Receita De Fígado Bem Molinho

A culinária é um dos trunfos que a humanidade coleciona para si, já que, a partir dela, é possível se alimentar utilizando técnicas que deixam o alimento mais saudável e, principalmente, mais palatável. Isso começou a ser realizado quando o fogo foi descoberto e começou a ser manipulado pelos humanos, que enxergaram um grande potencial nesse que é um dos 4 elementos essenciais do planeta.

Por intermédio do fogo, nós humanos podemos nos aquecer, nos proteger, e, claro, cozinhar, já que, com o calor propiciado pelo fogo, é necessário aquecer os alimentos de tal modo que, além de deixa-los mais suculentos e gostosos, ajuda a eliminar possíveis bactérias e vermes que possam causar danos à saúde. Sabemos que, na dieta humana, a carne é um dos elementos principais e, com o fogo, foi possível dar uma cara nova a esse tipo de comida, que passou a ter um sabor mais palatável e, também, mais seguro ao organismo.

A carne, aliás, faz parte da dieta dos seres humanos desde quando eles começaram a vagar pela superfície do planeta, há mais de 200 mil anos atrás. Embora ultimamente tenha crescido o movimento de pessoas que não ingerem carne de origem animal, muitas ainda consideram ter a proteína em suas refeições.

Uma carne que é bastante conhecida no Brasil, mas que é malvista por algumas pessoas é o fígado, sendo que ele é o tema desse post, que irá tratar sobre uma receita de fígado em cubos que promete deixa-lo mais apetitoso e, também, com textura mais mole para facilitar a deglutição. Vamos lá?

A Carne De Fígado: Adorada Ou Odiada?

O fígado é um corte de carne de origem bovina e, como já mostrado anteriormente, não é uma carne lá muito apreciada pelos habitantes das terras tupiniquins. Isso se dá por conta de sua aparência interna e externa, nos quais tais aparências não são bem aceitas pelas pessoas, que acabam deixando a opção de lado em locais que servem alimentação, como restaurantes. No entanto, médicos e nutricionistas lamentam tal fato, já que a carne de fígado é repleta de nutrientes que são essenciais para o corpo humano.  Para você ter noção de como essa carne deveria estar sempre na nossa mesa, ela possui nada mais nada menos do que 9 das 11 vitaminas que existem, e, por conta disso, a sua inclusão em uma dieta balanceada é altamente recomendada. Logicamente que, como todo alimento, deve ser consumido com o máximo de moderação.

Além da presença de maioria das vitaminas, o fígado tem em sua composição zinco, cobre, selênio e riboflavina. Algumas pessoas podem pensar que o alto teor de gordura encontrado no fígado pode fazer com que o seu consumo se torne inviável para quem deseja alcançar bons resultados em uma dieta. A verdade é que, o número de benefícios que o fígado apresenta compensa o teor de gordura e sua composição, já que, apenas 100 gramas da carne já é o suficiente para fornecer ao corpo 50% de toda a proteína e vitaminas que o corpo necessita diariamente.

Confira, a seguir, uma receita que promete deixar o fígado preparado por você mais suculento e molinho, perfeito para os gostos mais exigentes:

Iscas De Fígado Aceboladas Ao Leite

Aqui, você vai conferir uma receita que é bastante simples, mas simples o suficiente para angariar mais sabor e maciez à sua carne de fígado. Então, atenção para poder seguir todos os passos para que, enfim, sua carne possa sair do jeito esperado.

Para realizar a receita, você vai precisar de trezentos gramas de fígado, meio copo de leite, sal ao seu gosto, uma cebola de tamanho grande cortada em rodelas e duas colheres de óleo.

Chegando ao modo de fazer, é necessário que você retire o fígado da geladeira ou do recipiente que você guardou, limpe-o e, depois desse processo, corte-o em tiras, reservando-o. Depois, junte o leite, o sal a gosto (recomendado de uma a duas pitadas) em um vasilhame, misture e acrescente as tiras cortadas de fígado, misturando-os ao molho de leite e sal, colocando o recipiente com eles dentro da geladeira para descansar, por, no máximo, vinte minutos. Depois de passado esse período, pegue uma frigideira e aqueça o óleo. Quando esse já der sinais de que está quente, escorra o leite, colocando o fígado junto com a cebola dentro da frigideira, no óleo já quente, tomando cuidado para manter a carne sempre em movimento, mexendo-a para garantir que ela fique macia ao final do cozimento. Depois disso, de constatar a maciez e cozimento do fígado, já pode servi-lo aos convidados. O papel do leite nesse caso é deixar o fígado com um ar mais agradável, já que ele retira o cheiro ruim da mesma e ainda atribui a ela uma textura mais macia, de maior agrado na hora de mastigar.

Uma dica dada é que as porções de fígado podem ser congeladas no molho de leite para serem usadas quando quiser, e, quando isso acontecer, basta as carnes descongelarem e serem postas para fritar.

O Fígado E A Anemia

Como já dito nesse post, o fígado é um grande aliado do organismo, por conta da sua grande concentração de vitaminas e proteínas, mas, uma coisa que não foi dita é que, além de todos esses atributos, o fígado é um dos maiores aliados de quem possui anemia, que é a deficiência de ferro no sangue. Muitas pessoas que sofrem desse mal, geralmente, recebem uma dieta especial com o intuito de recuperar o ferro que fora perdido no organismo.

A receita acima mostrada é para aquelas pessoas que tem dificuldade em comer fígado, mas, com o tempo, pode começar a aceitar essa carne nas refeições. Os nutricionistas afirmam que a melhor forma de cozinhar fígado é ferventado ou frito em bifes, acompanhado de cebola, já que, assim, ele pode manter seus princípios ativos. Assim, com a receita dada e as dicas, será possível incluir o fígado em sua dieta, mesmo que, num primeiro momento, ele não apareça suculento aos seus olhos. Acredite no potencial saudável que ele proporciona.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *