Como Tirar a Marra do Caqui?

Algumas pessoas chamam a polpa do caqui de ‘chocolate’ pela sua cor escura, porém, essa tonalidade é obtida pela presença de taninos que são da própria fruta. O tanino é um tipo de polifenol e é o responsável pela sensação de “amarra” gerada pela fruta na boca. Os taninos podem estar presentes na fruta de duas formas distintas: solúvel e insolúvel em água.

O tanino solúvel em contato com a língua pode ser sentido e por isso amarra a boca. Já se o tanino estiver insolúvel não será percebido ao entrar em contato com a língua. O caqui inicialmente tem o tanino solúvel em água, porém, ao amadurecer esse tanino é convertido em insolúvel tornando-se então imperceptível. Agora que você já sabe porque o caqui amarra na boca que tal saber como tirar a marra da fruta?

Grupos de Caquis

Acima explicamos que a marra do caqui se deve a presença de tanino na fruta sendo que no começo esse tanino é solúvel em água e causa a sensação de amarra ao entrar em contato com a língua, basta o caqui amadurecer para que o tanino torne-se insolúvel. Dessa forma os caquis podem ser classificados em três grupos distintos de acordo com o seu estado de tanino.

Grupo Doce

Nesse grupo estão os caquis em que ocorre a transformação natural do tanino solúvel em tanino insolúvel no decorrer do processo de amadurecimento da fruta. Alguns exemplos são as variedades: Tokyo-Gocho, Fuyu e Kyoto.

Grupo Tanino

Nesse grupo estão alocadas as variedades de caquis em que o tanino continua solúvel mesmo após ter amadurecido como a Pérola, por exemplo.

Grupo Variável

Nesse caso o tanino se torna insolúvel quando na presença de semente como no caso das variedades Guiombo e Rama Forte.

Atenção

Caquis classificados nos grupos tanino e variável somente podem ser consumidos se for realizado o tratamento pós-colheita, caso contrário amarra muito.

Dica Para Tirar a Marra do Caqui

Caqui

Caqui

Uma forma de acelerar o processo de amadurecimento do caqui – eliminando assim a marra – é aplicar etileno. Você pode usar essa dica para frutas das variedades Rama Forte e Pérola. Quem realizar o tratamento com álcool etílico ou cachaça poderá consumir a fruta após uma semana, porém, isso depende da temperatura. Seguindo essa dica a polpa se mantém crocante.

Lembrando novamente que variedades do grupo variável como Guiombo terão seu tanino transformado naturalmente em insolúvel, basta a formação da semente se iniciar. O tanino insolúvel é visível sob a forma de mancha escura. A polpa escura do caqui nada mais é do que tanino.

Outra Dica Para Tirar Marra do Caqui

A seguir mais uma dica de como acelerar o amadurecimento do caqui para tirar a marra e poder assim aproveitar essa saborosa fruta. Apresentaremos na forma de passo a passo para deixar ainda mais simples o processo.

Passo 1

Posicione o caqui virado para cima e usando a ponta de uma faquinha faça um furinho na parte onde ficam as folhas.

Passo 2 

No buraquinho que você fez pingue uma gota de vinagre.

Passo 3

Depois de ter seguido os dois primeiros passos coloque os caquis num caixote de papelão e feche. Deixe as frutas no caixote fechado por três dias e estará pronto para o consumo.

Dicas de Receitas Com Caqui

Tirou a marra dos seus caquis? Então agora chegou a hora de descobrir como usar essa fruta em receitas incríveis!

Receita de Mousse de Caqui

Ingredientes

9 caquis (para a sobremesa)

3 caquis (para a calda)

4 claras

1 xícara de água

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

350 ml de creme de leite fresco

1 lata de leite condensado

1 e ½ xícara de açúcar

Como Fazer a Mousse

Comece o processo de preparo descascando os 9 caquis e cortando-os em gomos, depois divida-os em duas partes. A gelatina em pó deverá ser hidratada em água fria. O resultado deverá ser colocado em banho-maria por cerca de três minutos para que dissolva.

A primeira metade dos 9 caquis deverá ser batida no liquidificador junto com o creme de leite e com o leite condensado. A mistura deverá ser colocada numa tigela junto com a gelatina. A outra metade dos 9 caquis deverá ser adicionada. As claras deverão ser batidas em neve junto ao creme. Coloque numa forma média e deixe na geladeira por 4 horas.

Como Fazer a Calda 

Numa panela ao fogo adicione o açúcar e a xícara de água até que engrosse formando então uma calda transparente. Em paralelo descasque os 3 caquis e bata-os no liquidificador. Os caquis batidos deverão ser misturados então a calda fria e transparente.

Finalização

A mousse deverá ser desenformada, sobre ela jogue a calda e depois é só servir.

Fruta Caqui

Fruta Caqui

Receita de Geleia de Caqui

Ingredientes

4 caquis grandes

Raspas de 1 limão

½ xícara de açúcar

Como Fazer

Inicie o processo lavando bem os caquis, em seguida corte-os em tamanho grande e adicione numa panela. Adicione então o açúcar e leve ao fogo enquanto mexe por uns cinco minutos. Aguarde até que esfrie e bata no liquidificador, essa pasta deverá ser colocada novamente na panela. Adicione então as rapas de limão e leve ao fogo por mais três minutos. Deixe esfriar e sirva.

Receita de Creme de Caqui

Ingredientes

6 caquis médios e maduros (devem estar sem pele e sem sementes)

Raspas de um limão

1 xícara de chá de açúcar

2 colheres de sopa de suco de limão

Suco de duas laranjas

2 cravos da índia

1 lata de creme de leite sem soro

Como Fazer

Comece colocando numa panela 6 caquis médios (devem estar maduros, sem pele e sem sementes) junto com 1 xícara de chá de açúcar, 2 cravos da índia e suco de duas laranjas. Leve ao fogo e deixe ferver por cinco minutos, desligue o fogo e aguarde até que esfrie. Depois remova os cravos.

A mistura deverá então ser transferida da panela para o liquidificador, acrescente então 1 lata de creme de leite sem soro, raspas de 01 limão e duas colheres de sopa de limão. Bata até chegar ao resultado de uma mistura homogênea. Essa mistura deverá ser distribuída em taças, leve para a geladeira para resfriar.

Gostou dessas dicas de como tirar a marra de caqui e de receitas com a fruta? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *