Todos nós gostamos de fazer aquele lanche no meio da tarde, um cafezinho que é feito na hora acompanhado de um pedaço de bolo, cai bem a qualquer hora, podendo ser comido no café da manhã até no jantar.
O bolo
O bolo é um tipo de comida a base de farinha de trigo, margarina ou manteiga, normalmente ele é doce, mas existem suas variações, e quase sempre assado no forno, porém algumas receitas atuais já são feitas no aparelho de micro-ondas. O bolo é mais comumente apreciado em celebrações como um casamento ou aniversario, mas pode ser feito e comido a qualquer hora, mas se você imagina que o bolo é um tipo de receita recente, está muito enganado, algumas fontes datam o bolo no Antigo Egito, não desta forma que são feitos hoje, mas a mistura era muito similar, este tipo de receita que temos hoje, é uma aperfeiçoamento feito pelos gregos e romanos.
Quando se pensa em bolo, logo se pensa nos tipos mais comuns, como o de laranja, maracujá, formigueiro, mas existe um tipo de bolo que chegou para encantar os amantes de pão de queijo. Isso mesmo, criaram um bolo onde se mistura a textura e o preparo dos bolos, com o sabor do tão apreciado pão de queijo.
O Brasileiríssimo Pão de Queijo
Para quem não sabe, o pão de queijo é uma receita originalmente brasileira, os historiadores revelam que ele foi criado durante o século 18, ainda durante o regime de escravidão dos negros. Contam que a receita foi criada no inteiror dos estado de Minas Gerais e Goias, mas não se sabe precisar em qual dos dois realmente nasceu, mesmo assim, as pessoas dizem que o pão de queijo é mineiro. A receita é bem simples, é uma mistura de povilho ou goma (doce ou azedo), ovos, leite, gordura (manteiga, margarina ou banha de porco) e queijo. Na época em que foi criada era um biscoito de goma, feito basicamente com restos de queijo, qualquer tipo de queijo era bem vindo, mussarela, parmesão, queijo tipo minas, o queijo que sobrava era misturado a massa.
Acredita-se que a receita foi criada com polvilho e/ou goma, porque a farinha de trigo era muito cara na época, e como a mandioca é um alimento barato e muito difundido pelo interior do brasil, as cozinheiras das “casas grandes” foram trocando a farinha pela massa de mandioca. Desde a década de 50 do século passado, o pão de queijo se tornou mundialmente famoso e sendo apreciado em quase todos os lares do país.
Se ficou com desejo de o pão de queijo segue abaixo uma receita simples da mesma:
Ingredientes
- 1 kg de polvilho azedo ou doce (fica a sua escolha)
- ½ kg de queijo tipo Minas curado (se preferir pode usar queijo tipo parmesão)
- 5 ovos
- ½ litro de leite
- 2 colheres de manteiga
- Sal a gosto
Modo de Preparo
Comece o preparo do pão de queijo, peneirando o polvilho. Em seguida misture em uma panela o leite, a manteiga ( ou o que tiver escolhido) e o sal. Deixe a manteiga derreter, quando isso acontecer, jogue a mistura de leite e manteiga sobre o polvilho, mexa bem devagar, pois você estará escaldando o polvilho. Depois que escaldar o polvilho, deixe a massa reservada para que esfrie, em seguida adicione os ovos, um de cada vez e misturando sempre, até que a massa fique homogênea, macia e uniforme.
Quando chegar neste estagio acrescente o queijo escolhido, a partir de agora siga o instinto e veja se a massa necessita de mais leite ou polvilho. Faça as bolinhas do tamanho que quiser, coloque em uma forma untada, o forno deve estar em temperatura média, previamente aquecido, normalmente 20 minutos são suficientes para que o pão de queijo esteja pronto.
Conheça o Bolo de Pão de Queijo
Agora que você já viu como se faz o pão de queijo, o que acha de conhecer o bolo pão de queijo? Não conhece? Não há muita diferença no modo de preparo de um pão de queijo normal, alguns culinaristas afirmam que o bolo de pão de queijo, não passa de um grande pão de queijo em formato de bolo. Se você está se perguntando quem criou este bolo, reza-se uma lenda que quem inventou foi alguém com preguiça de fazer as bolinhas, jogou tudo na forma e deu certo.
Este bolo demora um pouco mais a assar, necessita que a forma esteja bem untada, dê preferência para as formas de bolo que possuem aquele furo no meio. Uma grande diferença é que este bolo salgado pode receber vários tipos de recheio, podendo ser de linguiça, frango, tomate, presunto, queijo e tudo o que você gostar, ou seja, o recheio fica a critério.
Ingredientes
- 3 ovos
- ½ xícara de chá de óleo
- ½ xícara de chá de leite
- 1 xícara de chá de queijo ralado (o tipo de queijo fica a seu critério)
- 250 gramas de polvilho seco
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes no liquidificador, exceto o polvilho e o fermento. Reserve o polvilho e fermento em pó em uma vasilha, quando terminar de bater a mistura do liquidificador, coloque-a na vasilha com o polvilho e o fermento, depois de bem misturada, unte uma forma, enfarinhe-a e coloque a massa do bolo nesta forma e leve para o forno previamente aquecido em temperatura média por 30 a 40 minutos.
Se quiser inovar o bolo, coloque na massa, durante a mistura, pedaços de queijo do tipo que quiser, pode colocar pedaços de bacon, linguiça, além de colocar dentro, você pode colocar em cima do bolo, fica linda a decoração.
Se quiser outra receita do bolo pão de queijo, veja esta:
Ingredientes:
- 1 pacote de massa de pão de queijo (aqueles quase pronto que tem no supermercado)
- 2 ovos
- 2/3 de xícara de leite
- 2 colheres de requeijão
- Queijo ralado a gosto
Modo de preparo
Misture o leite, os ovos, o requeijão no liquidificador, coloque a massa de pão de queijo pronta em uma vasilha, agora misture com a massa do liquidificador, unte a forma e leve para o forno devidamente pré-aquecido, não se esqueça de jogar o requeijão no fundo da forma, para que ele fica na parte de cima do bolo.
Vale ressaltar, que para a massa do bolo ir para a forma é importante que ela esteja mais mole que a massa normal do pão de queijo, se sua massa ficar um pouco mais encorpada, adicione aos poucos leite, para que ela fique da forma desejada. Não se espante se o bolo murchar, isto é normal.
Outra dica que pode garantir o sucesso do seu bolo é sobre como deve ficar o bolo, se você gosta dele mais chicletoso use o polvilho doce. Porém se gosta dele oco por dentro e durinho por fora use o azedo. Se quiser um misto, coloque metade do polvilho doce e a outra metade de polvilho azedo, isso garante que ele fique molinho por dentro e crocante por fora.
Agora que já sabe como fazer, basta se deliciar com este bolo e aproveitá-lo da melhor forma possível.