O churrasco é uma das coisas mais tradicionais do Brasil. Isso porque, qualquer coisa boa que possa acontecer, é sinal para se fazer um churrasco, ou, mais intimamente, um “churras”. Quem não foi assistir a um jogo do Brasil nessa Copa do Mundo e não foi até a casa de um amigo ou parente participar de um churrasco? Pois bem. Praticamente QUALQUER coisa é motivo para se fazer um bom churras.
E, como todo bom brasileiro que se preze, existem coisas que não se podem faltar em um churrasco. A carne de vaca é uma delas, sendo que é uma das estrelas de um bom churras. A linguiça também não fica de fora, sendo uma das carnes preferidas das pessoas. A asinha e a coxinha de frango completam o hall de carnes preferidas dos brasileiros em um churrasco. Logicamente que a cerveja gelada também não pode faltar.
O churrasco é uma das confraternizações mais pedidas pelas pessoas aqui no Brasil justamente pela facilidade em se organizar: dá para fazer esse encontro em qualquer lugar, sendo que, juntando um pessoal animado e música boa, a festa está armada.
Apesar das estrelas centrais de um churrasco serem as carnes, outros itens também fazem bastante sucesso, como o vinagrete, e a batata, que está presente na maionese ou em sua forma natural. Mas, sabemos o quanto é desgastante cozinhar batatas para o churrasco, frente outras diversas coisas que devem ser preparadas para a festa. E se eu te contasse que é possível que se deixe as batatas já cozidas muito antes do evento rolar, e conservá-las? Seria uma mão na roda, não é mesmo? Se você quer saber mais sobre como fazer isso, preste atenção no post a seguir.
A Batata em Conserva
A Batata é um dos alimentos mais importantes da cadeia alimentar do ser humano. Isso porque, com ela, é possível fazer diversos tipos de pratos, sem contar que ela própria é uma grande fonte de energia para o organismo, por ser um alimento rico em carboidratos. A batata doce, por exemplo, é uma ótima companhia para quem faz academia e deseja maximizar seus ganhos, já que não possui uma carga de carboidratos muito alta, mas ajuda a dar energia ao corpo.
O purê de batata também é uma receita muito querida pelas pessoas, já que é um acompanhamento que faz sucesso com um bom bife acebolado, arroz e feijão. Não tem como dar errado um prato saboroso deste.
A origem da batata remonta à América do Sul, mais precisamente, na região da Cordilheira dos Andes, ao redor do Lago Titicaca, sendo que, a sua presença em grande parte do planeta só se fez possível por conta dos europeus que aqui chegaram levaram diversas mudas para a Europa, espalhando-se, a partir daí, para o resto do mundo.
Hoje, um dos principais alimentos que é feito utilizando a batata é a batata frita, um petisco que é adorado em escala mundial. Não é à toa que é um dos aperitivos mais pedidos em redes de fast food, como o Mcdonalds.
Por mais que tenha passado por anos e anos de evolução, a batata, assim como outras plantas, não está totalmente imune a bactérias e outras pragas que acometem às plantações; sendo os fungos os maiores inimigos desse tipo de plantação. Lembrando que a mandioca, a batata salsa e a batata doce, que já tinha sido citada anteriormente, são parentes próximas da batata, pois são tubérculos, que se desenvolvem como verdadeiras raízes no solo.
E, por falar em se desenvolver, é necessário tomar cuidado ao cozinhar as batatas. Se você notar que a batata está começando a brotar, isso é, o desenvolvimento de broto no corpo da batata, é sinal que você não deve consumir o tubérculo, pois ele pode estar com substâncias tóxicas em seu interior que podem fazer com que o seu organismo não reaja bem.
Para fazer as batatas em conserva e deixar o seu churrasco ainda mais atraente, é necessário que você tenha os seguintes ingredientes:
- Meio quilo de batata do tipo bolinha;
- Uma folha de louro (aquela que você utiliza na feijoada);
- Duas colheres de sopa de sal;
- Meia colher de chá de pimenta calabresa;
- Um dente de alho;
- Duas colheres de sopa de salsinha;
- Duas colheres de sopa de azeite;
- Uma xícara de chá de vinagre de vinho branco.
Depois que você juntar todos os ingredientes, proceda da seguinte maneira:
Pegue as batatas e fure-as, sendo importante que elas estejam já lavadas. Depois disso, coloque-as em uma panela com água, adicionando uma colher de sal na água assim que ela começar a ficar fervente. Depois disso, deixe as batatas cozinharem nessa água por aproximadamente doze minutos. Depois de as batatas terem passado por esse processo de cozimento, faça diminuir a temperatura delas lavando-as em água corrente da torneira, colocando-as, em seguida, em um pote de vidro que esteja limpo.
Depois disso, é hora de colocar o restante dos ingredientes dentro do pote de vidro, juntamente com as batatas, para iniciar o processo de conserva. Assim que colocar o restante dos ingredientes, feche a tampa de vidro e, com cuidado, “chacoalhe” o recipiente para que os ingredientes se misturem entre si e, também, possam se misturar entre a batata. Pronto! A sua conserva está pronta para brilhar no churrasco de família. Uma dica é que é importante manter o pote de vidro com a conserva em um local arejado e sem contato direto com a luz.
É válido destacar também que, apesar de ser um produto em conserva, o máximo que se deve deixar dentro do pote na geladeira são 20 dias. Caso você não goste da casca na batata, é só descascá-la. Os ingredientes que foram listados nesse post são somente uma sugestão, estando aberto a você a possibilidade de colocar seus próprios temperos na sua conserva.
Se você tem um churrasco no fim de semana, por exemplo, experimente fazer a conserva na segunda feira que precede o evento. A conserva irá ficar ainda mais saborosa e suculenta.