Tipos e Cultura da Cerveja

Você gosta de tomar uma cerveja com os amigos de vez em quando? Na hora de pedir leva em consideração o preço ou o tipo da cerveja? Cerveja é como futebol, milhões de pessoas adoram, mas poucas entendem de fato do assunto. Se você não conhece as diferenças entre os tipos da bebida continue lendo e no próximo happy hour demonstre toda a sua sabedoria para os seus colegas.

Tipos e Cultura da Cerveja

Tipos e Cultura da Cerveja

História da Cerveja – A Descoberta da Bebida pelo Homem

Acredita-se que o homem descobriu como fazer bebidas alcoólicas tão antigamente quanto aprendeu a plantar. O homem aprendeu sobre fermentação e produção de bebidas alcoólicas há cerca de dez ml anos, a partir de fermentação não induzida deste ou daquele cereal. Diversos estudos de arqueologia nos mostram que há 7000 anos no atual Sudão os homens obtinham do sorgo um líquido muito similar à cerveja. Num pote que data de 5500 antes de Cristo na região do atual Irã foram encontrados traços de bebidas alcoólicas, mais precisamente de cerveja.

Tipos de Cervejas

A variedade de tipos de cervejas é bastante grande, existem mais de 30 para se ter uma ideia. Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre os tipos principais levando em consideração o seu método de produção e sabor final.

Cerveja Tipo Ale

O primeiro tipo de cerveja a ser criado, o tipo Ale, passa por um processo de fermentação mais longo e em temperaturas mais altas. O seu processo de fabrico é complexo e ainda conta com etapas antigas. Nessa categoria estão cervejas de aromas diferenciados e sabores construídos a partir de uma combinação de processos. A coloração pode ser clara ou escura. O teor alcóolico dessas cervejas costuma ser bem mais alto do que nas cervejas tipo Larger.

Cerveja Tipo Larger

A cerveja nossa de cada dia pertence a essa categoria, trata-se de uma versão da bebida com baixa fermentação e com índice alcóolico entre 3% e 6%. A coloração dessa cerveja é mais clara em comparação com outras famílias e seu sabor tem menos amargor. Cada tipo de cerveja pode ser dividido em subcategorias, nessa família destacamos as cervejas Standard American Lagers (Brahma, Antártica e Sol) e as cervejas Premium American Lager (Stella Artois, Heineken e Corona).

Cerveja Tipo Lambic

Um dos tesouros dentre as cervejas é o tipo de bebida produzida por meio de process de fermentação espontânea utilizando a microflora do ambiente. Podem ser adicionadas frutas para auxiliar no processo de fermentação da cerveja. A maturação geralmente é feita em barris de carvalho. O processo de fabrico desse tipo de cerveja é longo e custoso o que acarreta num preço de venda elevada.

No Brasil não é um tipo muito conhecido ou consumido. O nome é uma referência a cidade de Lambeek, próxima a Bruxelas capital da Bélgica, que é reconhecida como a produtora da Lambic original. Uma das marcas de cerveja dessa categoria vendidas no Brasil é a Kriek Boon.

A Cerveja na Cultura de Diferentes Países

Muitos países além do nosso gostam de cerveja, contudo, existem algumas diferenças culturais que mudam a maneira como a bebida é consumida. Ficou curioso para saber como pessoas de diferentes partes do globo gostam da sua cerveja? Então confira abaixo.

Brasil

Nosso país produz cerca de 13 bilhões de litros de cerveja todos os anos, na lista mundial é o terceiro maior produtor ficando atrás somente da China (com 45 bilhões de litros por ano) e Estados Unidos (com 35 bilhões de litros por ano). O tipo que faz mais sucesso é o pilsen (cerveja clara).

Cerveja Skol Litrão

Cerveja Skol Litrão

Argentina

Um país que não mantém estabilidade no campo cervejeiro, se a economia vai bem empresas do segmento cervejeiro são abertas, se a economia está mal as empresas fecham. A contribuição mais significativa dos hermanos para a cerveja está no cultivo de lúpulo que abastece fábricas e toda a América do Sul. A produção local segue estilos internacionais.

Chile

O terceiro maior mercado de produção cervejeira da América do Sul, atrás do Brasil e da Argentina, o Chile, tem grande potencial nesse segmento. O mercado de marcas artesanais vem crescendo, contudo, é necessário vencer a dificuldade climática que faz com que as cervejas mantenham um padrão pasteurizado.

Uruguai

O quarto país em termos de produção cervejeira da América do Sul ainda tem muito para se desenvolver para chegar perto do Chile, terceiro colocado. Contudo, a boa notícia é que o país tem investido na expansão desse mercado.

Estados Unidos

No continente americano é um dos países que mais teve sucesso em incorporar as técnicas cervejeiras da Europa. Um país que trabalha com incentivos para as produções de cervejas locais. O tipo de cerveja mais consumido é o larger.

México

Mesmo não sendo um país de tradição cervejeira o México não se intimida produzindo bebidas da categoria Pale Ale (âmbar) e Porter (cerveja escura). O que falta para que esse país se destaque mais é ter impostos menores e mais produção de insumos internamente.

Alemanha

Quando se fala em cerveja é impossível não pensar logo na Alemanha, o país da Oktoberfest, e que conta com mais de 40 rótulos na lista de melhores cervejas do mundo. Sendo um país de tradição cervejeira mantém processos que visam a pureza da bebida em muitas de suas fábricas. Possui produtos com características próprias.

Bélgica

Um dos países considerados como lar da cerveja, a Bélgica, se destaca por sua variedade com mais de 400 tipos. Um país que possui tradição tendo sido um dos berços do nascimento da bebida.

Espanha

Um dos países europeus que tem apresentado maior interesse e crescimento na produção de cervejas artesanais. Uma das características principais é a combinação assertiva de sabores do mundo.

França

Nesse país encontramos o menor imposto sobre a bebida do mundo, contudo, o sabor ainda precisa melhorar, pois mesmo sendo um dos melhores produtores de vinhos deixa a desejar na cerveja.

Holanda

Tem se esforçado para se aproximar da qualidade de países tradicionais como Alemanha e Bélgica, porém, ainda não conseguiu se igualar. A difusão de marcas artesanais merece destaque pelos incentivos dados pelo governo.

Inglaterra

A nação inglesa é uma das principais defensoras da cerveja de elevada fermentação, as versões mais escuras, que são maturadas em barris de carvalho. Qualidade e sabor sofisticado acima de tudo.

Itália

O país da pizza e do vinho quase não tinha o hábito de degustar uma cerveja, contudo, com a abertura do mercado de marcas artesanais os italianos resolveram dar uma chance para a bebida. Atualmente a nação em forma de bota tem cerca de 300 cervejarias.

Rússia

Para quem pensa que russo só bebe vodka temos que dizer que se trata de uma das nações que mais organiza festivais da cerveja. Após o fim da União Soviética o país viu sua produção de cervejas artesanais crescer.

Suíça

Sabe quem faz tudo certinho, mas sem inovação? Essa é a Suíça no segmento cervejeiro. Embora trabalhe com as técnicas tradicionais da Europa e tenha sucesso na sua produção não apresenta nenhuma característica de grande expressão.

Coréia do Sul

Um país que vem avançando muito no quesito produção de cervejas nos últimos anos. As principais fábricas do país tem forte influência da Alemanha e da Bélgica.

Japão

Os orientais sabem fazer cervejas que agradam os ocidentais, uma prova disso é que grande parte das cervejas artesanais da terra do sol nascente desembarcam no continente americano, em especial nos Estados Unidos. A produção cervejeira teve crescimento significativo depois da Segunda Guerra Mundial.

Austrália

A terra dos cangurus é também o lugar em que mora um dos maiores cervejeiros do mundo, Lio Nathan, do Grupo Kirin. O país ainda não tem tradição na produção de cervejas, mas o governo tem incentivado concedendo autorizações para que empresas artesanais produzam sob licença de marcas de expressividade no mercado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bebidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *