Que tal preparar em casa algo que seja bem mineiro? Um dos práticos mais conhecidos na região é a canjiquinha, que pode ganhar algumas variantes ao longo do Brasil com ingredientes e preparos. Aqui você aprende diversas formas de cozinhar canjinha e como deixar o seu prato mais saboroso.
Receita de Canjiquinha Mineira
Ingredientes
500 gramas de canjiquinha
um quilo e meio e costelinha ou carne de porco (pernil por exemplo) picados bem pequenos
450 gramas de lingüiça calabresa picada em cubinhos
100 gramas de bacon com pouca gordura
duas cebolas grandes picadas em pedaços bem pequenos
quatro dentes de alho
Sal
três tabletes de caldo de carne
Cheiro verde a gosto
três colheres de óleo de soja
duas colheres de massa de tomate
Modo de Preparo da Receita
Coloque em uma panela de tamanho médio a grande óleo ou azeite e frite a carne de porco ou a costelinha já temperados até que fiquem dourados dos dois lados. Uma dica é ir colocando sempre gotinhas de água para que não grude na panela. O tempero da carne pode ser o que você preferir. Uma dica é preparar antes, fechar em um pote e deixar a carne descansando por uma hora para marinar e apurar o sabor.
Você pode aproveitar o tempo na frente do fogão e, em outra panela ou assadeira, começar frite a calabresa picada e o bacon com óleo ou azeite. Depois reserve e parta para a próxima parte da receita.
Usando uma panela de tamanho grande, você deve cozinhar a canjiquinha com três colheres de óleo por mais ou menos dez minutos, ou até que ela esteja bem macia. Uma forma de preparo é ir cozinhando e mexendo sempre para que a canjiquinha não grude no fundo da panela. Usando uma assadeira enquanto a sua canjiquinha cozinha, você deve misturar a costelinha já frita com o bacon, a calabresa, as cebolas picadas, as duas colheres de massa de tomate e o caldo de carne derretido, e deixe refogar por cerca de 10 minutos. O ponto deve ser bom quando a cebola ficar dourada ou transparente. Depois coloque a canjiquinha já cozinhada e vá mexendo sempre até que que esteja cheirando bem, mas não muito para não queimar.
Receita de Canjiquinha com Queijo Mussarela
Ingredientes
um pacote de 500 gramas de canjiquinha
dois quilos de lombinho de porco, ou você pode usar frango, costela ou carne bovina
três tabletes de caldos de carne da marca que preferir
Couve flor quanto quiser
200 gramas de bacon cortado em cubinhos
200 gramas de calabresa cortada em cubinhos
Sal a gosto
Cebola a gosto cortada em pedaços bem pequenos
Alho a gosto
Salsa a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
200 gramas de queijo mussarela ou queijo minas cortados em cubinhos
Modo de Preparo da Receita
Para começar, você deve deixar em uma panela a canjiquinha de molho em água por ao menos 24 horas, o que vai tornar seu cozimento mais fácil e ainda melhorar o sabor, podendo fazer o mesmo com a carne já temperada.
Para temperar a carne, use o alho, a cebola picadinha em pedaços bem pequenos, o sal a gosto mas lembrando que cuidado com o exagero, a salsa, a pimenta-do-reino. Bata tudo no liquidificador e quando tiver tudo bem misturado, coloque sobre a carne, feche-a em uma vasilha tampada na geladeira de um dia para o outro para marinar e assim apurar o sabor.
Já no dia seguinte, use uma panela de pressão para ferver a canjiquinha. Coloque na panela a canjiquinha com o suficiente de água até cobrir toda a canjiquinha juntamente com os três tabletes de caldos de carne já amassados para facilitar ou não, não vai interferir muito as duas formas. Tampe a panela de pressão e depois deixe cozinhar por em média uns 40 minutos ou mais.
Enquanto a sua canjiquinha cozinha na panela de pressão, parta para a outra parte da receita. Agora use uma panela grande para fritar a carne. Use óleo ou azeite para cobrir totalmente o fundo da panela e coloque a carne para fritar. Quando ela estiver totalmente frita dos dois lados e bem douradinha, é a hora de juntar ao liquido e reservar.
Usando mesma panela que você fritou a sua carne, coloque agora duas colheres de óleo e refogue cebola com alho picadinho e a calabresa cortada em cubinhos. O seu ponto será quando a cebola estiver transparente.
Depois você já deve juntar a canjiquinha e a carne em uma mesma panela, jogar a salsa picada por cima e colocar couve flor refogado em duas colheres de azeite, alho picado e sal e o bacon em cubinhos por cima. Junte tudo e sirva ainda quente.
Receita de Canjiquinha com Costela
Ingredientes
250 gramas de canjiquinha
meio quilo de costelinha cortada em cubo
três dentes de alho
150 gramas de bacon picado
Cebolinha a gosto
Salsa a gosto
uma cebola picada
duas colheres de sopa de polpa de tomate
seis colheres de sopa de óleo
Pimenta e sal a gosto
Modo de Preparo da Receita
Para começar, você deve temperar a costelinha antes para que o sabor apure. Para fazer isso coloque em cada pedaço uma pitada de sal, pimenta e misture bem com as mãos para que todas as partes recebam o sabor. Feche a costela temperada em uma vasilha para apurar o sabor, ao que se chama marinar.
Enquanto isso você pode ir para o preparo da canjiquinha. Usando uma panela de tamanho médio, parta para cozinhar a canjiquinha com apenas três colheres de sopa de óleo e com água suficiente para cobrir a mistura. Deixe cozinhando por nada menos que 10 minutos. Uma dica é colocar um pouco mais de pimenta para o sabor ficar mais apurado, mas sem exageros porque já há pimenta na sua costela
Enquanto a canjiquinha cozinha, você pode partir para o preparo da costelinha que deve ser feito com óleo ou azeite para fritar. Cubra o fundo da assadeira com um dos dois e comece a fritar, deixando dourar dos dois lados e colocando água aos poucos para não grudar no fundo da panela. Quando a costela estiver bem dourada, coloque o bacon, o alho, a cebola e misture bem para refogar até a cebola estar transparente ou bem dourada. Depois coloque a polpa de tomate.
Seu prato já está no final. Basta agora juntar a canjiquinha e a costelinha em uma só panela e deixar cozinhando para o sabor apurar e servir em seguida. Jogue salsinha na panela e sirva ainda quente.