Polvilho é um ingrediente bastante utilizado na culinária brasileira para as mais variadas receitas. Há dois tipos de polvilho: doce e azedo, algo que pode causar certa confusão especialmente porque em alguns casos os dois podem ser usados numa única receita, como em alguns pães de queijo, por exemplo.
Para te ajudar a esclarecer o mistério dos dois polvilhos vamos explicar um pouco mais sobre cada um e como o doce é feito. Aproveite para conferir dicas incríveis de receitas com esse ingrediente e coloque a mão na massa, literalmente!
Afinal, O Que é Polvilho?
Conhecido também como fécula de mandioca ou goma, o polvilho, é proveniente da mandioca. Como se origina dessa raiz compartilha seus benefícios como ser rico em ácido fólico (vitamina B9), cobre, manganês, magnésio e carboidratos. O polvilho não contém glúten.
Polvilho Doce x Polvilho Azedo
Basicamente o que diferencia o polvilho doce do azedo é a sua acidez. O polvilho doce é proveniente de um processo de amassar a mandioca chegando até uma goma de base de amido. Em seguida essa goma obtida é moída e desidratada dando origem a um pó. O polvilho azedo, por sua vez, também é obtido através de um processo de amassar a mandioca para que vire goma, porém, não acaba aí o seu fabrico.
Essa goma é então submetida a um período de fermentação e somente depois dele passa pela secagem e moagem. A fermentação pode levar alguns dias e por isso o resultado fica com um gosto azedo, o que lhe dá o nome. Em seguida esse polvilho passa por um processo de trituramento para ficar na textura de pó branco.
Pão de Queijo: Devo Usar Polvilho Doce ou Azedo?
Você tem essa dúvida? Saiba que a resposta é que você pode usar qualquer um dos dois. Ao escolher usar o polvilho doce você terá um pão de queijo mais massudo, redondinho e com um sabor mais suave. O polvilho azedo tende a oferecer ao pão de queijo uma textura mais aerada e com um sabor puxando mais para o azedo. Tudo depende de como você prefere o seu pão de queijo.
Receitas Com Polvilho Doce
A seguir vamos apresentar algumas dicas de receitas com polvilho doce para você usar esse ingrediente com maestria na sua cozinha.
Receita de Pão de Queijo Com Polvilho Doce
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de polvilho doce
- 200 gramas de queijo mussarela ou minas
- 2 xícaras de chá de leite
- 1 ovo
- ½ xícara de chá de óleo
- 1 colher de chá de sal
Como Fazer
Todos os ingredientes líquidos deverão ser colocados no liquidificador. Você deverá bater por cerca de um minuto. Então acrescente metade do queijo e metade do polvilho doce. Ligue novamente o liquidificador e bata por mais um minuto. Adicione então a outra metade do polvilho e do queijo. Bata por mais dois minutos ou até chegar a uma textura cremosa.
Se achar que a textura está muito líquida acrescente um pouco mais de polvilho doce. A mistura batida deverá então ser distribuída em forminhas previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Você não deve encher totalmente as forminhas para que não transbordem. Na sequência leve para assar em forno médio por meia hora ou até que fique dourado.
Receita de Biscoito de Polvilho Doce Assado
Ingredientes
- 500 gramas de polvilho doce
- 1 ovo
- 1 colher rasa de sal
- 200 ml de óleo em temperatura ambiente
- 200 ml de água fervente
- 200 ml de leite em temperatura ambiente
Como Fazer
Numa tigela mistura o polvilho doce com o sal e então adicione metade da água, mexa bem. Adicione metade do óleo e metade do óleo mexendo até que forme uma farofa úmida. Na sequência você deverá adicionar a outra metade de água fervente. Misture tudo o que está na vasilha muito bem.
Acrescente então o que sobrou do óleo e do leite. Mais uma vez mexa bem com uma colher e vá amassando até que se torne uma massa homogênea. Adicione o ovo e fique misturando para que fique com uma textura bem lisa. Deverá ficar parecido com uma massa de bolo bem densa e cremosa.
A massa deverá então ser colocada num saco de confeiteiro, se não tiver use um saco com um buraco na ponta. Com esse saco modele os seus biscoitos numa assadeira ou forma deixando um espaçamento de cerca de 1 cm entre eles para que possam crescer ao assar sem ficar amontoados. Não precisa untar a forma. Os biscoitos devem assar em forno preaquecido a 220°C por cerca de 20 minutos ou até que estejam dourados.
Receita de Biscoito Frito de Polvilho Doce
Ingredientes
3 xícaras de polvilho doce
1 xícara de açúcar
4 ovos
1 pitada de sal
Como Fazer
Numa vasilha peneire o polvilho doce e o açúcar, adicione um ovo de cada vez enquanto cuida para que fique bem misturado. Assim que terminar acrescente os ovos e prossiga misturando a massa até chegar ao ponto de conseguir enrolar sem que grude. Observe que dependendo do tamanho da massa pode ser necessário apenas 3 ovos, fique atento ao ponto da massa depois de adicionar cada ovo. Deverá ser muito bem misturado.
Chegando ao ponto você deverá modelar a massa do biscoito de polvilho no formato de rosquinha deixando-os mais simpáticos. Numa panela você deverá adicionar óleo suficiente para cobrir os biscoitos, leve ao fogo médio. Deixe esquentar, acrescente os biscoitos quando tiver aquecido, mas não esteja tão quente. Não pode fritar os biscoitos no óleo muito quente, pois é isso que faz com que eles estourem.
Frite os biscoitos, mas não encha a panela. Vire os biscoitos enquanto frita para que fiquem dourados por igual, quando conseguir esse resultado retire-os da panela e deixe secando num papel toalha.
Receita de Bolinho de Queijo Com Polvilho Doce
Ingredientes
50 gramas de polvilho doce
250 gramas de queijo minas previamente ralado grosso
2 ovos
Orégano e sal a gosto
Como Fazer
Numa vasilha bata os ovos e acrescente então o polvilho doce e o queijo que deve estar ralado grosso. Tudo deverá ficar muito bem misturado até que se chegue ao ponto do polvilho estar totalmente integrado na mistura. Deixe gelando por meia hora ou até que adquira uma consistência firme. As bolinhas deverão ser previamente modeladas e fritas até que fiquem com aparência dourada.
Gostou dessas dicas? Curta e compartilhe!