Pipoca Doce

A pipoca é um alimento muito consumido no Brasil, sendo muito famoso por ser o alimento favorito das pessoas que vão ao cinema ou até mesmo quando assistem a um filme em casa.
A pipoca é feita por um milho especial, que contém uma umidade interna, uma significativa quantidade de água, que quando é aquecida se transforma em vapor, assim a casca externa estoura com a força da pressão e a parte interna se transforma e fica maior que o grão original, consistente de uma massa de amidos.
A palavra pipoca é de origem tupi é significa couro que estoura. Pi significa couro e poca significa estourar.

Pipoca

Surgimento da Pipoca

Muitas são as histórias de como a pipoca surgiu. Acredita-se que tenha surgido há muito tempo no Antigo Egito, na civilização Inca, mas os indícios mais concretos fazem acreditar que tenha surgido há mais de mil anos na América. O alimento foi descrito como um alimento salgado feito de milho pelos europeus que chegaram ao continente americana. A pipoca, segundo eles, era usada como enfeite de cabelo pelos índios. Mas, um fato interessante é que inicialmente os índios faziam pipoca com as espigas inteiras de milho, aquecendo-o sobre o fogo e depois passaram a colocar os grãos de milho em panelas com areia quente com o intuito de fazer os grãos estourarem.

Tipos de Pipoca

As espigas dos milhos para a produção de pipoca são menores em relação aos milhos normais e os grãos possuem vários formatos e podem apresentar diferentes cores.
O tipo de pipoca mais comum é a pipoca salgada, muito consumida nos cinemas, que estouramos com óleo em panelas próprias para a preparação das mesmas. Ainda temos as pipocas de microondas, também salgadas. Porém há um outro tipo de pipoca, a pipoca doce. Encontrada nas festas juninas, quermesses de igreja, festas da cidade, é um doce bastante popular também nas festas infantis e faz grande sucesso entre as crianças.

Doce

Receitas

Há muitos pipoqueiros que disponibilizam dessa pipoca, porém existem muitas receitas para a preparação da pipoca doce. E há quem pense que seja difícil o preparo. Porém, é mais fácil do que se pensa. É possível fazê-la em casa mesmo. Muitas são as maneiras de preparo. Algumas trazem chocolate como cobertura, algumas trazem pipoca com canela, com marshmallow e algumas seguem a preparação tradicional, apenas com o acréscimo de açúcar juntamente com a pipoca a ser estourada.
Existem inúmeras formas de se criar e preparar essa delícia que faz sucesso nas festas infantis e uma boa pedida para agradar as crianças.
Além de ser uma delícia, a pipoca tanto doce quanto a salgada contém muita proteína, carboidratos, cálcio e ferro, muito importantes para a nutrição.

Fazer

Por: Renata R.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *