Chá De Cebola: Para Que Serve?
A cebola é um alimento tão comum em nosso dia a dia que, quase sempre, seus benefícios passam despercebidos. Elas possuem inúmeros nutrientes importantes para a nossa saúde.
A cebola é rica em compostos cheios de propriedades medicinais e que já é cultivada há cerca de 4.000 anos. Há, inclusive, evidências de que a cebola já era usada pelos antigos egípcios. Eles já aproveitavam o bulbo para o tratamento de várias enfermidades.
Outra informação importante é que a cebola, durante um bom tempo, foi usada para prevenir a peste negra e cólera. As primeiras cebolas foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Caíram tanto no gosto do povo que não saíram mais da mesa do brasileiro.
Propriedades Nutricionais da Cebola
Pertencente à família do alho e alho poró, a cebola é classificada como um bulbo comestível. Sua utilidade vai muito além do que dar mais sabor para os alimentos. A cebola possui poucas calorias, não contém colesterol e nem gordura. Uma porção de uma xícara de cebola contém mais de 100% da vitamina C, B6 e manganês que precisamos no dia.
É um alimento rico em fibras, que são muito importantes para o bom funcionamento do intestino e aumentar a saciedade. Além de conter também uma boa quantidade de vitamina A, E de sódio, de ácido fólico, de ferro, de potássio, de sulfetos e quercetina.
Benefícios da Cebola
Além de ajudar a temperar os alimentos, os nutrientes da cebola são capazes de proporcionar ao nosso organismo inúmeros benefícios. Vejamos abaixo os principais deles:
- Ajuda a controlar a glicemia
- Contribui para a perda de peso por ser pouco calórica e rica em fibras, que ajudam a aumentar a saciedade
- Ajuda na prevenção do câncer
- Estimula o bom funcionamento dos rins
- Melhora a circulação
- Combate os radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da nossa pele
- Estimula a síntese de colágeno
- Aumenta os níveis de testosterona
- Combate a prisão de ventre
- Possui ação anti-inflamatória
- Tem ação diurética
- Fortalece os cabelos
- Ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico
Diferenças Entre a Cebola Branca e a Cebola Roxa
Esses dois tipos de cebola são altamente nutritivos e saborosos. A cebola roxa porém, contém mais quercetina que a cebola branca. Que é um tipo de antioxidante que age no combate aos radicais livres. Além de conter, também, a antocianina, que é responsável por sua cor.
Como Cortas As Cebolas?
Ao cortar a cebola, suas células se rompem e liberam certas enzimas, que são responsáveis por fazerem nossos olhos lacrimejarem. Veja algumas opções que podem nos ajudar a evitar as lágrimas ao cortá-las:
- Descasque sempre em água corrente
- Use uma faca muito bem afiada. Isso evita um pouco a liberação de enzimas
- Antes de começar a descascar a cebola, deixa-a no micro-ondas por cerca de um minuto, na potência baixa
- Antes de descascar a cebola, lave-a em água fria
- Antes de descascar a cebola, deixa-a no freezer por 10 a 15 minutos
Como Preparar o Chá de Cebola e Para Que Serve?
O chá de cebola contém várias propriedades medicinais. E elas podem contribuir para o tratamento de várias doenças respiratórias. As mais comuns são a tosse e a dor de garganta. Assim como também contribui para que o rim combata o inchaço, e isso pode ajudar na perda de peso. Tudo isso devido a sua ação diurética. Outra função do suco é ajudar no combate ao colesterol alto e evitar a retenção de líquido, devido à alta concentração de potássio.
Porém, uma dúvida pode ficar no ar: o chá de cebola contém as mesmas propriedades que o vegetal crú? O chá, assim como o suco do vegetal, contém ação anti-inflamatória e curativa. Ele preserva todos os nutrientes importantes para combater os problemas citados.
Veja abaixo as duas formas de fazer o chá, que pode ser das cascas da cebola, ou mesmo dos seus pedaços:
- Retire as cascas externas da cebola. Ferva as cascas com uma xícara de água por cerca de 10 minutos. Coe, adoce com mel ou açúcar. Beba até 3 xícaras por dia.
Agora a segunda opção:
- Ferva alguns pedaços de cebola em uma xícara de água. Coe e adoce com mel ou com açúcar. Beba o chá ainda morno. Pode beber até 3 xícaras por dia.