Bacalhau Preparado à Moda do Porto

Hoje iremos falar sobre o amado bacalhau, um peixe que no Brasil e em todo o mundo é conhecido por seu intenso sabor, e as tradições que acabam sendo realizadas com esse alimento. N território brasileiro, a ocasião onde é perceptível uma venda maior e consequentemente um acréscimo na comercialização desse alimento acontece em meados de abril, na época da comemoração da Páscoa.

Com isso, o bacalhau acabou sendo associado diretamente em refeições nesse época do ano, levando esse alimento a ser arte de diversas receitas que podem ser reproduzidas. O bacalhau é um peixe considerado de águas frias, já que não é comum encontra-los em território brasileiro.

Na pascoa, os supermercados e peixarias ficam lotados, já que diversas famílias acabam saindo a procura desse famoso peixe, para que ele possa ser utilizado na composição do seu almoço de Páscoa.

Antes de iniciarmos a receita desse delicioso peixe, vamos conhecer melhor qual a sua história e de onde ele vem.

Apesar da comemoração do feriado de Páscoa ser mais forte e mais conhecido no meio de pessoas que sã religiosas, mais especificamente os católicos, famílias de todo o Brasil acabaram aderindo a ideia de se realizar receitas com esse peixe durante a comemoração dessa aclamada época do ano. Nessa época, pessoas que são religiosas acabam seguindo uma antiga tradição em que não há o consumo de carnes consideradas advindas de animais quentes, ou seja, carne bovina, suína e até mesmo carnes derivadas de aves, como galinhas.

Muitas pessoas acabam seguindo esse habito apenas na época de comemoração da Páscoa, que acontece entre os dias vinte e dois e vinte e cinco de abril, porém, existem ainda pessoas que adotam esse comportamento por toda a quaresma. A quaresma é uma data que é comemorada por quarenta dias que são antecedentes a data da Pascoa. Por isso, muitas pessoas acabam evitando o consumo desses tipos de carnes por toda a época da quaresma e na Páscoa. Como forma d refugio para ainda sim comer carne, muitas pessoas optam por consumir o bacalhau, e por isso sua venda apresenta um aumento considerável desde meados do começo de março.

O bacalhau como já dito antes, acaba não sendo observado em território brasileiro, porém, aqui o seu consumo é muito grande. Na verdade, esse peixe é muito encontrado e consumido em Portugal, a muitos anos. Nesse país, esse peixe acaba sendo um prato muito tradicional, e consumido quase que o ano inteiro por diversas famílias que lá residem.

Bacalhau Cru

Bacalhau Cru

A origem do bacalhau com já dito é pertence a Portugal, mas o seu nome acaba se classificando de uma forma muito interessante. Isso porque bacalhau não é cientificamente o nome utilizado para classificar esse peixe, e sim utilizado para classificar as fases de cura pela quais esses peixes chamados de Gadus morhua e Gadus macrocephalus. Porém, esses peixes acabaram conquistando tão fácil o paladar de muitas pessoas e sua venda cresceu de uma forma muito rápido, fazendo com que ele acabasse sendo chamado de bacalhau.

Tipos De Bacalhau

Na receita de hoje podemos utilizar diversos tipos de bacalhau, já que seu sabor será realçado de uma forma muito específica. Por isso, podemos conhecer então as diversas opções de bacalhaus existentes no mercado, e adapta-las assim ao gosto pessoal de cada um.

O primeiro tipo de bacalhau que iremos analisar é chamado de Gadus morhua, muitas pessoas acabam o considerando o mais legítimo dentre todos os tipos de bacalhaus disponíveis no mercado para o consumo. Geralmente é encontrado na parte norte do Atlântico e suas características são consideradas bem divergentes de outros peixes, tais como sua forte coloração em um tom amarelado quando é ainda é visto em sua forma seca. Após seu preparo seja cozido ou não, pode apresentar uma certa perca de cor. Quando utilizado em receitas pode ser considerado um tipo de peixe que apresenta um sabor muito característico e delicioso.

O segundo tipo de bacalhau não é muito conhecido, e geralmente é encontrado na região norte do Oceano Pacífico, e por isso acaba sendo reconhecido em diversos lugares como o bacalhau do Pacífico. Seu sabor é considerado mais suave, quando comparado ao primeiro tipo de bacalhau citado, mas ainda sim pode ser utilizado em diversas receitas, inclusive o bacalhau preparo á moda do porto.

Gadus Morhua

Gadus Morhua

O Saithe é o tipo de bacalhau que acaba sendo encontrado com uma maior facilidade em mercados e diversas peixarias ao redor de todo o território brasileiro. Sua coloração diferentemente de outros tipos de bacalhau apresenta um certo tom escuro, e por isso, seu sabor é considerado mais forte e imponente em diversas receitas. Como ele acaba sendo muito encontrado no Brasil, a maioria das receitas como bolinhos de bacalhau e diversos outras recitas como saladas, acabam utilizando esse peixe no seu preparo.

O Ling também apresenta características muito específicas, como sua cor que acaba sendo mais tendenciosa para o claro, e uma maior facilidade em se lidar com ele, além de que o processo de desfilamento da carne pode ser realizado de forma muito simples e rápida. Nas receitas esse bacalhau geralmente não é utilizado, mas quando falamos em pessoas que acabam saboreando esse tipo de peixe grelhado ou assado, o Ling se torna a opção ideal.

Por fim o bacalhau Zarbo, um tipo de peixe que é muito utilizado e vistos em situações de salgas. O seu tamanho quando comparado a outros tipos de bacalhau acaba não sendo muito grande e pode muitas vezes, apesar disso, apresentar um grande rendimento no preparo de suas receitas, se tornando assim, uma opção muito interessante para pessoas que desejam trabalhar com o mesmo no processo culinário.

Bacalhau Zarbo

Bacalhau Zarbo

Cuidados E Dicas Para O Preparo Do Bacalhau

O bacalhau quando já comprado nos supermercados e peixarias dessalgado não apresenta muitos segredos e dificuldades para o seu preparo, mas quando ele é comprado ainda salgado o processo de dessalgue pode ser considerado um tanto quanto complicado.

O processo de dessalgue do bacalhau consiste em passos que são seguidos para que o excesso de sal que esse alimento apresenta seja diminuído, e na hora de servi-lo o mesmo possa ser saboreado de forma saborosa.

Para se realizar o processo de dessalgue desse tipo de peixe é necessário uma bacia grande, onde ele possa ser colocado de forma muito simples. A quantidade de água acaba sendo muito subjetiva, já que a função principal da mesma é manter o peixe mergulhado sobre ela.

Preparo Do Bacalhau

Preparo Do Bacalhau

Então, assim que você comprar o bacalhau que pretende utilizar, leve-o a uma bacia com água, e realize a troca da água em intervalos de cerca de três horas. Além da necessidade da troca de água, o peixe deve ser mantido sempre em uma temperatura mais baixa, assim necessitando estar sempre dentro de uma geladeira ou refrigeradora.

Após finalizar o processo de dessalgue do peixe remova toda a sua pele, caso ele venha assim do comercio onde você o adquiriu, assim como sua espinha e outros espinhos que podem estar espalhados ao longo do corpo do mesmo.

O bacalhau acaba sendo um peixe que quando armazenado de forma correta e higienizada, pode durar por cerca de três a quatro meses.

E para que isso possa ser realizado com facilidade e de forma correta, é necessário que toda a água utilizada no processo de dessalgue do peixe seja retirada com o auxílio de algum papel. Logo após seca-lo, o peixe deve ser embalado com o auxílio de sacolas plásticas próprias para a refrigeração e assim levado até um freezer.

Bacalhau Preparado À Moda Do Porto

Como o bacalhau acaba sendo comercializado diretamente de Portugal, mais especificamente dos portos que são encontrados ao longo de todo o país, o termo que sugere a relação dos portos com o bacalhau acabou se tornando extremamente conhecida, o bacalhau à moda do porto.

Agora que já conhecemos toda a história e os tios de bacalhaus que acabam sendo encontrado nos comércios, podemos com mais clareza trabalhar o preparo da receita de Bacalhau preparo à moda do porto de forma mais fácil e clara.

Ingredientes Para O Preparo Da Receita De Bacalhau Preparado À Moda Do Porto

  • Para iniciar a composição de nossa receita iremos utilizar de dois a três dentes de alhos
  • Três ovos. Os ovos para o preparo dessa receita devem estar devidamente cozidos e já retirados de suas cascas. O processo de cozimento do ovo acaba sendo muito simples, e para que seja mais fácil identificar quando o mesmo já estará no ponto certo, é recomendável que na água de seu preparo seja adicionado uma pequena quantidade de vinagre, assim quando os ovos estiverem cozidos, suas cascas irão apresentar certos tipos de rachaduras, fazendo assim com que fique mais fácil e simples o seu preparo.
  • Os portugueses realmente adoram o sabor que o azeite acaba acrescentando em seus alimentos, e por isso, nessa receita eles não economizam na utilização do mesmo. Cerca de duzentos e cinquenta e cinco mililitros de azeite de oliva serão utilizados no processo de preparo dessa receita.
  • Dois limões já repartidos ao meio.
  • Sal a gosto
  • Farinha de pão. A farinha de pão é muitas vezes encontradas em comércios e padarias, porém, caso você devida prepara-la em sua casa, todo o processo é muito simples. Você somente necessita de um pão com uma textura mais grossa, e que possa ir ao processador. Assim a farinha do mesmo será produzida.

Modo De Preparo Da Receita De Bacalhau Preparado À Moda Do Porto

Bacalhau Preparado À Moda Do Porto

Bacalhau Preparado À Moda Do Porto

Agora que já temos todos os ingredientes para o preparo da receita de bacalhau preparado à moda do porto podemos iniciar todo o processo de construção de nossa receita.

O primeiro passo para uma receita de sucesso consiste na secagem de todo o bacalhau, bem como em suas postas. Para realizar esse processo, recomenda-se o uso de um pano de prato.

O processo de secagem do peixe antecede o seu enfarinhamento por isso deve ser realizado de forma muito bem-feita, para que ao final o peixe não fique com um aspecto molhado, e ao ser empanado não demonstre algum tipo de moleza por conta da presença de grande quantidade de água em suas partes.

Após a secagem do peixe, iremos partir para o segundo passo, que consiste no derramamento de azeite de oliva sobre o peixe, afim de prepara-lo para o enfarinhamento. O azeite nesse processo deve estar em uma temperatura ambiente, ou até mesmo frio.

Azeite no Bacalhau

Azeite no Bacalhau

Após isso, vamos enfarinhar todo o peixe, com a ajuda da farinha do pão já preparada com o auxilio de um processador, ou comprada diretamente de uma padaria ou outro tipo de comércio.

Em uma panela grande, ou frigideira iremos derramar uma pequena quantidade de azeite de oliva juntamente com os dentes de alho. Para colocar os dentes de alho na panela, devemos nos atentas ao processo de trituramento do mesmo, para que seu sabor possa ser aderido no peixe com mais facilidade e intensidade. O bacalhau deve ser muito bem frito na frigideira de ambos os lados, e logo após, retirado e dispostos sobre um recipiente.

Os três ovos entraram agora mesmo no processo de construção de nossa receita, e para isso, primeiramente devem ser separados suas gemas e claras. Para esse processo de separação existem algumas dicas que podem muitas vezes serem preciosas para pessoas que não são tão habilidosas nesse processo.

Dicas Para Separação Da Gema E Clara

Gema E Clara

Gema E Clara

A primeira dica é um processo bem simples, onde com o auxilio da casca do ovo, deve-se realizar esse processo. Para isso, você deve se atentar a quebrar o ovo de uma forma bem delicada, para que o conteúdo do mesmo não se espalhe de uma vez só. A escumadeira também pode ser utilizada nesse processo, e é indicada ara pessoas que não são tão habilidosas, já que assim todo o processo pode ser realizado de uma maneira mais fácil.

Após separar as gemas e claras de seus ovos, separe as claras em um outro recipiente, onde você poderá utilizar em uma outra receita. A utilização das claras de ovos nessa receita será feita juntamente com cem mililitros de azeite, onde os dois deverão ser misturados com o auxilio de um processador. O azeite utilizado nesse processo, deve ser advindo do processo de fritura do peixe, juntamente com o alho que pode ter sobrado ou não na panela.

Após misturas os dois ingredientes, peneire e leve até um outro recipiente, onde o suco dos dois limões poderá ser disposto sobre a mistura. Após o limão ser adicionado em sua receita, é hora do sal a gosto. Lembre-se que, apesar do bacalhau já estar dessalgado, ele é um peixe que já tem uma sabor forte, então não coloque grandes quantidades de sal sobre a mistura de azeite, limão e claras de ovos.

Bacalhau a Moda do Porto no Parto

Bacalhau a Moda do Porto no Parto

Toda essa mistura deve ser muito bem batida e misturada, para que o sabor seja homogêneo em toda a sua constituição.

O bacalhau já frito por sua vez, deve ser enxugado, para que sua gordura seja separada dos demais ingredientes, e ele não fique enjoativo. Para isso, utilize um papel toalha.

Após esse processo, você deve leva-lo até uma travessa, onde ele poderá ser disposto com bastante folga, e sobre o mesmo o molho deverá ser espalhado.

Leve seu bacalhau ao forno por um pequeno tempo, apenas para que ele possa ser misturado de uma forma mais fácil ao molho.

Essa receita é realmente muito saborosa, e com certeza irá fazer muito sucesso em sua reunião familiar, em qualquer época do ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Receitas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *