O leite condensado é um tipo de alimento muito utilizado em diversos tipos de receitas brasileiras, mas que também, pode ser consumido sozinho, já que apresenta um sabor delicioso e que grande parte das pessoas acaba se apaixonando. Um sucesso total na cozinha, o leite condensado pode dar um toque todo especial em sua receita, mesmo que ela seja muito simples, ou mesmo ser utilizado como acompanhamento para frutas como morango e uva. Mas muitas pessoas se perguntam o porquê desse alimento levar esse nome, e vamos então aprender um pouco mais sobre ele e seu processo de preparo, para que isso fique de claro entendimento.
Mesmo levando o nome de leite condensado, esse não é um processo que acaba ocorrendo durante a construção do alimento, já que ele não é submetido a um processo de condensação, e sim um processo de evaporação. Mas então por que seu nome leva consigo a palavra condensado? Bom, essa é uma nomenclatura usada para diferenciar o leite condensado do leite evaporado, que é um tipo de leite produzido da mesma forma, mas que acaba não sendo acompanhado de açúcar.
Como Surgiu O Leite Condensado?
O leite condensado surgiu há muitos anos, tendo seu primeiro registro marcado no ano de 1827, quando o processo de concentração do leite foi realizado pela primeira vez de forma oficial. Porém, essa prática só passou a ser realizada de forma constante em meados do ano de 1853 por um empresário chamado de Gail Borden Jr. Ele realizou esse processo para que fosse possível fazer com que o volume de leite pudesse ser reduzido e também para que a vida útil do alimento fosse assim prolongada, já que por se tratar de uma época onde refrigeradores não existiam, os alimentos estragavam de forma muito rápida. O leite por exemplo poderia acabar estragando entre uma entrega e outa, chegando por vezes na casa dos clientes, já impróprio para o consumo.
O processo de pasteurização do leite, que consiste em fazer com que o leite seja imposto a dois tipos de temperaturas opostas, quente e fria de forma muito rápida, possibilitando assim, que a quantidade de microrganismos presente no alimento sejam diminuídas e que o mesmo então seja conservado de uma melhor forma, e possa chegar aos cliente ainda mais ideal para seu consumo.
Porém, a popularização desse alimento de forma mais crescente só ocorreu durante o período da Guerra Civil, entre os anos de 1861 até 1865. O leite condensado porém, era utilizado como um tipo de ração ou a alimentação diária de grande parte dos militares que estavam na linha de frente da guerra. Grande parte da escolha de utilização desse lite como alimento dos mesmos era pela grande facilidade de se transportar em grandes quantidades, além de também ser armazenado em uma pequena lata de cerca de 365 gramas.
A quantidade de nutrientes como calorias, responsáveis por fazer com que os militares apresentassem mais energia eram também um dos fatores que influenciavam o consumo do leite condensado.
O Leite Condensado No Brasil
Depois que es tipo e alimentou adentrou as prateleiras de supermercados de outros países, não demorou muito para que os brasileiros também utilizassem do mesmo em suas receitas. No ano de 1871 o leite condensado já era muito consumido no brasil ,já que alguns registros de propagandas como a da Almanack Administrativo, Mercantil e Industrial as Corte e da Província do Rio de Janeiro apontam diversas propagandas desse alimento em território brasileiro.
Como Se Prepara Então O Leite Condensado?
Bom, o processo de preparação de saliento é realizado de uma forma muito automática, já que a maioria das empresas realiza esse processo de forma industrial, levando a uma automatização das fases de seu preparo até o resultado final, encontrado em grande parte dos supermercados hoje em dia. Porém, é importante lembrar que existem também alguns produtores que realizam o preparo desse alimento também de forma mais artesanal, ando ao mesmo um sabor todo especial, e que pode fazer com que sua receita apresenta um toque diferente.
O primeiro passo para a preparação desse alimento é então a centrifugação do leite, para que as impurezas do mesmo possam ser removidas. Logo após esse processo, o lite é levado a um processo de pasteurização, onde o mesmo será mantido em uma temperatura muito alta, e logo em seguida disposto a uma temperatura baixa, para que microrganismo nocivos a nossa saúde posam ser removidos. A pasteurização do leite dura por volta de 20 segundos, sendo assim, uma parte realizada muito rápida.
O açúcar será adicionado em seguida, e em grandes quantidades, fazendo então com que o leite possa ser conservado por um tempo maior. O passo seguinte será a evaporação do leite, realizado de forma a vácuo, chegando a temperaturas de cerca de 50°C até 75°C, esse processo consegue fazer com que mais da metade da água existente no leite seja eliminada, o tronando assim, uma mistura mais densa. Porém, o leite acaba não sendo fervido durante esse processo, para que a cor do mesmo seja mantida, assim como algumas vitaminas e nutrientes que seriam eliminadas caso o mesmo fervesse.
A última parte da preparação desse alento será então adicionar um cerca quantidade de lactose em pó.
Por Que O Leite Condensado Leva Esse Nome?
O leite condensado é um alimento muito utilizado hoje em dia, e que passa por diversos processos químicos até que se possa o consumir da forma que conhecemos.
Apesar de levar consigo esse nome, durante o processo de preparação do alimento não existe uma condensação do mesmo. Usualmente, se usa o nome de leite condensado para que o leite seja diferenciado de um outro tipo de produto, que é conhecido como leite evaporado, que acaba recebendo e sendo submetido aos mesmos processos desse alimento, mas não recebe a adição de açúcar.
Além disso, o leite condensado pode ser entendido também como um tipo de alimento que acaba sendo altamente densificado, ou seja, esse processo se realiza durante a evaporação de água presente n leite, tornando a mistura mais viscosa e densa. Caso haja um processo de evaporação total durante o preparo, o leite irá se tornar então o leite em pó.
A quantidade de açúcar adicionada ao leite condensado acaba tornando o mesmo muito característico, e ajudando também em sua estruturação. O processo de evaporação do leite durante seu preparo é realizado a uma pressão baixa, para que com o calor aplicado no mesmo, não acabe fazendo com que sua cor seja alterada, por exemplo, além e também manter assim grande parte dos nutrientes do mesmo. A carbonização do açúcar também é percebida durante o processo de preparo do mesmo, da mesma forma que se é visto durante o preparo do doce de leite.
O leite condensado é um alimento muito famoso no Brasil, e é considerado um dos ingredientes principais de um de nossos principais doces, o brigadeiro, muitas pessoas utilizam o leite condensado em sua receita, para que além de fazer com que o sabor da mesma seja mais acentuado, possa também auxiliar na estrutura da receita, ou seja, tornando ela ainda mais cremosa, dependendo da quantidade adicionada do mesmo.
Mesmo sendo um alimento utilizado em grande quantidade em diversos países como o próprio Brasil, o leite condensado em algumas regiões é quase inutilizado, como por exemplo em grande parte dos Estados Unidos. Para eles, a maioria de seus doces leva uma grande quantidade de açúcar, mas não a utilização do leite condensado em si.
Existem diversos tipos de receitas conhecidas que acabam sendo realizadas apenas com o leite condensado, como recheios de bolos, doces, comidas agridoces, além de também pode ser utilizado com um tipo de acompanhamento, como em sobremesas que levam sorvete, frutas e até mesmo juntamente com geleias.