O pão é um dos alimentos que é mais consumido por nós em nosso dia a dia. Estima-se que ele tenha surgido na Mesopotâmia há aproximadamente 12 mil anos, no mesmo tempo do surgimento do cultivo do trigo. O pão faz parte da cultura de muitos povos e tem um significado importante em várias religiões até os dias de hoje.
Logo quando o trigo começou a ser cultivado ele era mastigado, um pouco estranho para os dias de hoje, mas com o tempo ele passou a ser moído com pedras e um tempo depois foi transformado em farinha. Essa farinha do trigo e também de outros cereais eram usadas para fazer mingau, sopas, tudo misturado com água, depois passaram a misturar azeite, ovos, tâmaras, suco de uva, carnes, formavam bolos que assavam, após isso descobriram como fazer o pão e então começaram a produzir.
Os primeiros pães eram amargos, secos, duros, e também achatados, lembram o atual pão sírio. Esses pães rudimentares eram assados sobre pedras ou debaixo de cinzas, depois ele passou a ser assado em forno de barro. Em 250 A.C. o pão chegou à Europa, e eles eram fabricados em padarias, que fecharam com a queda do Império Romano e então passou a ser feito em casa.
O Pão No Brasil
O pão ficou conhecido no Brasil no tempo dos colonizadores, mas só ficou popular no século XIX, o pão brasileiro era diferente do pão Frances (no Brasil era escuro, na França o pão tinha casca dourada e miolo branco), a produção de pão no Brasil se expandiu com a chegada dos italianos no início de século XX, onde o pãozinho tornou-se obrigatório na mesa dos brasileiros.
Hoje conhecemos muitos tipos de pães, cada parte do mundo tem seu próprio pão (típico), como o scone da Inglaterra, a baguette e o croissant da França, pão sírio dos árabes, o pão italiano e a ciabata da Itália, pão de queijo latino americano e muitos outros.
Podemos fazer pão em casa, é muito econômico, e fácil, além de que o pão fica muito saboroso, a seguir destacamos uma receita de pão caseiro, vamos precisar de:
- Farinha de trigo (sem fermento);
- Água morna;
- Sal e
- Fermento fresco para pão.
Modo de Preparar
Numa tigela grande coloque a farinha, misture os outros ingredientes mexendo até o sal e o fermento ficarem diluídos, depois acrescente essa mistura a farinha, basta ficar mexendo com uma colher (apenas misturando), cubra a tigela com um pano e deixe descansar (levedar) por 1 hora no mínimo, você pode deixar levedar durante a noite, depois é só fazer os pães e levar pra assar, no forno a 200° C.
O Pão Segura Marido
Esta é uma receita criada, para exercer o que o nome diz prender seu marido pelo estômago. O pão segura marido é um pão delicioso, é bem fácil de fazer, ele também é conhecido como enroladinho de queijo e presunto ou como joelho, fica muito gostoso você pode aproveitar a receita de outros pães também pode mudar o recheio ou pode acrescentar outros ingredientes.
Para a receita do pão segura marido, vamos precisar de:
- Farinha de trigo (sem fermento)
- Leite morno
- Óleo
- Fermento biológico
- Sal
Recheio
- Presunto
- Mussarela
- Massa de tomate
- Requeijão
- Orégano
Para fazer o pão vamos juntar o leite, o óleo, o fermento e o sal em uma tigela com um pouco de farinha, depois vá acrescentando o restante da farinha, misture com as mãos e vá sentindo o ponto da massa. A massa deve ficar consistente, mas o ponto certo é quando ela estiver soltando das mãos, deixe descansar por 15 minutos. Agora divida a massa e abra uma parte da massa com um rolo ou com as mãos, coloque o recheio, uma camada de massa de tomate, por cima coloque uma camada de presunto, uma de queijo mussarela, espalhe o requeijão e depois polvilhe o orégano, dobre as pontas da massa e depois enrole como um rocambole. Em seguida faça o mesmo com a outra parte da massa, então leve para o forno moderado por mais ou menos 20 minutos ou até que ele fique dourado, não esqueça de pincelar gema de ovo por cima, para dar uma cor mais bonita.
Se você ficou interessada em fazer este pão, fique atenta que a seguir vamos destacar algumas dicas para fazer um pão irresistível:
- Use farinha de boa qualidade e nunca coloque a farinha toda, pois o ponto da massa vai depender do tamanho dos ovos, da temperatura, da qualidade da farinha.
- Comece mexendo a massa com um garfo depois coloque a mistura numa superfície com farinha, misture então com uma colher ou uma espátula, ambas devem estar cobertas por farinha. Só coloque a mão quando a massa estiver mais homogênea, ou seja, na hora de apertar (sovar).
- Atenção para a temperatura da água ou leite que for utilizar. Eles devem estar mornos, mas quase frios, o ideal mesmo é que esteja próximo aos 40º C, que é a temperatura utilizada quando damos algum alimento quente aos bebês. Isso facilita no processo de crescimento da massa.
- Ainda falando da temperatura da água ou leite, NUNCA os use muito quente, pois poderá cortar o efeito do fermento e assim sua massa nunca crescerá.
- Não se esqueça de acrescentar uma colher pequena de açúcar na massa, mesmo se seu pão for salgado, ele ajuda a massa a ficar com um colorido mais bonito, além de auxiliar em seu crescimento.
- Siga as instruções da receita que for fazer, a maioria pede que os ingredientes estejam na temperatura do ambiente.
- Para ajudar a crescer a massa, coloque-a em lugares quentes e sem ventilação. O ideal é que cubra a vasilha com um pano de prato e em seguida coloque um saco plástico, o “efeito estufa” ajuda a massa a crescer.
- Em hipótese alguma coloque toda a farinha de trigo pedida na massa de uma vez só. Ela deve ser acrescentada aos poucos, pois ao colocar tudo, você pode deixar sua massa muito seca e conseqüentemente não acertar o ponto dela. Acrescente sempre aos poucos e vá sovando a massa, assim você terá uma noção de quanto de farinha deve usar.
- Nunca comece a sovar a massa com as mãos úmidas, procure enfarinha-las para que você não erre o ponto de sua massa.
Agora que você já sabe como fazer o pão segura marido, faça esta delicia em sua casa e encante a todos!!