Quais São as Frutas Que Podemos Comer à Vontade?

Frutas têm grande relevância na alimentação humana por fornecerem vitaminas e nutrientes fundamentais para o fortalecimento da saúde. Além disso, esses alimentos estão na lista dos mais consumidos por aqueles que estão apostando em fazer dieta ou passando por um processo de reeducação alimentar.

No entanto, é essencial saber que as frutas podem atuar como verdadeiras ‘faxineiras’ do organismo promovendo ação desintoxicante, mas também podem ter uma quantidade elevada de açúcar natural e ser calóricas. Continue lendo para saber quais são as frutas mais recomendadas para consumo recorrente considerando suas propriedades e calorias.

Dicas de Frutas Para Comer à Vontade

Como mencionamos acima alguns tipos de frutas podem ter muito açúcar e ser bem calóricas atrapalhando dessa forma a dieta. Pensando nisso listamos a seguir as dicas de frutas que podem ser consumidas a vontade, ou seja, que tem poucas calorias e trazem benefícios para o organismo.

Limão

Limão

Limão

Uma das frutas com maior capacidade de desintoxicação do organismo, o limão, possui apenas 12 calorias por unidade. Essa pequena fruta ainda têm propriedades anti-inflamatórias, ação digestiva e ação antioxidante. Melhora a circulação sanguínea periférica.

Melancia

Melancia

Melancia

Bastante refrescante essa fruta possui cerca de 24 calorias a cada 100 gramas, tem ação diurética e fortalece a imunidade. Também contribui para a circulação sanguínea periférica e tem ação antioxidante. Ajuda a melhorar o perfil lipídico.

Mamão

Mamão

Mamão

Um importante aliado do bom funcionamento do intestino, o mamão, possui cerca de 36 calorias a cada 100 gramas. Conta com propriedades que auxiliam na redução das cólicas menstruais e melhora o perfil lipídico.

Caju

Caju

Caju

Tem ação diurética e conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ajuda a fortalecer a imunidade e tem em torno de 37 calorias a cada 100 gramas.

Morango

Morango

Morango

Uma fruta cheia de predicados como ter ação calmante, fortalecer a imunidade, ajudar na digestão, contar com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Apresenta cerca de 43 calorias para cada 100 gramas.

Goiaba Vermelha

Goiaba Vermelha

Goiaba Vermelha

Com cerca de 43 calorias para cada 100 gramas, a goiaba vermelha, contribui para o emagrecimento e melhora do perfil lipídico. Contribui para o bom funcionamento do intestino.

Laranja

Laranja

Laranja

Uma excelente opção para quem precisa aumentar o apetite, também tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Fortalece a imunidade e melhora a circulação sanguínea periférica. Apresenta cerca de 46 calorias para cada 100 gramas.

Tangerina

Tangerina

Tangerina

Perfeita para quem sente que precisa de uma desintoxicação do organismo, possui ação anti-inflamatória e fortalece a imunidade. Tem em torno de 50 calorias em cada 100 gramas.

Abacaxi

Abacaxi

Abacaxi

Fruta com ação diurética e depurativa, o abacaxi, tem cerca de 50 calorias para cada 80 gramas consumidas. Aumenta a imunidade e contribui para estimular o apetite.

Banana Prata

Banana Prata

Banana Prata

A banana prata é excelente para recuperar a flora intestinal além de ter propriedades anti-inflamatórias. Pode ser uma grande aliada para desintoxicar o organismo. Tem cerca de 55 calorias por unidade.

Pera

Pera

Pera

Contribui para o fortalecimento da imunidade além de ter ação calmante no organismo, age na desmineralização dos ossos e melhora o processo digestivo. Apresenta cerca de 68 calorias por unidade.

Maçã Vermelha

Comer maçãs com frequência pode ser bastante positivo para a melhora do perfil lipídico assim como para a limpeza do organismo. Também contribui para a moderação do apetite e tem ação anti-inflamatória. Apresenta cerca de 85 calorias a cada unidade.

Maçã Vermelha

Maçã Vermelha

Atenção Para o Índice Glicêmico

A escolha dos alimentos que irão compor a sua dieta deve levar em consideração a quantidade de calorias, mas também o índice glicêmico do mesmo. Basicamente calorias indicam a quantidade de energia que o alimento oferece ao ser consumido. Por sua vez o índice glicêmico é a medida da velocidade com que o carboidrato aumenta a presença de glicose no sangue.

De acordo com estudos atuais o mais recomendado para uma dieta saudável é ter uma alimentação baseada em baixa quantidade de carboidratos e alta concentração de gorduras boas. Logo o mais interessante é apostar no consumo de frutas que possui baixa carga glicêmica (medida que considera a velocidade e quantidade de carboidrato presente no alimento).

Índice Glicêmico e a Diabetes

Os diabéticos devem escolher criteriosamente as frutas que irão consumir em maiores quantidades haja vista que elas possuem açúcar natural que pode ser prejudicial para o organismo de quem sofre com essa condição. A dica é preferir frutas com índice glicêmico baixo evitando os picos na glicemia. Dentre as frutas com menor índice glicêmico estão:

– Morangos e Cerejas

Meia xícara de cerejas ou de morangos tem 41 de índice glicêmico.

– Ameixa

Possui 39 de índice glicêmico.

– Pera e Maçã

As duas apresentam 38 de índice glicêmico por unidade.

– Abacate

Tem 20 de índice glicêmico.

Essas frutas são interessantes para quem tem diabetes, contudo, é fundamental consultar seu médico quanto ao consumo das mesmas cotidianamente. O profissional que acompanha o seu estado clínico tem propriedade para determinar quais são as melhores alternativas.

Consumo Diário de Frutas

Comendo Fruta

Comendo Fruta

A escolha do tipo e quantidade de frutas para consumo diário depende do biótipo do indivíduo. Para quem deseja uma alimentação mais saudável e até mesmo a eliminação de peso pode ser interessante substituir algumas fontes de carboidratos por frutas. Que tal trocar farinhas refinadas pelo aumento da ingestão de frutas? É recomendável incluir de duas a três porções de frutas por dia em sua alimentação.

Para não se sentir preso dentro de uma rotina alimentar sem graça recomendamos que você aposte na variedade de frutas, isso contribui também para aumentar a quantidade de nutrientes consumidos. Lembrando que se você tiver a oportunidade deve se consultar com um nutricionista para encontrar o cardápio mais adequado para as suas necessidades oferecendo para o seu corpo os nutrientes de que ele precisa. Cada organismo apresenta suas próprias deficiências nutricionais para sanar.

A máxima que diz “Você é o que você come” está totalmente certa então preze por uma alimentação saudável. Para que seu estilo de vida seja ainda mais saudável é interessante adicionar a prática de atividade física a sua rotina. Tendo uma alimentação equilibrada e fazendo exercícios físicos com frequência você perceberá que sua saúde se fortalecerá e você terá mais disposição para seu dia a dia.

Gostou dessas dicas sobre as melhores frutas para consumir no dia a dia? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *