Comida Tradicional

Culinária tradicional

Comida Tradicional

Comida Tradicional

Os mais diferentes pratos e tipos de cozinhas por todo o mundo são marcos na culinária tradicional, a qual sempre busca em sua essência qualidades e características particulares, únicas em seu meio de produção, tempero e por fim todo o legado deixado por sua tradição e conhecimento abrangente a muitas regiões ao mesmo tempo.

Nos diversos países do mundo há sempre tipos de comidas locais ou regionais, como é o caso do Brasil, que extenso possui ao mesmo tempo muitas qualidades gastronômicas em variedade ampla, ao gosto de cada consumidor.

Entre as receitas tradicionais nacionais e importadas destacam-se com certeza em restaurantes de todo mundo os famosos escondidinhos de mandioca, as rabanadas de sabores diferenciados e cozidos no geral, além de sobremesas com a utilização de frutas como morangos, limão e pêssego.

Tradição Brasileira

Típicos

Típicos

Também com forte tradição pelo mundo, a cozinha brasileira deixa por todas as partes apaixonados por seus pratos e variedades gastronômicas culturais. Exemplos de pratos típicos estão principalmente no tempero e gostinho de cada local, assim em restaurantes tradicionais brasileiros ou mesmo internacionais, não podem faltar itens como: feijoada, moqueca de peixe, feijão tropeiro, o vatapá e acarajé, típico da região nordeste e logicamente uma boa caipirinha como bebida.

A cozinha brasileira por possuir sempre influências de povos que aqui se instalaram traz com clareza uma variedade muita ampla por todo o território nacional, desde o norte com a cultura indígena da mandioca, farinha e peixe, até o sul com o famoso churrasco e o chimarrão.

Além do mais o folclore também tradicional insere ainda dinamismo e incorporação ao Brasil, fazendo com que costumes já antigos permaneçam até hoje, devido a tanta influência e tradição. Rituais esses que estão no tipo de cozinhar, nos instrumentos como fogões a lenha, a brasa e outros para aprimorar e conseqüentemente dar identidade a gastronomia local.

Tradições migratórias

Culturas

Culturas

A tradição de uma cozinha não se dá apenas por sua particularidade em todos os setores, é interessante lembrar que todos os países já sofreram um dia um tipo de colonização ou mesmo migrações de partes diferentes, contendo assim a inclusão de tradições e costumes juntamente com uma união de modos de cozinhar próprios.

Essa mistura e trocas de informações permitiram que a tradição na culinária fosse ainda mais rica e saborosa, com toques e novos experimentos que são lembrados ainda como forte registro. O Brasil, por exemplo, além de possuir traços da cozinha indígena e africana, servem-se todos os dias a base de alimentos que foram trazidos um dia por imigrantes italianos, como o vinho, as massas, o pão, por portugueses, como as leguminosas, o bacalhau e azeite e também por alemães, holandeses, espanhóis e outros.

As verdadeiras cozinhas tradiconal sempre se matem na diversidade e combinação de diferentes culturas e costumes populares, e assim nessa heterogeneidade a gastronomia mundial torna-se cada vez mais motivo econômico, e de conhecimento tradicional, que se evolui a cada tempo, com a formação das gerações.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *