Vantagens e Desvantagens
O chiclete é um doce que se tornou popular e hoje em dia é consumido por crianças e adultos ao redor do mundo.
A procura por chicletes aumentou tanto que os fabricantes estão lançando cada vez mais variedades do doce, como chiclete sem açúcar e até versão que promete clarear o dente.
Enquanto os adultos são mais exigentes quanto ao sabor refrescante e propriedades do chiclete tais como praticidade para levar na bolsa, a garotada continua preferindo as versões coloridas e cheia de figurinhas.
Justamente pelo algo consumo dos chicletes que as pessoas começaram a falar de várias características do produto, que hoje em dia muita gente não sabe mais se é verdade ou mentira.
Vantagens do Chiclete
O chiclete pode colaborar com a higiene bucal pois enquanto a pessoa mastiga o chiclete ela provoca um movimento entre o chiclete e os dentes que causa uma limpeza superficial dos dentes, dando uma forcinha para a higiene bucal em situações em que escovar os dentes pode ser meio difícil, como depois de um lanche no parque de diversões.
Outra vantagem do chiclete é que devido a essa mesma limpeza superficial que rola nos dentes, até o hálito melhora pois há uma renovação das células da boca. Mesmo assim o efeito é momentâneo e obviamente não substitui a escovação para manter a saúde bucal e o hálito fresco.
O chiclete pode ser usado inclusive para auxiliar tratamentos de fisioterapia, quando ele é indicado para pacientes com inflamação dos músculos do rosto ou que possuem trismo muscular (abertura limitada da boca). Como a mastigação é um exercício, ajuda a fortalecer e até recuperar o movimento da mandíbula.
Pessoas que ficam ansiosas antes de realizar provas ou concursos podem se beneficiar do chiclete, já que ele pode ajudar a controlar a ansiedade.
O contrário também ocorre: pessoas que ficam sonolentas durante alguma aulas teóricas e sem interação podem apelar para um chicletinho, já que o movimento da mastigação deixa o cérebro alerta.
Desvantagens
Para quem tem mau hálito e possui problemas como periodontite, o chiclete é realmente uma praga. Isso porque ele mascara o mau hálito e pode até agravar o problema.
Quem possui gastrite deve evitar o chiclete, pois ele engana o cérebro (que acha que a pessoa está comendo) e por isso o corpo produz mais suco gástrico, tornando a região mais ácida e portanto favorecendo a dor de estomago.
Além disso, apesar das versões atuais possuírem pouco açúcar, alguns chicletes possuem corantes e vários tipos de substancias que se ficarem em contato prolongado com a boca podem ocasionar problemas bucais e até auxiliar na formação da placa bacteriana.
Alguns chicletes possuem componentes em sua formulação que podem alterar o pH da boca, tornando-a ácida.
Neto