

Portanto, ter a mão sempre comida fresca é mais uma prova de que a sua saúde irá agradecer, em algum momento de sua vida. Uma dica, que é sempre válida, é preferir aqueles produtos orgânicos, nos quais a adição de agrotóxico é zero. Sabe-se que esses agrotóxicos, apesar de remover as pragas das plantações, podem contribuir para o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres. O Brasil, infelizmente, ainda está longe de banir os agrotóxicos do seu território, utilizando alguns que são proibidos em vários outros lugares do mundo.

Deixando um pouco de lado essa parte, as pessoas sempre gostam de uma comida bem temperada, não é mesmo? Muitos recorrem a diversos tipos de temperos e especiarias para fazer com que o alimento possa ficar ainda mais saboroso e agradável ao paladar. Um desses temperos é a cúrcuma. Mas você sabe o que é essa especiaria? Aqui, você vai conhecer um pouco mais das propriedades da cúrcuma, bem como, também, onde que ela pode ser encontrada mais facilmente. Confira:

A Cúrcuma

Para começo de conversa, é muito comum que a cúrcuma seja confundida com o açafrão, por terem uma coloração parecida e também por ela receber o nome de “açafrão da terra”. Ambos – a cúrcuma e o açafrão – apresentam vantagens para quem o consome, porém possuem diferenças bastante substanciais em suas propriedades.

Além disso, chamar a cúrcuma de açafrão-da-terra é muito mais correto do que chamar “cúrcuma”. Ela costuma ser muito mais acessível que o açafrão comum, podendo ser encontrada nos mercados em sua forma em pó ou raízes e, ainda, vendida como suplemento em cápsulas. Esse suplemento é indicado principalmente para as pessoas que não conseguem consumir o açafrão-da-terra em quantidade suficiente para obter todas as vantagens que ela oferece.

Depois de estudos que indicaram os grandes benefícios que o açafrão da terra possuí, várias empresas passaram a oferece-la em suplementos, visando ajudar as pessoas a alcançarem ainda mais rápido os resultados.

Tecnicamente falando, a cúrcuma é uma planta que faz parte da família do gengibre, sendo que é uma planta herbácea que se origina na Ásia, mais especificamente na Índia e também na Indonésia. Uma das principais marcas da cúrcuma é a cor amarelada que ela deixa no alimento depois que é utilizado. A raiz no qual o pó é extraído se apresenta na cor acinzentada. Já o seu interior é alaranjado. Pode-se dizer que a raiz já pode ser utilizada, caso não se queira fazer o processo de moagem para a obtenção do pó.

Em se falando na culinária, os indianos utilizam muito a cúrcuma para colorir os alimentos, nos quais ela necessita ser misturada à água quente para depois ser colocada no arroz. Além disso, ela faz parte do Curry, um outro tempero indiano que também é responsável por conferir cor e sabor ao prato.

Só que, além de colorir os alimentos, a cúrcuma também consegue ter diversas propriedades medicinais que chamam a atenção das pessoas que optam por fazer o consumo regular do açafrão da terra.

Os Benefícios da Cúrcuma

Benefícios da Cúrcuma

Benefícios da Cúrcuma

A cúrcuma têm uma série de benefícios. Vale a pena lembrar que ela pode até substituir medicamentos (mas, logicamente, depois da avaliação do médico) que são tradicionais para o tratamento de diversas doenças.

A cúrcuma, por exemplo, apresenta estatinas que ajudam no controle do colesterol ruim para o organismo, estabilizando os níveis dele dentro do corpo, além de apresentar também propriedades que podem fazer os medicamentos contra a depressão, inflamação, anticoagulantes, medicamentos contra diabetes entre outros virarem apenas uma mera lembrança.

Ou seja, pela introdução dada acima dá para saber que a cúrcuma é uma planta que auxilia e muito no controle de dores, por causa de seu efeito antinflamatório. Ela possuí uma propriedade, que é a curcumina que age de forma positiva no coração, limpando as placas de gordura das artérias, desobstruindo-as e também colaborando para que a circulação sanguínea possa melhorar muito mais do que antes. Essa mesma propriedade também é responsável por agir de forma bastante eficiente no cérebro, ajudando a evitar processos de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o mal de Parkinson, além também de ajudar as pessoas a terem uma cognição melhorada.

E os benefícios da curcumina não param por aí: estudos sugerem que ela consegue combater até mesmo vários tipos de câncer, como leucemias, cânceres de estômago, entre vários outros. Quem consumir o açafrão da terra regularmente também vai perceber uma melhora em sua digestão, fazendo com que ela não fique se sentindo “estufada”.  Só que, nesses casos, o consumo da cúrcuma não é indicado para aquelas pessoas que apresentarem inflamação na vesícula biliar.

Como ela também se caracteriza como sendo um forte antidepressivo, a cúrcuma tem o poder de ajudar as pessoas a ficarem com um humor bem melhor do que ela apresentava antes.

Consumo de Cúrcuma

Consumo de Cúrcuma no Prato

Consumo de Cúrcuma no Prato

O consumo dessa especiaria deve ser feito diariamente, com uma quantidade estimada em três gramas, sendo que ela pode ser adicionada nas comidas ou bebidas. Ou seja, da maneira que você preferir. Muita gente acaba não gostando do sabor original da cúrcuma e, dessa maneira, acabam optando pelo suplemento que não têm gosto algum, sendo mais agradável.

A cúrcuma natural pode ser encontrada em diversos tipos de mercados e também em feiras, estando frescas e prontas para o consumo, tanto em raiz quanto em pó. Já o suplemento é encontrado, geralmente, nas farmácias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *