Curiosidades da Culinária Francesa

Pode uma gastronomia que tem como alimentos base uma imensa variedade de queijos, vinhos, carnes e doces não ter uma série de pratos saborosos e admiráveis? Além da arquitetura e das paisagens de uma beleza edílica, a França, atrai milhões de turistas anualmente também pelos pratos servidos em seus inúmeros restaurantes.

O mais interessante é que assim como acontece no Brasil por lá existem alguns pratos que se destacam em diferentes regiões. Alguns toques diferenciados funcionam como aquele tempero extra para que as lembranças da viagem não se percam. Então vamos começar a fazer uma viagem saborosa pelas curiosidades da culinária francesa?

Conhecendo a Culinária Francesa

Antes de chegarmos às curiosidades propriamente ditas é importante entender como funciona a divisão de pratos e sabores no país do Museu do Louvre. Reconhecida como uma culinária de grande prestígio mundial, a França, conta com opções de pratos distintos em cada região do país.

Culinária do Noroeste da França

Na região nordeste é possível divertir o paladar com ingredientes como maçãs, manteiga e o tradicional crème fraîche (confira abaixo o que é esse ingrediente tipicamente francês).

Culinária do Sudeste da França (Provençal)

Nessa região do país destacam-se o uso de ingredientes como verduras, tomates e azeite.

Culinária do Sudoeste da França

Região famosa pelo uso de foie gras (fígado de ganso ou pato, alguns animais são criados especialmente para fornecer esse ingrediente), gordura de pato, moelas e cogumelos (cèpes).

Culinária do Nordeste da França

A culinária francesa dessa região possui muita semelhança com a culinária alemã contando com ingredientes como salsichas, banha de porco e chucrute (conserva de repolho fermentado que pode ou não ter a adição de outros vegetais).

Outros Destaques Regionais da Culinária Francesa

O país dos queijos e vinhos pode ser dividido além das quatro áreas mencionadas acima em termos de culinária. Dentre os principais destaques fora dessas quatro regiões principais está o vale do Rio Loire que tem como base pratos feitos com peixes de água doce acompanhados por vinhos brancos saborosos.

Vale citar ainda a culinária do Roussillon que guarda semelhanças com a culinária da Catalunha, essa região é conhecida como a Catalunha Francesa e a cozinha de origem basca que também pode saboreada através de pratos que combinam tomate e pimentão. Os turistas que se deslocam pela França podem conhecer esses e outros sabores numa viagem gastronômica incomparável.

Curiosidades da Culinária Francesa

Tendo uma ideia de como os pratos e sabores estão divididos pelo território francês chegou o momento de conhecer algumas curiosidades dessa gastronomia considerada como “Patrimônio Cultural Imaterial do Mundo” em 2010 pela UNESCO .

Cuidado Disciplinado

Já percebeu que quando o assunto é culinária francesa todo mundo fala a respeito da quantidade de preparos e cuidados com os ingredientes? Essa fama não foi conquistada atoa, no país o preparo dos pratos é quase um ritual, existe uma grande disciplina e respeito pelo uso dos alimentos. O cuidado empregado no preparo dos pratos franceses dificilmente é visto em outras culturas do mundo.

Classificação dos Pratos da Culinária Francesa

Seguindo no forte conceito de organização que mencionamos acima da culinária francesa não podemos deixar de mencionar a divisão dos pratos por categorias, conheça-as melhor abaixo:

– Cozinha Clássica Francesa

Nessa categoria estão os mais tradicionais pratos franceses que contam com cremes baseados em molhos.

Haute Cuisine

Haute Cuisine

Haute Cuisine

Pode ser considerada como uma subcategoria da culinária francesa, utiliza uma base maior de ingredientes e pode ser saboreada em diferentes restaurantes franceses do mundo.

Cuisine Nouvelle

Cuisine Nouvelle

Cuisine Nouvelle

Os pratos dessa área de classificação da culinária francesa são mais leves não tendo o uso abundante de molhos pesados.

– Cuisine du Terroir

Cuisine du Terroir

Cuisine du Terroir

Tipo de culinária francesa em que os pratos mantêm o preparo tradicional, o que inclui o uso de apenas ingredientes locais.

Crème Fraîche: O Que é?

Trata-se de um laticínio criado na França que é resultante do processo de ligeira fermentação bacteriana do creme de leite pasteurizado ou da nata. Sendo assim não se trata de um creme fresco como poderíamos ser levados a acreditar. Nos últimos anos a globalização contribuiu para que esse ingrediente passasse a fazer parte da culinária de outros países.

Como em nosso país o crème fraîche não é vendido é possível substituí-lo em receitas de origem francesa por creme ou iogurte azedo. A vantagem desse creme em relação ao iogurte azedo é poder ser fervido em fogo brando sem talhar. Possui também uma textura mais líquida que pode ser mais interessante para alguns pratos.

Mais de 360 Tipos de Queijos Franceses

Um país que permite que se coma um queijo diferente a cada dia, pois produz mais de 360 tipos variados, só poderia ter esse alimento como um dos principais ingredientes de seus pratos. Além da quantidade é necessário ressaltar a qualidade dos queijos franceses, um dos fatores que tornou essa culinária tão reverenciada mundo a fora.

Para os franceses a produção de queijo é uma coisa muito séria e por isso existe um sistema de classificação chamado Denominação de Origem Controlada (DOC) que atesta que o alimento foi produzido de acordo com as regras e com ingredientes locais.

Uso Diferenciado de Frutas e Vegetais

Um dos grandes méritos da culinária francesa é adicionar muito mais sabor para alimentos simples como frutas e vegetais. As tortas de frutas do país despertam o apetite até de quem está longe, por lá são famosas tortas de maçã, tomates, framboesa, uvas entre outras. Também brilham e encantam paladares pratos refinados que tem como base ingredientes como nabo, cebola, cenoura e abobrinha. A forma como esses ingredientes são preparados e trabalhados faz toda a diferença.

Carnes e Fungos Exóticos

Para nós que estamos acostumados com o típico arroz com feijão e bife pode parecer um tanto estranho saber que os franceses levam para as suas mesas carnes como a de pombo, caracóis, sapos e coelhos. Saindo do âmbito exótico para o mais convencional também se destacam nas receitas carnes como a de carneiro, peru, codorna e porco.

Outro ingrediente bastante utilizado na culinária francesa é a trufa, mas não é aquela de chocolate a que estamos acostumados, estamos falando sobre um tipo de fungo aromático que cresce em regiões de selva. Para obter essas trufas é preciso contar com o auxílio de cães e porcos para farejá-las.

Alimentos Esquisitos

Para que os brasileiros que estão se preparando para a ir França não estranhem citamos os três alimentos mais esquisitos para nós que os franceses amam: escargots (caramujos), la viande de cheval (carne de cavalo) e les cuisses de grenouille (pernas de sapo).

Pão Francês ou Pão Brasileiro?

Pão Francês

Pão Francês

Quando boa parte dos brasileiros vai a padaria pede o ‘pão francês’, não é mesmo? Pois, saiba que embora o pãozinho tenha essa alcunha por aqui é chamado de ‘pão brasileiro’ em outras partes do mundo. O que acontece é que os franceses não consomem tanto esse pão conhecido como francês, eles preferem Baguete (la baguette).

O início da tradição do consumo do pão francês no Brasil foi no período da Belle Époque, no começo do século 20, quando os brasileiros desejavam copiar os hábitos da França e passaram a dar preferência para esse tipo de pão proveniente de lá.

Petit Gateau Não é Francês

Petit Gateau

Petit Gateau

Uma curiosidade polêmica, pois o Petit Gateau é um dos símbolos da culinária francesa. No entanto, acredita-se que ele não é uma criação francesa, existem duas teorias de origem do bolinho. A primeira teoria diz que se trata de uma sobremesa italiana que foi resgatada pelos franceses e a segunda que na verdade se trata de uma maneira encontrada por restaurantes franceses em Nova York para vender bolinhos que acabavam perdendo o ponto ao assar.

Croissant Tem Origem Austríaca

Croissant

Croissant

Quem nunca saboreou um delicioso croissant e ficou pensando nas terras francesas? Pois, saiba que embora o salgado (que aqui no Brasil tem versões doces) foi criado por um chef francês, porém, quando este trabalhava para o Império Austríaco. Há cerca de três séculos a Áustria venceu os turcos numa demanda e o chef criou o salgado com forma de lua crescente como uma referência a bandeira da Turquia para comemorar. Em seu retorno a França o chef difundiu o saboroso croissant em seu país.

Molhos

Molhos

Molhos

Os molhos têm grande relevância nos pratos da culinária francesa, alguns molhos tradicionais servem de base para a elaboração de diferentes pratos como, por exemplo, béchamel, hollandaise, velouteé, espagnole e molho vermelho. Os demais molhos usados nos pratos costumam ser combinações dos molhos base.

Vinho Como Água

Vinho Como Água

Vinho Como Água

Dizer que os franceses bebem vinho como quem bebe água não é nenhum exagero, para muitos conterrâneos do país uma refeição só é completa quando acompanhada por essa bebida. De maneira geral os vinhos tintos são harmonizados com pratos de carne vermelha enquanto que os vinhos brancos acompanham pratos que tem como base aves e frutos do mar.

Tempo a Mesa

Uma das grandes curiosidades a respeito dos franceses é que para eles o tempo de consumo de uma refeição deve ser o mesmo de preparo. Então se uma receita levou duas horas para ficar pronta nada mais justo do que passar duas horas sentado a mesa.

Quatro Pratos

Geralmente um jantar é composto por quatro pratos sendo eles: aperitivos, prato principal, queijo e pão e por fim a tão aguardada sobremesa. Para que o convidado do jantar se sinta mais a vontade a dica é servir junto ao aperitivo uma bebida como um Martini, por exemplo.

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Francesa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *