Bolos
Os bolos estão muito presentes na vida das pessoas hoje em dia, não somente na vida dos brasileiros, mas também na vida de pessoas ao redor do mundo todo, eles são uma das receitas mais populares do planeta e fazem parte das tradições de muitas culturas. Hoje podemos dizer que já são muito fortes e enraizados os costumes de se usar os bolos, principalmente quando se refere à momentos de celebração, como em aniversários, em casamentos, ou outras datas de comemoração.
O bolo se tornou uma receita tão querida e apreciada ao longo do tempo, que ele foi se tornando cada vez mais comum, os bolos que antes eram feitos e vendidos apenas em confeitarias e docerias foram pouco a pouco se popularizando e hoje é possível encontrar deliciosos bolos em supermercados, em padarias, em muitos estabelecimentos diferentes, além disso hoje muita gente também faz os seus próprios bolos em casa.
Os bolos feitos em casa são mais simples do que os bolos elaborados de festa, mas isso não quer dizer que eles não sejam tão saborosos quanto esses bolos mais requintados, há inúmeras receitas caseiras em que se precisa de apenas de alguns poucos ingredientes para se fazer um bolo, ou ainda se você não é muito fã de fazer coisas na cozinha, ainda pode comprar uma massa pronta.
Há alguns problemas, no entanto, que podem pegar desprevenidas as pessoas que não tem muita experiência na cozinha, tal como a consistência do bolo, se ele fica fofinho (como geralmente é o jeito correto de ficar o bolo), se ele fica mais durinho, se ele fica muito cremoso, outra questão é o bolo crescer ou não crescer, além disso, tem o probleminha que é quando se queima os bolos, esses casos acontecem mais por desatenção do que qualquer outra coisa.
A pergunta que não quer calar, é o que fazer quando alguma dessas situações e problemas mencionados acima acontece? Bom para cada uma das situações apresentadas, podemos tomar uma medida diferente, até porque cada situação requer cuidados diferenciados, mas é importante reforçar que na maioria das vezes, é possível concertar os erros de percurso que podem vir a acontecer, mas para isso é preciso ter muito cuidado para não piorar as coisas ainda mais.
Já que essa dúvida, sobre como salvar um bolo é muito recorrente, a seguir nesse texto vamos falar sobre os casos dos bolos queimados, uma situação que pode ser um incomodo muito grande, pois você poderia perder toda a sua receita, mas saiba é possível que tenha algumas alternativas para não perder todo o trabalho e empenho que você colocou no seu bolo.
O Que Fazer Quando O Bolo Queima?
É muito importante para quem está fazendo um bolo, ou qualquer outro tipo de receita que precise do uso de um forno, que quem está fazendo marque o tempo, marque o horário em que colorou o bolo no forno, para se ter uma noção de qual será a hora que ele provavelmente estará pronto, esse ato de anotar, marcar a hora faz muita diferença e é quase tão importante como seguir a própria receita.
Cada bolo requer um tempo diferente para ficar pronto, geralmente as receitas informam qual é esse tempo e qual o nível de calor em que o forno deve ser colocado. Como via de regra normalmente as receitas aconselham que você deixe o forno antes de colocar o bolo, em um estado de pré aquecimento, mas o que seria esse estado?
O pré aquecimento consiste em ligar o forno alguns minutos antes de colocar a sua comida dentro dele, isso porque ele já vai aquecendo e deixando o ambiente interno do forno mais uniforme, o que ajuda também que o alimento seja assado de uma maneira mais uniforme e bem distribuída, ou seja, para que no final não fique um lado mais assado do que o outro, ou um ponto mais assado do que outro, esse pré aquecimento ajuda também a não queimar o bolo, já que ele garante que o bolo inteiro fique no mesmo estado de assado ao mesmo tempo.
Agora vamos falar quando o que fazer quando nenhuma das tentativas de prevenção dá certo e o bolo acaba queimando, em um primeiro momento a gente tende a pensar que não tem solução, não é mesmo? Mas uma coisa que nós sabemos fazer muito bem é dar solução para tudo, por isso há algumas opções de como salvar o seu bolo, ou ao menos a massa dele.
Uma indicação de muitas pessoas é retirar toda a parte que foi queimada do bolo, corte toda a crosta queimada, mesmo que isso signifique que seu bolo vai perder uma boa parte de massa, pelo menos não se perde ele inteiro. Após retirar toda a parte queimada (pode cortar fora mesmo), você pode colocar a cobertura do bolo (se o seu bolo tiver cobertura é claro), sobre o lado onde foi cortado a parte queimada, dessa forma o sabor da cobertura vai amenizar um tanto bom, os resquícios do sabor de queimado que podem ter ficado no seu bolo, vai disfarçar bastante o sabor.
Se o seu bolo, além de queimado também ficou seco, por causa do grande tempo que ele passou assando no forno, você pode fazer um truque para reverter essa situação. O truque é colocar em um recipiente para esquentar um pouco de água e um pouco de açúcar, é aconselhável esquentar no fogo do fogão, quando os dois ingredientes já estiverem bem misturados, você pode desligar o fogo. O indicado é que logo em seguida você adicione algo na mistura, tal como o rum, uma bebida alcoólica, mas se você não tiver rum, pode ser alguma outra bebida de sabor mais neutro, em pequena quantidade, pois em grande quantidade a bebida pode fazer desandar a mistura feita.
O próximo passo é jogar essa mistura sobre o bolo, mas tenha muita atenção, não é para encharcar o bolo, pois ele pode ficar mole e perder a consistência, é preciso que essa mistura seja jogada sobre o bolo de leve, aos poucos, de gotas em gotas, não precisa ser muito, é apenas para deixar o bolo mais macio e menos seco e para ajudar ele voltar a ter um sabor mais destacado e mais suave novamente.
Se após ter queimado o bolo, você mudar de ideia quanto ao prato que deseja fazer. Não se preocupe, pois está tudo bem também, reaproveite a massa do bolo, primeiramente cortando a parte queimada, tire tudo e jogue fora, a parte restante do bolo, você pode amassar, destruir, etc, até que o bolo adquira um aspecto de farofa, essa dica pode parecer estranha, mas saiba que essa massa, ou essa “farofa”, pode ser reaproveitada para fazer pratos deliciosos como tortas, ou ainda os famosos cheesecakes, é bem fácil de reaproveitar e você não perde uma receita inteira.
Agora que você já sabe várias dicas de como recuperar bolos queimados, você já pode se jogar na arte de fazer bolos sem medo, afinal se nada der certo, você ainda pode fazer dar certo sim, basta alguns truques, não tenha medo, mas sempre esteja atento à receita, ao tempo em que o bolo deve permanecer assando, atente-se também a temperatura que você deve deixar o forno, nem mais e nem muito menos, dessa forma tenho certeza que o seu prato ficará uma delícia.