O Anzac é biscoito doce bastante popular na Austrália e na Nova Zelândia. É feito com aveia em flocos, farinha, coco, açúcar, manteiga, syrup (o tradicional xarope canadense), bicarbonato de sódio e água fervente.
A origem do biscoito é bastante interessante. Eles eram preparados pelas esposas dos soldados australianos e neozelandeses e enviados para que eles pudessem se alimentar. Por isso o nome ANZAC, que significa Australian and New Zealand Army Corps, traduzindo Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia.
A receita era usada por muitas mulheres porque os ingredientes não estragam com facilidade e os biscoitos se mantinham frescos durante o transporte naval. Eles substituíam os pães na hora das refeições.
Hoje, os biscoitos Anzac são fabricados e vendidos como uma iguaria desses países. Por causa de sua ligação com os militares, eles, muitas vezes, são vendidos para angariar fundos para associações militares da Austrália e Nova Zelândia.
Curiosidades Sobre o Biscoito Anzac
Curiosidade 1: O termo Anzac é protegido sob a lei australiana e não pode ser usado no país sem a permissão do ministro responsável pelos assuntos relacionados aos veteranos da guerra. O uso indevido para fins comerciais pode trazer complicações jurídicas. Há uma isenção geral concedida para a fabricação dos biscoitos Anzac, mas isso desde que eles permaneçam fieis à receita original.
Curiosidade 2: Esta restrição obrigou a cadeia de restaurantes Subway a retirar os biscoitos do seu cardápio em setembro de 2008. Depois de receber uma ordem do departamento que cuida dos interesses dos veteranos da guerra, que exigia que os biscoitos fossem assados de acordo com a receita original, o Subway decidiu não comercializá-lo mais.
Curiosidade 3: Outro fato interessante, é que a receita dos biscoitos Anzac não possui ovos. Isso por causa da escassez de ovos durante a guerra, já que a maioria dos criadores de aves e agricultores se juntou ao exército. Além disso, sem ovos eles não iriam estragar quando enviados para longas distâncias.
Curiosidade 4: Os soldados comiam os biscoitos juntamente com carne enlatada. Já que estes eram os alimentos mais fáceis de serem consumidos e permaneciam frescos por mais tempo.
Curiosidade 5: Os biscoitos eram tão duros que um tenente dizia que o homem que comia os biscoitos poderia comer qualquer coisa. Vale ressaltar que os biscoitos que você preparar na sua casa não ficarão duros, os consumidos na guerra eram mais rígidos por conta do tempo que demoravam para serem consumidos.
Curiosidade 6: Muitos soldados molhavam seus biscoitos anzac em um mingau para torná-los mais macios.
Curiosidade 7: Antes de começarem a comer os biscoitos anzac da forma como conhecemos hoje, os soldados se alimentavam de um biscoito parecido, mas que não continha aveia. Preocupadas com os baixos valores nutricionais da alimentação deles, as esposas passaram a preparar o anzac incluindo a aveia, que é uma importante fonte de fibras.
Curiosidade 8: Antes de receber o nome de Anzac, eles eram chamados de biscoitos dos soldados.
Como Fazer o Biscoito Anzac
Se você quer preparar este alimento com tanto valor histórico em casa, confira a receita e o passo-a-passo a seguir.
Ingredientes:
- Uma e 1/4 de xícara de farinha de trigo peneirada
- Uma xícara de aveia em flocos
- 1/2 xícara de açúcar refinado
- 3/4 de xícara de coco ralado
- 2 colheres de sopa de syrup
- 150 gramas de manteiga sem sal picada
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo:
Passo 1: Prá-aqueça o forno a 170° C. Coloque a farinha peneirada, a aveia em flocos, o açúcar e o coco em uma tigela grande e misture bem.
Passo 2: Em uma panela pequena coloque o syrup e a manteiga e mexa em fogo baixo até que a manteiga esteja totalmente derretida.
Passo 3: Misture o bicarbonato de sódio com 1 e 1/2 colheres de sopa de água e adicione à mistura de manteiga e syrup.
Passo 4: Leve ao fogo, mexendo sempre, até começar a borbulhar.
Passo 5: Despeje os ingredientes secos e misture bem até que se transforme em uma massa.
Passo 6: Com a ajuda de uma colher, separe pequenas bolinhas de massa. Pressione-as sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, deixando em um formato parecido com um cookie.
Passo 7: Asse por 12 minutos ou até dourar.
Variação da Receita do Biscoito Anzac
Como não estamos na Nova Zelândia e nem na Austrália, podemos preparar variações da receita, com algumas alterações de ingredientes. Confira, a seguir, uma variação do tradicional biscoito em uma versão sem glúten, ideal para pessoas com intolerância ou que estejam em alguma dieta específica.
Biscoito Anzac Sem Glúten
Ingredientes:
- 125g de manteiga cortada em cubos
- 2 colheres de sopa de syrup
- 1 xícara de farinha sem glúten
- 1 xícara de flocos de quinoa
- 1 xícara de coco ralado
- 1/2 xícara de amêndoas cortadas em lâminas finas
- 3/4 xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de água quente
Modo de Preparo:
Passo 1: Prá-aqueça o forno a 180° C.
Passo 2: Forre 2 assadeiras com papel manteiga.
Passo 3: Coloque a manteiga e o syrup em uma panela pequena em fogo médio. Ligue o fogo e deixe de 3 a 4 minutos, ou até derreter.
Passo 4: Misture a farinha, os flocos de quinoa, o coco, as amêndoas e o açúcar em uma tigela grande. Adicione a mistura de manteiga e água quente. Mexa com uma colher de pau até misturar bem. Reserve.
Passo 5: Com a ajuda de uma colher, separe bolinhas de massa e pressione-as sobre a assadeira. Asse por 15 minutos ou até dourar. Espere esfriar e sirva.