O Que Fazer Para Tirar o Amargo da Couve?

Couve amarga já virou uma ‘tradição’ na sua cozinha? Saiba que seguindo alguns cuidados básicos você pode evitar estragar o sabor desse alimento tão gostoso e nutritivo. Couve refogada pode e deve ser sinônimo de delícia na sua cozinha então não deixe de conferir as dicas que listamos abaixo para evitar que ela amargue. Depois disso você vai se tornar especialista no preparo desse alimento versátil!

Dicas Para a Couve Não Amargar

A seguir listamos algumas dicas imprescindíveis para evitar que a couve fique amarga. Muitas pessoas tem dificuldade no preparo desse alimento porque não conhecem algumas particularidades pertinentes ao seu preparo que evitam o sabor desagradável.

– Escolha da Couve Certa

Você precisa saber escolher a melhor couve para evitar que ela fique amarga. Você deverá dar preferência para maços bem verdes e frescos. Cuidado para não se enganar com folhas muito longas, não é um indicativo necessariamente de que são as melhores. Prefira couves com folhas macias e menores.

– Dê Adeus aos Talos

Um dos fatores que contribui para que a sua couve refogada fique amarga é a presença do talo. Sendo assim é importante cortá-lo antes do preparo. Porém, nada de jogar fora os talos, você pode reaproveita-los para fazer receitas incríveis com eles.

– Atenção aos Temperos

Cuidado com a escolha dos temperos que irão ressaltar o sabor da sua couve. Para evitar que os temperos interajam de forma agressiva com a couve recomendamos uso de sal e somente um pouco de pimenta-do-reino. Nesse caso menos realmente é mais!

– Cuidado Com o Alho

Alho

Alho

Muitas pessoas gostam de refogar a couve junto com alho, isso não deve ser feito, pois colabora e muito para que ela amargue depois de fria. Se possível evite o uso de alho no seu refogado. Mas, se você gosta muito e não quer abrir mão vale a pena fazer uma quantidade pequena que será consumida logo após ficar pronta.

– Tempo no Fogo

Um erro que você está cometendo com a sua couve é deixa-la refogando por tempo demais. Couve não curte muito calor, a panela deverá estar bem quente para fazer o refogado para reduzir o tempo no fogo.

O azeite deve aquecer bem, mas não pode queimar e somente então você deverá adicionar a couve. Em seguida aguarde que ela murche por tempo bastante. Quando a couve estiver murcha você pode retirá-la do fogo.

Receitas Com Couve

Agora que você já conhece os segredos para evitar que a couve fique amarga vai gostar das receitas que selecionamos abaixo com esse ingrediente.

Receita de Couve Refogada

Ingredientes

1 maço de couve

2 colheres de sopa de azeite

1 dente de alho

Sal a gosto

Como Fazer

Retire o talo da couve, em seguida enrole de três em três folhas do maço de couve e sobre uma tábua corte em fatias fininhas. Com a lateral da lâmina da faca você deverá amassar e descascar o dente de alho. Uma frigideira grande deverá ser levada ao fogo para esquentar, regue usando o azeite. Adicione então o alho e mexa durante um minuto.

A couve fatiada deverá ser levada para a frigideira, com uma pitada de sal você deverá temperar. Deixe na panela até que a couve fique murcha, cerca de dois minutos é o bastante. Lembre-se de que não pode refogar demais para não deixar amargar. A couve refogada deverá ser colocada numa tigela, descarte o alho. Consuma logo em seguida a ter preparado.

Receita de Couve Refogada na Manteiga

Couve Refogada na Manteiga

Couve Refogada na Manteiga

Ingredientes

1 maço de couve (deverá estar cortado em tiras bem finas)

1 colher de sopa de óleo

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de alho previamente picado

Sal a gosto

Como Fazer

Numa panela você deverá aquecer o óleo em fogo médio. O alho deverá ser frito, mas sem dourar. Retire-o e então escorra. Reserve. Usando a mesma panela você deverá derreter a manteiga juntamente com a couve. Atenção para fritar somente até que a couve fique murcha. Desligue então o fogo e tempere com sal. Sirva em seguida polvilhado com o alho reservado.

Receita de Farofa Com Talo de Couve

Ingredientes

Talo de couve (deverá estar previamente picado e cozido)

½ tablete de caldo de legumes

½ xícara de cebola previamente picada

Farinha de mandioca previamente torrada ou pronta

½ xícara de bacon previamente cortado em cubos

Azeite para dourar

2 dentes de alho previamente amassados

½ linguiça calabresa previamente picada (item opcional)

Como Fazer

O talo de couve deverá ser previamente picado em pedaços pequeninos, deixe cozinhar numa panela por cinco minutos, é só para amolecer, em seguida reserve. Numa outra panela você deverá adicionar um pouco de azeite e então adicionar a cebola deixando refogar um pouco. Adicione então o alho e o tablete de caldo de legumes deixando dourar levemente.

Adicione em seguida o bacon e a linguiça (caso decida usá-la) para fritar. Adicione então o talo da couve e aguarde refogar por dois minutos. Por fim acrescente a farinha de mandioca previamente torrada ou a farofa pronta. Aguarde fritar por mais um minuto e desligue o fogo.

Receita de Arroz Com Talo de Couve

Arroz Com Talo de Couve

Arroz Com Talo de Couve

Ingredientes

½ xícara de chá de arroz

1 talo de couve previamente picado

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de chá de molho de pimenta

1 cebola previamente picada

½ xícara de chá de leite de coco

1 colher de chá de sal

2 xícaras de chá de caldo de legumes

Como Fazer

O azeite deverá ser aquecido numa panela em fogo médio. Adicione então o sal e a cebola, deve refogar rapidamente. Acrescente então o talo de couve e o arroz, os dois devem ser bem misturados. Cozinhe deixando mexer por cinco minutos. O caldo de legumes deverá então ser adicionado junto com o leite de coco para ferver. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até perceber que o arroz está macio. Acrescente então o molho de pimenta, misture e sirva.

Essas duas últimas receitas são dicas para você aproveitar o talo da couve, não desperdice alimentos!

Gostou dessas dicas de como não amargar couve e preparar deliciosas receitas? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *