O Que é Uma Cozinha Contemporânea?

Já faz algum tempo que a cozinha contemporânea vem se destacando dentre as preferências de quem aprecia boa gastronomia. Os restaurantes que seguem nessa vertente fazem uma combinação equilibrada entre cozinha tradicional e inovações tecnológicas.

É um processo através do qual pratos clássicos de diferentes cozinhas internacionais são repaginados trazendo uma nova experiência para o paladar agradando clientes cosmopolitas. As características mais valorizadas na cozinha contemporânea são a aparência gastronômica, aromas, sabores e qualidade dos alimentos. Continue lendo para entender um pouco mais a fundo essa cozinha que propõe uma verdadeira desconstrução de conceitos arraigados por séculos.

Cozinha Contemporânea: Conhecendo Esse Conceito

O cliente que vai a um restaurante de cozinha contemporânea deve estar pronto para ser surpreendido com pratos diferenciados, é como se cada refeição fosse uma obra de arte com pinceladas de diferentes cores, sabores e aromas. A ideia central é promover uma experiência para todos os sentidos.

O prato deve ser belo, ter um aroma diferenciado, surpreender com a combinação de sabores, promover uma interação auditiva e claro ter algo para oferecer ao tato com várias texturas construindo um todo. As características mais marcantes de pratos da cozinha contemporânea são uma apresentação diferente do convencional, pratos que são releituras ousadas de receitas tradicionais, um toque de tecnologia e ampla diversidade de sabores.

Ingredientes Frescos

A cozinha contemporânea pode ser chamada também de ‘cuisine du marche’ (cozinha da estação) por dar grande valor ao uso de alimentos frescos aproveitando o melhor de cada estação do ano. Os ingredientes empregados nos pratos tendem a ser as melhores opções de cada período levando a mesa cores e sabores únicos.

São usados muitos produtos de origem orgânica, inclusive flores comestíveis. Os chefs se preocupam com técnicas que contribuam para extrair o melhor de cada elemento fresco. Há regras como o tempo de cozimento dos ingredientes para que ajudem as proteínas a brilhar e acrescentem o melhor de sabor.

É bastante comum que chefs da cozinha contemporânea se destaquem pelo uso de ingredientes e técnicas artesanais com foco no que a sua região específica oferece. Muitos desses profissionais tornam-se verdadeiros embaixadores de alguns ingredientes regionais.

Ingredientes Frescos

Ingredientes Frescos

Tecnologia

Para os chefs da cozinha contemporânea a tecnologia é uma grande aliada permitindo acondicionar e transportar ingredientes mantendo todas as suas características de sabor e textura. Técnicas como cozimento a vácuo são muito presentes no dia a dia de restaurantes de culinária contemporânea.

Um processo que permite manter o sabor, cor, textura, odor e os nutrientes de vegetais e carnes. Depois dos processos de preservação a vácuo os alimentos podem ser congelados ou resfriados passando a ter uma validade prolongada sem que haja necessidade de adição de conservantes. Essa cozinha compreende o quanto é válido ter um processo tecnológico que auxilie uma melhor cadeia de distribuição global de elementos tão característicos de algumas regiões.

Multiculturalidade no Prato

Multiculturalidade no Prato

Multiculturalidade no Prato

Ao se valer da tecnologia como aliada para armazenar ingredientes em médio e longo prazo, a cozinha contemporânea, tem bases para promover uma combinação de ingredientes de diferentes partes do mundo. Como resultado é possível saborear nos restaurantes que seguem essa linha gastronômica pratos cosmopolitas.

De maneira geral os pratos contemporâneos recebem nomes em francês, os clientes brasileiros contam com descrições em português para entender o que irão saborear, mas ainda assim passam por desafios na hora da escolha. Os chefs contemporâneos podem combinar ingredientes de diferentes nacionalidades para chegar a um resultado único.

Aparência Importa (e Muito)

Comer, para a gastronomia contemporânea, deve ser muito mais do que ingerir nutrientes essenciais para a sobrevivência. Alimentar-se deve ser uma experiência rica em cores e sabores, logo a apresentação dos pratos deve ser impecável. Como os pratos são entendidos como obras de arte comestíveis se mostra imprescindível coordenar cores que conversem entre si oferecendo algo especial para os clientes.

Deve existir uma harmonia especial nos pratos, o visual deve ter um quê de pintura e conversar completamente com os sabores. As louças usadas também tem um papel fundamental para emoldurar as criações cheias de originalidade e sabor dos chefes contemporâneos. Há muitos casos em que as cerâmicas são elaboradas especialmente para um prato do chef.

Menos é Mais

A cozinha contemporânea entende que degustar é muito diferente de saciar a fome, o conceito de ‘menos é mais’ nunca fez tanto sentido. Inclusive é por isso que em muitos restaurantes de culinária contemporânea há o chamado ‘menu degustação’ que oferece ao cliente uma verdadeira viagem gastronômica por vários paladares. Já alertamos que em restaurantes contemporâneos você não vai encontrar pratos robustos e pesados.

Os pratos costumam ser leves e as porções pequenas, a ideia é que o cliente experimente inúmeros sabores. Visando oferecer uma experiência gastronômica os chefs oferecem pratos minimalistas. Além disso, esse minimalismo tem o objetivo de diminuir o desperdício de alimentos. A partir do momento que as porções são menores é mais fácil que os clientes peçam somente o que conseguirão comer sem ter alimentos sendo jogados fora.

Combinações Inusitadas

Os chefs de cozinha contemporânea devem estar preparados para fazer combinações inusitadas em seus pratos, não há proibição de doce invadir o salgado ou de coordenar ingredientes caros com outros populares. Os sabores resultantes são improváveis, mas não podem ser exagerados, isto é, não deve existir uma sobreposição que esconda algum elemento no paladar. O equilíbrio é fundamental para um prato contemporâneo passível de ser apreciado.

Uma forma interessante pela qual os chefs contemporâneos realizam essas combinações é através da gastronomia molecular. A ciência passa a ser uma grande aliada ajudando a construir sabores e texturas únicos. Os criadores não somente alteram ingredientes como os tornam excepcionais.

Vinho

Vinho

Vinho

Um acompanhante essencial para os pratos da gastronomia contemporânea. Num menu degustação em geral os pratos são servidos com vinhos adequados para aqueles sabores e construções de texturas.

Alimentação Saudável

A alimentação saudável tornou-se uma grande tendência entre os restaurantes contemporâneos, cada vez mais pessoas valorizam o comer bem. A busca por um melhor condicionamento físico e em alguns casos pela aderência a um padrão de beleza contribui para o aumento da aceitação de uma culinária menos calórica e mais natural.

Uma das principais apostas de sucesso dos restaurantes contemporâneos é a de oferecer pratos diferenciados daqueles que as pessoas preparam em casa. Comer bem não precisa ser chato e uma sucessão de sabores repetidos. A cozinha contemporânea também volta seu trabalho para atender as demandas do número cada vez maior de adeptos do vegetarianismo e veganismo.

Mesmo entre quem não segue uma dieta vegana existe interesse pelo consumo de produtos veganos, aqueles que não têm nenhum ingrediente de origem animal. Para muitas pessoas não haveria problema em aumentar o consumo de produtos veganos se eles fossem mais fáceis de encontrar e tivessem preços mais em conta. O público vegetariano e vegano representa uma parcela relevante do mercado consumidor que ainda não está sendo atendido como deveria.

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Cozinha Contemporânea: O Que Não Faz Parte Dela?

Em restaurantes de cozinha contemporânea não há o processo de preparo antecipado de vários processos para a posterior montagem dos pratos. Como uma das bases dessa culinária é o frescor dos alimentos não dá para armazenar uma grande quantidade de etapas de preparo. Não haverá pratos com grande quantidade de comida e nem pratos que sigam somente pelo convencional.

Gostou de saber mais sobre a cozinha contemporânea? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *