História do Chocolate

O segredo saboroso da árvore do cacau foi descoberto há 2.000 anos nas florestas tropicais das Américas. A casca da árvore contém as sementes que podem ser transformadas em chocolate. A história de como o chocolate passou de uma bebida em um local da América Central engloba um doce que pertence a muitas culturas e todos os continentes. O primeiro povo conhecido por ter feito de chocolate foram as antigas culturas do México e da América Central. Estas pessoas, incluindo os maias e astecas, misturavam sementes moídas de cacau com temperos diferentes para fazer uma bebida espumante. Mais tarde, os conquistadores espanhóis levaram as sementes de volta à Espanha, onde foram criadas novas receitas. Eventualmente espalharam a bebida, que ganhou popularidade em toda a Europa. Desde então, novas tecnologias e inovações mudaram a textura e o sabor do chocolate, mas este continua a ser um dos sabores mais preferidos e idolatrados do mundo.

Brasil

A Bebida, Antes da Sobremesa

Nós tendemos a pensar no chocolate como um doce criado durante os tempos modernos. Mas na verdade, o chocolate remonta aos povos antigos de Mesoamérica que bebiam o chocolate como uma bebida amarga. Para essas pessoas, o chocolate não era apenas um dos alimentos favoritos, mas também desempenhou um papel importante nas suas vidas religiosas e sociais.

O primeiro povo notadamente conhecido por ter descoberto o segredo do cacau foram os Maias, entre 250 e 900 dC.  Os maias e seus ancestrais na Mesoamérica levaram a árvore da floresta tropical, e a plantaram em suas terras, onde eles colhiam, fermentavam e torravam as sementes. Quando misturada com água, pimenta, milho, e outros ingredientes, esta mistura fica como um espumante, a bebida de chocolate picante.

Origem

Os Astecas Aprovaram Cacau

Por volta de 1400, o império asteca dominavam um segmento importante da Mesoamérica. Os astecas negociavam com os Maias e outros povos e por muitas vezes se fazia necessário que os cidadãos e os povos conquistados pagarem seu tributo em sementes de cacau, uma forma de dinheiro para os astecas. Como os Maias e outros povos anteriores, os astecas também consumiam a bebida feita de chocolate amargo temperado com especiarias e açúcar. Muitas pessoas na sociedade Maia do Período Clássico bebiam chocolate, pelo menos de vez em quando, embora tenha sido uma bebida especialmente desenvolvida para a realeza.

História do Chocolate

Poção Sagrada

Mas na sociedade Asteca, principalmente os governantes, os sacerdotes, soldados condecorados e comerciantes honrados também se faziam jus para beber a poção sagrada. O Chocolate também desempenhou um papel especial também nos eventos religiosos, tanto da cultura dos maias como também na vida dos astecas. Os sacerdotes apresentavam sementes de cacau achocolatadas como oferendas aos deuses e serviam-nas durante as cerimônias sagradas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *