Todos nós sabemos que a mulher tem diversos problemas relacionados à menstruação: desde o sangramento até as dores das cólicas menstruais, que, em algumas mulheres, pode ser bastante forte. Felizmente, a medicina evoluiu a tal ponto que já disponibilizou no mercado diversos tipos de tratamento para amenizar esses sintomas.
No entanto, sabemos bem que alguns medicamentos podem fazer mais mal do que bem, por conta da composição química do mesmo, que pode ser um grande problema para as mulheres que possuem algum tipo de alergia.
Quando isso acontece, muitas pessoas decidem recorrer a métodos naturais para o alívio da dor, que se resume desde em ingerir chás caseiros, a até realizar ações que visam o alívio dos sintomas, como compressão com água quente na região da barriga, entre vários outros métodos.
Nesse artigo de hoje, irá se tratado um pouco sobre a hortelã, uma planta terapêutica que é facilmente encontrada e pode ser a chave para amenizar a dor da cólica menstrual, além de outros benefícios que essa planta pode trazer. Confira a seguir:
O Hortelã
A hortelã também é bastante conhecida como menta, sendo que ela é uma planta do tipo herbácea vivazes, no qual muitas espécies são compreendidas nessa denominação. Várias dessas espécies são cultivadas com o intuito de serem utilizadas, realmente, como hortaliças terapêuticas que, como foi falado no início do artigo, possuí diversos empregos medicinais. Além disso, podem ser utilizadas como decoração para ambientes, já que a planta possui um aroma característico que pode ser usado como odorizante natural.
Falando em suas propriedades medicinais, a hortelã pode ser utilizada como digestivo, expectorante, estomáquica e antisséptica. Curiosamente, o nome “hortelã” só é falado assim para designar a planta nos países lusófonos, ou seja, que compartilham da língua portuguesa (como Brasil, Angola, Portugal, etc.) embora o termo “menta” também seja bastante utilizado.
A hortelã é utilizada há milhares de anos, sobretudo, por pessoas especializadas em curandeirismo, no qual aprendiam diversas técnicas medicinais com o emprego de tais hortaliças. Tal uso não era comprovado cientificamente, ou seja, não havia qualquer tipo de garantia que a hortelã, de fato, poderia ter qualquer propriedade terapêutica. No entanto, um estudo que foi realizado em uma universidade de Londres mostrou que a hortelã possui, sim, várias propriedades analgésicas que atuam no combate da dor. Por isso que, no mercado, são muitas as opções de remédios à base de hortelã, assim como os de via oral quando os de aplicação: por exemplo, cremes e sprays para machucados que são feitos tendo como base a hortelã. No planeta, os povos que mais conhece os benefícios proporcionados pelo Chá de Menta são os do Oriente Médio, que conhecem, como ninguém, as propriedades terapêuticas, já que, tradicionalmente, depois do almoço, tais povos costumam beber um pouco de chá.
Os benefícios do hortelã, em forma de chá, são inúmeros, começando pela possibilidade de ajudar na hora da digestão ( ou seja, o costume do Oriente Médio é bastante pertinente, visto que, depois das refeições, eles ingerem uma xícara do líquido); ajuda àquela pessoa que tem problemas com gases ou prisão de ventre; pode auxiliar no tratamento de resfriados, já que suas propriedades terapêuticas pode ser imprescindível para o tratamento de um nariz congestionado; como já dito, auxilia bastante na amenização de dores espalhadas pelo corpo; ajuda o corpo a se controlar para evitar aqueles enjoos e náuseas que aparecem no meio do dia; ajuda a evitar espasmos no intestino; ajuda, também, o indivíduo a manter uma boa higiene bucal, deixa forte o sistema imunológico, dentre muitas outras qualidades.
Além disso, o chá de hortelã pode ser um grande aliado das mulheres, visto que o seu chá é bastante recomendado pelo hortelã ter a possibilidade acabar ou amenizar a cólica, por conta de suas propriedades medicinais. É claro que, nas farmácias, a procura por medicamentos para esse fim é bastante fáceis, porém, por mais que haja tecnologia disponível para tal, é recomendado que seja utilizada as hortelãs em seu estado natural, por ser considerado mais saudável.
Aproveitando o espaço que esse post nos deu para discutir esse assunto, algumas mulheres têm dificuldade em identificar se está sofrendo uma cólica menstrual ou outra doença qualquer. No caso da cólica, é preciso observar essas características: náusea, vômito, dor de cabeça; dores fortes que se concentram na bacia e na região do abdômen; podendo chegar algumas meninas, inclusive, sofrerem hemorragias de grau forte. Por isso, o acompanhamento dessas pessoas deve ser feito com a maior urgência possível.
Como preparar o Chá De Hortelã?
O chá de hortelã não precisa de muito para ser feito: basta seguir alguns passos para que a bebida seja feita rapidamente e, assim, vocês possam usufruir dos benefícios que o chá pode oferecer. Primeiramente, vá até algum mercado ou feira e procure por folhas de hortelã. Você deve dar preferencia às folhas que tenham uma aparência mais fresca, pois, quanto mais uma hortelã tem cara “mais passada”, mais velha ela é e, com isso, pode ser ruim para absorver os seus nutrientes. Depois de arrumada as folhas, pegue água e, em seguida, açúcar ou mel, com a intenção de adoçar a mistura. Que fique claro que a inclusão dos componentes doces fica totalmente ao seu critério.
Depois de juntar todos esses ingredientes, em um copo, rasque algumas folhas de hortelã que você colheu. Depois disso, coloque a água para ferver em uma chaleira ou leiteira, e, assim que ela começar a ferver, coloca um pouco da água no copo com as folhas já dentro. Depois de encher o copo com água quente e as folhas de hortelã, deixe a mistura repousar por, pelo menos, três minutos. Passado esse tempo, você, se quiser, já pode tomar o chá. Algumas pessoas, no entanto, preferem retirar tais folhas, utilizando um filtro ou uma colher. Mas a decisão final é a sua. Depois de preparar a bebida, acrescente, se essa fora sua escolha, mel ou açúcar para deixar o chá de hortelã mais palatável. Uma dica é que pode ser incluída no chá algumas gostas de laranja ou limão.